1 / 13

Prof.º Celso Mesquita

Prof.º Celso Mesquita. Disciplina Auditoria I. 26 /02/2014. Agenda. Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho e Parecer Controles Internos. Controles Internos. CONCEITO

verdad
Download Presentation

Prof.º Celso Mesquita

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I 26/02/2014

  2. Agenda Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho e Parecer Controles Internos

  3. Controles Internos CONCEITO “O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e adesão à política traçada pela administração.”

  4. Controles Internos Faturamento; Contabilidade; Recursos Humanos; Estoques, etc); Gerando informações, na qual a inteligência e a criatividade são os limites para a análise; Conseqüentemente, a área passa de operacional para uma área de inteligência dentro das organizações, ou seja, atua também como uma consultoria interna.

  5. Plano de Organização Compreende o modo pelo qual a empresa organiza o seu sistema de sistema de controles internos. É a divisão adequada e balanceada dos esforços e a forma que sejam estabelecidas as relações de autoridade e responsabilidade entre os vários níveis. Controles Internos

  6. Controles Internos Métodos e Medidas Estabelece os meios, as medidas e os caminhos para comparar e julgar a eficiência dos controles internos.

  7. O que se espera Proteção do Patrimônio Forma pela qual são salvaguardados e definidos os bens e direitos da empresa. Definição e estabelecimento de independência de funções (custódia, controle e contabilização) conjugada a um sistema de autorizações. Controles Internos

  8. O que se espera Exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, que estes correspondam e adequada precisão e observância aos elementos dispostos na contabilidade. Controles Internos

  9. Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO As normas de auditoria no tocante ao trabalho de campo estabelecem que o auditor deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada afim de determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.

  10. Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO Passos: 1. levantar o sistema de controle interno; 2.Verificar se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática; 3.Avaliar a possibilidade do sistema revelar erros e irregularidades; 4.Determinar tipo, data e volume dos testes de auditoria.

  11. Controles Internos AUDITORIA e CONTROLE INTERNO Pontos Controle: O sistema de controle interno funciona como se fosse um “filtro” para deter erros e/ou irregularidades; A qualidade do sistema de controle interno é que vai determinar o volume de teste que o auditor vai aplicar; Quanto mais forte for o sistema de controle interno menor o volume de testes. Quanto mais fraco for o sistema de controle interno maior o volume de testes.

  12. Controles Internos Avaliação

  13. Obrigado pela atenção. • Dúvidas?

More Related