80 likes | 299 Views
Atividades realizadas pelo LEM Laboratório de Ensino de Matemática IMECC-UNICAMP. Primeira Atividade: 1996 INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Curso de 32 horas destinados a Professores do Ensino Fundamental e Médio.
E N D
Atividades realizadas peloLEM Laboratório de Ensino de MatemáticaIMECC-UNICAMP
Primeira Atividade: 1996INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICACurso de 32 horas destinados a Professores do Ensino Fundamental e Médio
Cursos deste tipo com atividades em Matemática utilizando Programas Computacionais diversificados e com público alvo sendo professores desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio aconteceram mais vezes inclusive nos verões seguintes. Durante esse período o LEM adquiriu e continuou trabalhando com os programas computacionais do Projeto “Ensino On-Line” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O LEM adquiriu também um conjunto de Programas Computacionais com conteúdos destinados às séries iniciais do Ensino Fundamental.
CALCULADORASO LEM começou a trabalhar com calculadoras (do feirante) em 1996 quando participou do Projeto de Educação Continuada: “Inovações no Ensino da Matemática”.Em 1998, com a colaboração da Texas Instruments começou-se a trabalhar com calculadoras científicas e gráficas – TI 92 Plus e TI 83 Plus.
Cursos de Especialização oferecidos pelo LEM: “Especialização para Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio” e “Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental” Nestes cursos estão sendo desenvolvidas atividades com o uso de Novas Tecnologias.
O LEM tem oferecido cursos de extensão, muitos deles contemplando a informática no ensino da matemática. Fazem parte destes, mini-cursos explorando o Cabri-Géomètre, ou o Mat-Lab, ou o Logo, o Mathematica, o The Geometer`s Scketchpad, MPP, entre outros.
No ano de 2001 o LEM desenvolveu o projeto Pró-Ciências “A Matemática do Ensino Médio por meio de Atividades Interdisciplinares”, sob a Coordenação da Profa. Dra. Otília T. W. Paques. Nesta oportunidade foram utilizadas novas tecnologias como: MPP, Excel, Cabri-Géomètre, Calculadoras, CBR.
Atualmente o LEM desenvolve exploração e análise de programas computacionais de domínio público. O LEM está se inserindo no trabalho com Educação a Distância (Teleduc).