130 likes | 314 Views
Espaço Industrial Europeu. Espaço Industrial Europeu. Para entendermos o mundo atual, é fundamental estudar o berço da civilização mundial: a Europa. A Europa é marcada por inúmeras penínsulas, dentre elas, destacamos: Balcânica, Itálica, Ibérica, Jutlândia, e Escandinava.
E N D
Espaço Industrial Europeu Para entendermos o mundo atual, é fundamental estudar o berço da civilização mundial: a Europa. A Europa é marcada por inúmeras penínsulas, dentre elas, destacamos: Balcânica, Itálica, Ibérica, Jutlândia, e Escandinava.
Espaço Industrial Europeu O relevo é dividido em 3 partes: • Maciços Antigos (ao norte); • Planícies Centrais; • Dobramentos modernos. O estudo do relevo remete à abordagem econômica dos recursos naturais. Em geral, o continente é pobre em recursos naturais. Relevo Cenozóico.
Espaço Industrial Europeu O relevo litorâneo é bastante recortado, favorecendo a instalação de portos e o desenvolvimento de atividades pesqueiras e transporte marítimos. Um exemplo é o porto de Roterdã, na Holanda.
Espaço Industrial Europeu Principais rios: • Reno: nasce na Suíça, drena a França, Alemanha e Holanda. Quando recebe o Ruhr, banha a área mais industrializada do continente. • Danúbio: nasce na Alemanha, drena vários países do leste europeu; deságua no Mar Negro. • Volga: nasce na Rússia e deságua no Mar Cáspio. É o maior rio europeu com 3.701 Km.
Espaço Industrial Europeu Área Britânica
Espaço Industrial Europeu A Inglaterra foi o berço da Revolução Industrial. O Reino Unido é formado por: Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte. Após a II GM, entrou em decadência, pois perdeu sua área de influência conquistada pelos EUA, e pela falta de carvão e outros recursos minerais.
Espaço Industrial Europeu Atualmente, o país enfrenta um quadro recessivo e a decadência industrial nos setores tradicionais, havendo, no entanto, crescimento em alguns setores, como o alimentício, petroquímico e do mercado financeiro. Bacia Londrina e Sudeste: destaque para a têxtil, química, mecânica e siderúrgica; Noroeste: concentra ¾ das indústrias, sobretudo nos ramos da indústria pesada
Espaço Industrial Europeu Itália
Espaço Industrial Europeu Parte norte (planície do rio Pó) mais rica e desenvolvida do que o sul. As principais cidades são: Milão, Gênova e Turim. Milão é o centro mais importante da Itália. O sul do país é conhecido como Mezzogiorno (meio-dia), numa referência ao clima ensolarado dessa região.