1 / 92

PERÍODOS COMPOSTOS

PERÍODOS COMPOSTOS. ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS. Períodos Compostos:. “Aquele homem estranho entrou na sala, / olhou -nos por alguns instantes, / abriu um livro grosso, / folheou algumas páginas, / fechou o livro com solenidade / e saiu pela porta dos fundos.”

watson
Download Presentation

PERÍODOS COMPOSTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PERÍODOS COMPOSTOS ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS

  2. Períodos Compostos: “Aquele homem estranho entrou na sala, / olhou-nos por alguns instantes, /abriu um livro grosso, / folheou algumas páginas, / fechou o livro com solenidade / esaiu pela porta dos fundos.” Período composto por coordenação: - Sintaticamente, as orações são independentes; - Semanticamente , as orações são interligadas.

  3. “Quando o homem estranho entrou na sala, / disseram/ que ele estava procurando um livro /quehavia perdido.” Período composto por subordinação: - Há uma relação de dependência sintática entre as orações.

  4. ORAÇÕES COORDENADAS Orações coordenadas assindéticas: Entrou na floricultura , comprou umas rosas , saiu em silêncio.

  5. Orações coordenadas sindéticas: Apita o árbitro, abrem-se as cortinas eo espetáculo começa. Ouvocê nos apoia, oupediremos demissão de nossos cargos.

  6. CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS 1- ADITIVAS - estabelece uma adição com a ideia da oração anterior. Conjunções: e , nem , mas também. Não viajei nem estudei para o exame. Caetano Veloso não só canta, mas também compõe muito bem.

  7. 2- ADVERSATIVAS- mas, porém, contudo, entretanto, no entanto. O Brasil tem potencial inesgotável; sua má administração, porém, tem produzido apenas a sociedade mais injusta do planeta. Ela se indignou com o fato, no entanto manteve a calma. Obs: “ Lutamos muito, mas, no entanto, não conseguimos o que queríamos.”

  8. 3- ALTERNATIVAS - exprimem fatos que se alternam ou que se excluem mutuamente. Fale agora, ou cale-se para sempre. Obs: Na língua culta não se aceitam construções como “estarei lá, quer chova ou faça sol” ou “Está alegre, seja dia de trabalho ou de festa”. É necessário manter o paralelismo.

  9. 4- CONCLUSIVAS - expressam uma conclusão lógica que se obtém a partir dos fatos expressos na oração anterior Conjunções: logo, pois (após o verbo), por isso, portanto, de modo que. Ele pediu demissão, portanto estamos sem chefe. Ela estudou muito; conseguiu, pois, passar no vestibular.

  10. 5- EXPLICATIVAS - contém uma justificativa ao que está expresso na outra oração Conjunções: que, porque, pois (antes do verbo). Não fume, pois o cigarro é um veneno. Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.

  11. O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe num breve espaço de beijar. (Drummond)

  12. POEMA DE FINADOS Amanhã que é dia dos mortos Vai ao cemitério. Vai. E procura entre as sepulturas A sepultura de meu pai. Leva três rosas bem bonitas. Ajoelha e reza uma oração.

  13. Não pelo pai, mas pelo filho: O filho tem mais precisão. O que resta de mim na vida É a amargura do que sofri. Pois nada quero, nada espero. E em verdade estou morto ali. (Manuel Bandeira)

  14. (Unesp) A partir da construção do poema de Bandeira: Do ponto de vista sintático, identifique e classifique as orações presentes no período composto compreendido pelos versos 1 e 2 da 2ª estrofe do poema.

  15. De acordo com o poema, responda: a)Considerando as marcas linguísticas de pessoalidade, quem é o sujeito que enuncia no texto? A quem ele se dirige? b)No poema de Manuel Bandeira, o eu lírico sugere ao interlocutor que faça algo num determinado tempo. Indique a palavra que identifica esse tempo em que o interlocutor deve fazer o que pede o eu do poema e uma frase que mostre o que está sendo pedido.

  16. Observe: Os jornais não anunciaram o aumento da gasolina. I- Os jornais não anunciaram que a gasolina vai aumentar. II- Os jornais não anunciaram se a gasolina iria aumentar.

  17. Orações Subordinadas Substantivas • Período simples • Esta situação exige cautela.( substantivo ) Objeto direto • Período composto • Esta situação exige que sejamos cautelosos. Objeto direto com função de oração

  18. Subjetivas • É necessário o estabelecimento de um projeto para o país. • Isso é necessário. (sujeito) • É necessário que se estabeleça um projeto para o país. ( Oração subordinada substantiva subjetiva)

  19. I- Convém que se apurem os fatos. Convém a apuração dos fatos. II- Está provado que soluções mágicas não existem. A não existência de soluções mágicas está provada. III- Sabe-se que tudo pode ser feito de um momento para outro. A feitura de tudo, de um momento para outro, é sabida.

  20. Objetivas Diretas • Sinto a modificação de muitas coisas. • Sinto isso. (objeto direto) • Sinto que se podem modificar muitas coisas. (Oração subordinada substantiva objetiva direta)

  21. Quero saber se ele virá à festa. Mandei que eles entrassem. Mandei-os entrar. (Oração reduzida)

  22. Objetivas Indiretas • Não se esqueça da resolução dos problemas sociais. • Não se esqueça disso. (objeto indireto) • Não se esqueça de que resolveremos os problemas sociais. (Oração subordinada substantiva objetiva indireta)

  23. Nós precisamos de que você colabore. Lembre-se de que deve me auxiliar em algumas tarefas. Lembre-se de auxiliar-me em algumas tarefas.

  24. Completivas Nominais • Eles estão confiantes na vitória. • Eles estão confiantesnisso. (C. nominal) • Eles estão confiantes em que vencerão o campeonato. ( Oração subordinada substantiva completiva nominal )

  25. Tenho certeza de que ainda há esperanças. Tenho a impressão de que estamos andando em círculos. Tenho a impressão de andarmos em círculos.

  26. Predicativas • Nosso medo era sua reação agressiva. • Nosso medo era isso. (Predicativo) • Nosso medo era que você reagisse agressivamente. (Oração subordinada substantiva predicativa)

  27. Minha vontade é que superem as atuais dificuldades. Nosso desejo era que encontrássemos o caminho Nosso desejo era encontrar o caminho.

  28. Apositivas • Faço apenas um pedido: a revisão de sua opinião. • Faço apenas um pedido: isso. (aposto) • Faço apenas um pedido: que você reveja sua opinião. (Oração subordinada substantiva apositiva)

  29. Há um fato ainda inexplicado: que eles sobreviveram a tantas adversidades. Há um fato ainda inexplicado: terem eles sobrevivido a tantas adversidades.

  30. DISCURSO INDIRETO

  31. (Fuvest) Passe para o discurso indireto a frase "Filho, um dia isso tudo será seu".

  32. O pai disse ao filho que, um dia, seria o dono de tudo aquilo. O pai disse que o filho, um dia, seria o dono de tudo aquilo.

  33. Reescreva o termo destacado em oração subordinada: • Os guardas impediam a entrada de estranhos. • As autoridades não permitiram a construção do prédio. • Todos éramos contrários à realização da festa. • Um bom técnico de futebol precisa da colaboração de seus jogadores.

  34. “Apesar da facilidade de acesso às mais diversas fontes de informação, ninguém foi capaz de prever que o Brasil controlaria a inflação mesmo após a liberação do câmbio, que a seleção de Zagallo seria derrotada tão vergonhosamente na Copa de 98 e que o Muro de Berlim acabaria em pó”

  35. Reescreva as duas orações substantivas destacadas, substituindo por substantivos cognatos as formas verbais “controlaria” e “seria derrotada”, fazendo as adaptações necessárias.

  36. “...capaz de prever o controle da inflação pelo Brasil mesmo após a liberação do cambio, a derrota tão vergonhosa da seleção de Zagallo na Copa de 98.”

  37. A terceira oração substantiva (“que o muro de Berlim acabaria em pó”) admite o mesmo tipo de transformação feita com as outras orações?

  38. Períodos Compostos Orações Subordinadas Adjetivas

  39. Orações Adjetivas • Procurávamos um exemplo esclarecedor. (Adjetivo) • Procurávamos um exemplo que esclarecesse. (Oração subordinada adjetiva)

  40. Deve-se investir em soluções definitivas. Deve-se investir em soluções que sejam definitivas. Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas. Funções idênticas = adjuntos adnominais

  41. Explicativa ou Restritiva? Os cidadãos americanos ,que apoiaram a guerra contra o Iraque, ficaram eufóricos com as primeiras notícias sobre o combate. Os cidadãos americanos que apoiaram a guerra contra o Iraque ficaram eufóricos com as primeiras notícias sobre o combate.

  42. Pronomes relativos

  43. QUE, O QUAL Aqui está o livro que lerei nas férias. Aqui estão os amigos de que lhe falei. A empresa a qual produz sofisticados equipamentos eletrônicos será fechada. Os amigos dos quais lhe falei são estes.

  44. CUJO Deve-se votar em candidatos cujo passado seja garantia de comportamento honesto. (passado dos candidatos) É um homem de cujas opiniões só se pode discordar. (opiniões do homem)

  45. QUEM Este poeta, a quem o povo deveria respeitar, é o que melhor traduz a alma brasileira. Meu amigo, a quem considero meu irmão, veio me visitar.

  46. ONDE Você conhece uma cidade brasileira onde se possa viver em paz? (em que) Quero que você conheça a escola onde iniciei meus estudos. (em que)

  47. QUANTO, COMO, QUANDO Trouxe tudoquanto me pediram. Não aceito a forma como ela tratou você na reunião. É o momento quando o céu se torna azul.

More Related