140 likes | 236 Views
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6). Marciel Consani Março - 2010. Quais as razões para se usar o Audacity?. É uma ferramenta poderosa. É gratuito. É distribuído livremente É multiplataforma. Não requer grandes recursos de sistema (nem instalação). Possui uma interface simples.
E N D
EDIÇÃO DE ÁUDIO(com o Audacity 1.2.6) Marciel Consani Março - 2010
Quais as razões para se usar o Audacity? É uma ferramenta poderosa. É gratuito. É distribuído livremente É multiplataforma. Não requer grandes recursos de sistema (nem instalação). Possui uma interface simples. Está em constante desenvolvimento colaborativo.
Ferramentas de Edição Monitor de saída de áudio Monitor de saída de áudio A Interface do Audacity Barra de menus Controle de entrada de áudio Atalhos para edição Pistas de áudio Mono e Estéreo Marcador de tempo Controle de saída de áudio Botões de gravação e reprodução seleção de entrada de áudio Barras de rolagem
Ferramentas de Edição 1 2 3 • FERRAMENTA DE SELEÇÃO: permite selecionar pistas ou trechos de áudio específicos que serão editados. • 2. CURVA DE VOLUME: permite definir as variações de volume do áudio ao longo da pista. 4 5 6 3. LÁPIS: permite interagir graficamente com o desenho das ondas sonoras. 4. LUPA: permite aumentar e diminuir a visualização gráfica das onds sonoras. 5. SETA DE ARRASTE: permite deslocar os arquivos de áudio na linha de tempo para frente ou para trás. 6. ASTERISCO: permite utilizar simultaneamente mais de uma ferramenta.
Controles de entrada e nível 1 2 3 NÍVEL DE SAÍDA – ajusta maior/menor volume do sinal que vai para o monitor (caixas acústicas ou fones). NÍVEL DE ENTRADA – ajusta maior/menor volume na entrada do sinal (gravação). SELEÇÃO DE SINAL DE ENTRADA – escolhe a fonte do sinal de áudio.
Botões de gravação e reprodução 1 2 3 4 5 6 REWIND – retrocede a gravação até o início. PLAY – toca o trecho gravado. RECORD – inicia a gravação criando uma nova pista. PAUSE – interrompe e retoma a mesma gravação. STOP – para a gravação FORWARD – adianta a gravação até o final.
Monitores de entrada e saída 1 2 Monitor de saída, canais Esquerdo (E) e Direito (D) . Monitor de entrada, canais Esquerdo (E) e Direito (D). OBS.: o limite do volume da gravação é assinalado como “0 dB” (zero decibéis).
Iniciar um projeto CRIAR PROJETO/ IMPORTAR ARQUIVOS Projeto -> Importar Áudio JANELA DE SELEÇÃO Selecionar Arquivo -> Abrir
Abrir e selecionar arquivos 2. SELECIONAR UMA PISTA “Clicar” na área cinza 1 2 1. ABRIR UMA PISTA 3 3. SELECIONAR TRECHO NUMA PISTA Usar ferramenta de seleção
Gerenciar várias pistas 1. PARA ESCUTAR UMA ÚNICA PISTA ENTRE VÁRIAS: “Clicar” no botão “Solo” 2 1 2. PARA ESCUTAR VÁRIAS PISTAS MENOS UMA: “Clicar” no botão “Mudo”
Utilizar a curva de volume 1. Ao acionar a ferramenta, o nível de volume da pista aparece como área clara. É possível reduzir o volume ao mínimo fechando-se o cursor (1a), ou aumentá-lo até o máximo, abrindo O CURSOR (1b). 2a 1a 2. Além de abrir ou fechar o cursor, é possível marcar pontos de amarração ao longo da linha de nível do volume (2a) e usá-los para desenhar as variações desejadas de volume no formato de uma curva (2b). 1b 1 2b
Utilizar a Lupa A Lupa permite uma visualização poderosa dos detalhes no gráfico que representa a onda sonora. O clique com o botão esquerdo do mouse aumenta a magnificação enquanto o clique com o botão esquerdo a reduz.
Arrastar e reposicionar Esta ferramenta permite arrastar, para frente ou para trás, os “blocos” de áudio correspondentes à cada pista de gravação, dispondo-os ao longo da linha de tempo, no ponto em que se desejar.
Referências do Audacity O Audacity pode ser baixado no site http://audacity.sourceforge.net, onde é possível encontrar também links para plug-ins e tutoriais.