290 likes | 368 Views
82 anos pregando as boas novas. sejam bem vindos!. SEJAM BEM VINDOS!. Vamos ao estudo de hoje. 03 de maio de 2014. Santidade ao Senhor!. OBJETIVO. A história continua.
E N D
82 anos pregando • as boas novas
sejam bem vindos! SEJAM BEM VINDOS!
Vamos ao estudo de hoje...
03 de maio de 2014 Santidade ao Senhor!
OBJETIVO A história continua... Ajudar o estudante da Bíblia a compreender que o Espírito Santo, nosso ajudador, nos assiste no processo de santificação, motivando-nos à submissão e a uma vida esperançosa. humildade
TEXTO BÁSICO A história continua... TEXTO BÁSICO O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rm 8:16)
Introdução Como vimos, nas lições anteriores, somos pecadores. Quando não tínhamos Cristo em nossa vida, éramos perdidos e mortos em nossos delitos. Mas fomos justificados pela morte de Cristo e conduzidos a uma vida de santificação. Nesse processo, a ajuda do Espírito Santo é fundamental. A lição de hoje se propõe a tratar sobre essa questão. Tal como os dois estudos anteriores, este trata do trecho que compreende o terceiro bloco da... Abimeleque 1/2
Introdução ...Carta aos Romanos, em que Paulo apresenta a santificação como proposta de vida aos que foram justificados. A vida sob o domínio do Espírito, ao contrário do que se possa imaginar, não se limita aos momentos emocionantes que temos na hora do culto ou numa ocasião de oração. Ação do Espírito Santo em nós e por nós é bem maior que isso. É o que veremos a seguir. Abimeleque 2/2
Direto ao ponto Expor o capítulo 8 de Romanos, trecho em que Paulo fala da vida no poder do Espírito. Como é esta nova vida que recebemos? Como o Espírito nos ajuda em nosso dia-a-dia. Do que ele nos lembra? Porque podemos estar seguros do amor de Deus, por nós?
Romanos 8 poderia ser chamado de “Capítulo do Espírito Santo”, pois “já nos primeiros vinte e sete versículos (...) há dezenove referências a ele, citando-o pelo nome”. O apóstolo Paulo apresenta, com maestria, algumas características do Espírito e como ele trabalha em relação aos cristãos. Jesus é o caminho para o céu!
1. O libertador. 2. O habitante. 3. O condutor. 4. O intercessor. Jesus é o caminho para o céu!
A plena paciência • de Jesus. VAMOS AS PERGUNTAS
1. O libertador: 1.Comente a expressão: “... o Espírito age em nós a fim de nos tornar livres do poder do pecado”. Baseie-se em Rm 8:2 e no item 1.
2. O habitante: 2. Que benefícios espirituais são garantidos pela habitação do Espírito no cristão? Responda, com base no item 2.
3. O condutor: 3. Com base no item 3, responda: O que significa a palavra guiados, que aparece em Rm 8:14?
4. Intercessor: O Espírito Santo Intercede por nós! 4. Leia o item 4 e comente sobre as três certezas observadas no texto de Rm 8:26.
Como aplicar em sua vida! Os combatentes
Mediante a ajuda do Espírito, • sejamos submissos. Portanto, uma vez libertos da escravidão do pecado e sendo ajudados pelo Espírito a trilhar o caminho do bem, submetamo-nos a sua vontade. Desse modo, poderemos amar a Deus e ao próximo e proclamar o evangelho, porque o Espírito habita em nós (At 1:8); poderemos servir a Deus com dons, porque o Espírito está em nós (1 Co 12:1-11); venceremos os desejos sexuais errados, o amor aos bens e os poderes do mal, porque o Espírito já está em nós. O Espírito já está presente, desde quando acreditamos em Cristo (Ef 1:13). Busquemos ser cheios dele, diariamente (Ef 5:18).
Mediante a ajuda do Espírito, • sejamos submissos. 5. Você tem se submetido à orientação do Espírito Santo em sua vida?
2. Mediante a ajuda do Espírito, • vivamos esperançosos. Portanto, podemos viver esperançosos (Rm 8:24). É nessa esperança que perseveramos, acreditando que todas as coisas serão novas, e o Espírito em nós garante esse futuro. Ele nos ajuda em oração e nos mantém firmes na convicção de que Deus nos ama, mesmo diante das perseguições à nossa fé, das crises econômicas, da violência. Cremos que a glorificação é uma realidade vindoura.
2. Mediante a ajuda do Espírito, • vivamos esperançosos. 6. Diante deste mundo em crise, como está a sua esperança, quanto à glorificação?
A lição de hoje enfatizou que o Espírito Santo é o ajudador do cristão. É o parceiro de caminhada, aquele que orienta o cristão, quanto à forma de caminhar, e caminha com ele (Jo 16.7-15), como libertador, habitante, condutor e intercessor. Mediante a sua ajuda, portanto, devemos ser submissos e esperançosos. CONTINUA DESAFIO SEMANAL
Diante dessas profundas verdades que estudamos hoje, o nosso desafio semanal consiste em uma reflexão e uma ação. Assim sendo, reflitamos sobre esta questão: Temos permitido a ação governante do Espírito em nossa vida? Após essa reflexão, separemos alguns momentos para suplicarmos a ação orientadora do Espírito sobre a nossa santificação. Isso fará a diferença em nossa vida cristã. DESAFIO SEMANAL
82 anos pregando • as boas novas
EDIÇÃO EM POWER POINT