150 likes | 284 Views
A VOZ DAS AVÓS NO FLUIR DAS ÁGUAS X ENCONTRO DO CONSELHO INTERNACIONAL DAS 13 AVÓS NATIVAS. OBJETIVOS DO ENCONTRO.
E N D
A VOZ DAS AVÓSNO FLUIR DAS ÁGUASX ENCONTRO DO CONSELHO INTERNACIONAL DAS 13 AVÓS NATIVAS
Promover o diálogo intercultural e inter-geracional; apoiar a valorização dos conhecimentos tradicionais e o fortalecimento da paz planetária; incentivar iniciativas de expressão artística e cultural que desenvolvam o diálogo inter-geracional como proposta de base.
Registrar os conteúdos das mesas de diálogo, das conversas significativas, das mensagens e legado das avós, visando garantir a disseminação desses conhecimentos como um resultado para além do evento, que possa ser utilizado e divulgado em outras esferas, tais como escolas, redes sociais, grupos de jovens, sociedade civil organizada, poder público.
Dar visibilidade às formas ancestrais de oração, cura e preservação da natureza, visando, a partir destes saberes, contribuir com a sociedade brasileira para refletir sobre estratégias de resolução das questões atuais de sobrevivência
Reconhecer os saberes que são as raízes de nossa sociedade, promovendo a escuta da voz das mulheres anciãs das comunidades tradicionais, como as representantes do cuidado com a vida e as guardiãs do conhecimento tradicional dos povos
Reunir anciãs reconhecidamente vinculadas às práticas tradicionais e promover uma reflexão sobre seu papel na sociedade e como seus saberes tradicionais podem contribuir para as soluções emergenciais globais e locais. A proposta é que estas reuniões aconteçam com grupos já mobilizados em torno da expressão do feminino tradicional, como grupos e associações de parteiras, rezadeiras, erveiras, educadoras, extrativistas, indígenas, afrodescendentes, ribeirinhas.
A proposta é que o Encontro propicie reflexões que possam servir como fontes de inspiração para ações e políticas direcionadas à conservação do meio ambiente e especificamente da Água.
DESDOBRAMENTOS PREVISTOS A PARTIR DO ENCONTRO • Relatórios das rodas de conversa sistematizados e disponibilizados via web; • Registro audiovisual do encontro disponibilizado via web; • Registro audiovisual de mensagens das avós para a nação brasileira disponibilizado via web; • Revista virtual contendo o registro dos diálogos do encontro e depoimentos das avós brasileiras sobre a relação entre os temas debatidos e as questões vividas em suas comunidades; • Vídeo documentário, com histórias de vida das avós, experiências das comunidades sobre boas práticas e temáticas ambientais, depoimentos e cobertura do evento; • Elaboração da Carta do Encontro “Moção Global Pela Água”
ALGUMAS QUESTÕES A SEREM DEBATIDAS AO LONGO DO ENCONTRO • Fortalecimento de Círculos de Mulheres -Que passos podemos dar para que nossas vozes sejam ouvidas pelo Poder Público? Que ações individuais ou coletivas podemos realizar para influir nos temas globais? • Perspectivas Coletivas e Globais para a Captação de Recursos -Como construir um modelo baseado no compartilhamento e não na competição por fundos de financiamento? • Negócios Sustentáveis Orientados pelos Princípios das Tradições -Como fortalecer o papel dos Conselhos de Anciãos no gerenciamento da expansão dos produtos tradicionais no mercado mundial? • Aliança de Povos Tradicionais a Benefício do Bem Viver Coletivo -Como unir os povos, transcendendo as diferenças de suas tradições, na construção de uma convivência de cooperação e paz?
O Conselho Internacional das Treze Avós Nativas é uma iniciativa que reúne alguns aspectos relevantes para o momento histórico mundial. Ele é uma semente viva e ativa da cultura da paz, pois reúne expressões de povos das quatro direções do planeta numa aliança espontânea e enraizada em antigas tradições, acenando com uma resposta construtiva e libertadora à crise da sobrevivência humana dos tempos atuais.
Os povos tradicionais são detentores de um grande acervo que a humanidade construiu ao longo de tempos imemoriais. Esses conhecimentos foram construídos e passados de geração a geração e permanecem vivos graças à tradição oral e às práticas ritualísticas, cerimoniais, médicas, comunitárias e ecológicas. Todo este saber tradicional, por muito tempo, tem sido esquecido e ignorado pela sociedade moderna. Porém, estas raízes culturais guardam as respostas e as soluções para muitas das questões atuais relativas à saúde, sustentabilidade, espiritualidade e preservação ambiental.
A possibilidade da perda destes conhecimentos é não só uma ameaça à sobrevivência destes povos, mas também afeta diretamente a humanidade como um todo, já que representa um sepultamento de princípios que fundamentam uma experiência humana sustentável baseada na harmonia com a natureza. Afirmadas sobre suas relações com as medicinas tradicionais e acreditando que a preservação de seus modos ancestrais de rezar e cultivar a paz e a saúde é hoje uma necessidade vital, as avós assumiram um compromisso de peregrinar pelo mundo e plantar uma semente de ação pelo despertar da consciência da paz. Desde a sua constituição, o Conselho vem peregrinando pelo planeta, realizando encontros nos países natais de cada uma das avós.
Foi escolhida a cidade de Brasília para a realização do evento por representar um ponto de convergência étnica, geográfica e política das direções num ponto central do nosso país, a capital. Outro fator significativo é que o Planalto Central destaca-se por sua grande quantidade de nascentes de rios que correm em importantes áreas de preservação ambiental do país, tornando-se um cenário importante para a recepção de eventos internacionais de cunho ambientalista. Pretende-se que o evento seja como uma semente multiplicadora de despertar de consciência. Ele deve atingir as próprias comunidades tradicionais, através de suas representantes, mas também jovens, estudantes, acadêmicos, pessoas que atuam no governo, na administração pública, nas organizações sociais e outros espaços sociais brasileiros, bem como ainda algum público internacional que atenda ao chamado do Conselho.
Realização Internacional: Realização Nacional: Secretaria deCidadania Cultural Center for SacredStudies Apoio: Para maiores informações:Allan Kardec ( Assessoria de Imprensa )allan.do.planalto@gmail.com9976 5219 www.avozdasavos.org