1 / 10

Arte gótica

Arte gótica. Historia Paulo Cruz 9º A. Arte Gótica. O período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos, de 1.100 até 1.500.

wiley
Download Presentation

Arte gótica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Arte gótica Historia Paulo Cruz 9º A

  2. Arte Gótica • O período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos, de 1.100 até 1.500. • O gótico caracterizou-se ,predominantemente, por ser um estilo grandioso de construções religiosas, foi a arte por excelência das magníficas catedrais europeias. • O gótico, originalmente, foi um estilo marcadamente francês. Do território da França atravessou o Reno entrando na Alemanha onde existem belos exemplos desta arte. • A arquitectura italiana, que ainda se mantinha ligada ao antigo estilo clássico, não foi muito influenciada, a excepção foi a arquitectura lombarda, mais sujeita por razões geográficas às influencias transalpinas, como se verificou na construção da catedral de Milão.

  3. A divisão da arte gótica I Período: século XII (1100-1200) chamado período de transição ou gótico primitivo. • Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebrado é usado juntamente com o arco românico. Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

  4. A divisão da arte gótica II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. • O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se o verticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada. Generaliza-se o uso do vitral (o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e sumptuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a NotreDamme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão.

  5. II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado.

  6. A divisão da arte gótica III Período: século XIV (1300-1400) chama-se gótico irradiante. • O arco ogival perde a sua agudeza e passa a ser formado por um triângulo equilátero. As suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. Atenua-se ligeiramente o verticalismo. As fachadas continuam a apresentar decoração sumptuosa.

  7. A divisão da arte gótica IV Período: século XV (1400-1500) chama-se gótico flamejante ou "flamboyant". • O Arco ogival é formado por um triângulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, com tendências para o horizontalismo. As nervuras decorativas no interior dos arcos, das janelas, e portais, pela posição das curvas e contracurvas, surgem labaredas. Atenua-se acentuadamente o verticalismo. Fachadas profusamente decoradas.

  8. Características gerais do estilo gótico • O Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; • As Paredes mais leves e finas; • Contrafortes em menor número; • Janelas predominantes; • Torres enfeitadas por rosáceas; • Utilização do arco de volta quebrada; • Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; • Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. • A catedral O colorido e a exaltação da luz na rosácea de Sainte-Chapelle, Paris.

  9. Catedral de Colónia, Alemanha.

  10. O Gótico em Portugal • O estilo gótico surge, em Portugal, no reinado de D. Afonso III, por influência de França e de Inglaterra, onde se implantou mais cedo. Como características gerais, e por oposição ao estilo românico, podem apontar-se a verticalidade das linhas, com recurso a pilares altos e a pináculos. • O interior dos edifícios góticos, e nomeadamente das construções religiosas é marcado por um aumento da espacialidade e por uma sensação de leveza. Tal deve-se não apenas à verticalidade, mas também ao facto de, graças a inovações nas técnicas de construção, ser possível aumentar as áreas de janela, já que o peso da cobertura não era agora suportado exclusivamente pelas paredes. MOSTEIRO DA BATALHA.

More Related