1 / 19

ATUALIDADES Banco do Brasil 2011 Pré-Prova

ATUALIDADES Banco do Brasil 2011 Pré-Prova. Prof. Cássio Albernaz Doutorando em História das Sociedades Ibéricas e Americanas

xarles
Download Presentation

ATUALIDADES Banco do Brasil 2011 Pré-Prova

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ATUALIDADESBanco do Brasil 2011Pré-Prova Prof. Cássio Albernaz Doutorando em História das Sociedades Ibéricas e Americanas Pesquisador convidado pela Université Paris I/Sorbonne (2010): Centre de Recherches d’Histoire de l’Amérique Latine et du Monde Ibérique (CRALMI) et Mondes Américains, Sociétés, Circulations, Pouvoirs (MASCIPO) Lattes: http://lattes.cnpq.br/2942115058209228 cassioalbernaz@hotmail.com

  2. 1- Tópicos de Relações Internacionais - EUA: Crise Financeira (2008) origem crise imobiliária (anos 1990)/ desdobramento crise de crédito Crise de 1929: crise de superprodução/atual = crise do Neoliberalismo? Solução: maior intervenção estatal aumento do teto da dívida/corte de gastos Desafios: Crise econômica + combate ao terrorismo Principais orientações: DOHA(subsídios agrícolas) + FAO (Combate à fome) +OMC (comércio - Defendem o protecionismo do mercado americano KYOTO (processo de industrialização/poluentes) - defende a participação obrigatória dos países emergentes nas metas de redução

  3. - EUROPA: Impactos da crise americana sobre a zona do Euro Principais afetados: PIGS (Portuga, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha) CRISE ÁRABE: Palestina: EUA sugeriuaoprimeiroministroisraelense Benjamin Netanyahu o retorno das demarcaçõesterritoriaisdaregiãocomo antes da Guerra dos 6 dias, em 1967. Egito: queda do ditador Hosni Mubarak Tunísia: “Revolução do Jasmim” manifestaçõespopulares contra o desemprego e a corrupção do governo (desencadeada via internet) Líbia: Manutenção dos conflitos (intervençãoda OTAN contra Gaddafi) Fatoreseconômicos, queresultaramemquestõessociais e políticas, sãopreponderantespara a compreensãodaqueda das ditadurasmuçulmanas. Morte de Bin Laden nãoexplica à criseàrabe!!!!

  4. Posições frente a (à): • Desdobramentos de Fukushima: Crise Nuclear • Mudança da chefia do FMI: Crise Strauss-Kahn 2- Tópicos de Atualidades Brasileiras • Novo Código Florestal: As maiores polêmicas encontram-se em torno das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários • Extremos climáticos: Deslizamentos de encostas no Sudeste (Rj-Petrópolis/Nova Friburgo) • Crises políticas: MEC + Ministério dos Transportes • Invasão de Hackers nos sites governamentais • Resultados Censo 2010

  5. Questões A polêmica em torno do Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõem diferentes interesses de setores da sociedade brasileira, envolvendo principalmente os interesses: a) ruralistas e industrialistas; b) industrialistas e ambientalistas; c) indígenas e ambientalistas; d) ruralistas e ambientalistas; e) oposicionistas e situacionistas.

  6. Analise as afirmações seguintes e assinale a correta:  I – Estima-se que 90% dos produtores estejam em situação irregular no país; II – O atual código propõe o recrudescimento das regras de plantio, sobretudo nas margens de rios e para reflorestamento; III- As maiores polêmicas encontram-se em torno das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários. a) apenas I; b) apenas II; c) apenas III; d) apenas I e II; e) apenas I e III.

  7. O recente terremoto seguido de Tsunami em Fukushima além de abalar a terra e a economia japonesa colocou o mundo em alerta, novamente, como já experimentado em Tchernobill, para os riscos da energia nuclear. Sobre esse assunto analise as afirmativas a seguir e assinale a correta: I - A Alemanha e a França, países europeus que estão entre os que mais utilizam a energia nuclear, já anunciaram planos para o fechamento de todas as suas usinas até 2022. II – No caso específico da Alemanha, a pressão do Partido Verde foi decisiva para o fechamento das usinas, levando o Partido Democrata Cristão, da chanceler Angela Merkel, a uma contundente derrota legislativa. III – A França, país europeu que mais depende da energia nuclear, logo que 80% da energia elétrica é baseada nessa fonte, não sinaliza uma diminuição dessa dependência para um futuro próximo. IV – Na França, ao contrário da Alemanha, o “efeito Fukushima” foi minimizado pelo governo francês. a) apenas I; b) apenas I e II; c) apenas II e III; d) apenas I e III; e) apenas III e IV.

  8. Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta: I – Os recentes deslizamentos das encostas de morros que causaram centenas de mortes na serras do Rio de Janeiro, entre outros fatores, podem ser ligados ao fenômeno dos “extremos climáticos”. II – Fortes chuvas, condições geológicas específicas, e ocupação irregular do solo, estão entre os fatores que explicam o desastre. III – Catástrofes climáticas, já habituais no Brasil, como o “Furação Catarina”, e seguidos deslizamentos de encostas de morros, expõe a falta de infra-estrutura adequada para enfrentar o problema. a)apenas I; b)apenas II; c)apenas III; d) apenas II e III; e) I, II, e III.

  9. A queda de Strauss-Kahn da chefia do FMI deflagrou uma intensa disputa pela chefia do órgão. Analise as afirmações a seguir e assinala a opção correta: I – Christine Lagarde, Ministra das Finanças da França foi a única a oficializar sua candidatura que conta com amplo apoio mundial. II – Países emergentes querem concorrer ao cargo como forma de sinalizar sua crescente participação na economia mundial. III – o governo brasileiro, para ampliar as rodadas de discussão, propôs um mandato provisório, defendendo a tese de que em 2012 deveria ter eleição para o cargo. IV – o governo brasileiro apóia a candidatura de Christine Lagarde de forma incondicional. a) apenas I; b) apenas II; c) apenas I e IV; d) apenas II e III; e) apenas I, III e IV

  10. A atual crise financeira que afetou à União Européia abalou a confiança dos mercados financeiros internacionais com relação ao bloco. Muitos analistas afirmam que é um efeito reflexo da crise americana de 2008, e que tal efeito se faz sentir de forma mais aguda nos países mais frágeis economicamente do bloco. Dentre esses países, a atual crise européia afetou, principalmente: a) Turquia, Grécia e Portugal; b) Portugal, Espanha e França; c) Grécia, Portugal e Irlanda; d) Islândia, Grécia e Portugal; e) Espanha, Grécia e França.

  11. A entrada da OTAN, e a implementação da ONU de uma área de exclusão aérea na região, parece ter tornado a crise mais aguda. Agora o conflito é entre a situação, a oposição, e integrantes da OTAN, que se enfrentam nas principais ruas do país. Desde o início das atuais Revoltas Árabes, deflagradas a partir de janeiro de 2011, essa é a qual o conflito persiste há mais tempo. O texto refere-se à: a) Revolução do Jasmin, na Tunísia, e a tentativa de derrubar seu presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, após as denúncias de corrupção do seu governo; b) ditadura iemita de Ali Abdullah Saleh, e o seu suposto apoio a Al-Qaeda; c) ditadura egípcia de Hosni Mubarak, que controla a passagem da região para a Faixa de gaza; d) ditadura de Gaddafi, e a Guerra Civil que aflige a Líbia; e) oposição Talibã, no Afeganistão, à ação americana que desencadeou a morte de Osama Bin Laden.

  12. “A notícia se tornou pública e mundial demonstrando uma nova fragilidade do governo e das instituições brasileiras”. A citação pode se referir mais adequadamente à: a) Aos ataques direcionados por Hackers aos sites do governo, ao Portal Brasil, a Receita Federal, e ao IBGE; b) A demissão do Ministro Pallocci, acusado de enriquecimento ilícito ao multiplicar por 20 seu patrimônio entre o período de 2006 e 2010; c) Aos conflitos entre indígenas e garimpeiros nas reservas indígenas, como é o caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraíma; d) Aos recentes escândalos sobre biopirataria e uma complexa rede de venda de patentes envolvendo laboratórios multinacionais, ONG’s, indígenas e governo; e) Aos desvios de verba pública através de favorecimentos nas licitações envolvendo as obras da Copa de 2014.

  13. O terremoto seguido de tsunami que afetou o Japão traz novamente à tona o debate mundial envolvendo o uso da Energia Nuclear. Nesse sentido, e a partir dos desdobramentos imediatos da crise japonesa, NÃO é correto afirmar: I – Que a Alemanha aprovou a suspensão do seu programa nuclear até 2022; II – Que o governo francês condenou o uso da energia nuclear, prevendo também a suspensão do seu programa; III – Que o Brasil, após o desastre japonês, pretende suspender as obras de Angra III e desativar gradualmente Angra I e Angra II. a) Apenas I; b) Apenas II; c) Apenas III; d) Apenas I e III; e) Apenas II e III.

  14. Em termos de política externa, o governo de Dilma continua sendo criticado por posições adotadas ainda no governo anterior. Entre essas posições uma gerou significativo protesto no Parlamento Europeu: a) O não reconhecimento por parte do Brasil da independência do Sudão do Sul; b) Os entraves comerciais e políticos para a entrada da Venezuela no MERCOSUL; c) A manutenção do status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti; d) O apoio a China dentro dos debates da OMC; e) O apoio a candidatura mexicana representativa dos países emergentes para o FMI.

  15. O Congresso aprovou a realização de plebiscito, a ser realizado no Pará, para a criação de dois novos Estados: Tapajós e Carajás. Sendo que a criação do Estado de Tapajós ainda precisa de aval do Senado. Com essa decisão, a expectativa é que o plebiscito ocorra simultaneamente e o Estado do Pará seja dividido em 3 Estados. Das alternativas abaixo, e supondo uma aprovação no Plebiscito, qual seria o reflexo imediato dessa divisão: a) Aumento de representatividade do Estado do Pará junto ao Congresso Nacional; b) Aumento do número de senadores, que passaria de 81 para 87, e aumento imediato da arrecadação de verbas para a União; c) Sobrerrepresentação da Região Norte junto ao Congresso Nacional, e aumento do número de cargos políticos regionais; d) Alteração da demarcação das Áreas de Reserva Indígena e das Áreas de Preservação Ambiental; e) Nova redefinição da área da Amazônia Legal.

  16. A polêmica em torno do Novo Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõe ruralistas e ambientalistas em diversos pontos, dentre eles: I – Anistia para os desmatadores ao propor a autonomia da definição das APPS (Áreas de Preservação Permanentes) para os Estados; II – Produtores rurais com até 4 módulos fiscais ficam isentos de recompor a reserva legal; III – A mudança de 30m para 15m de recomposição da APPS nas margens dos rios. Está correta a assertiva: a) Apenas I; b) Apenas II; c) Apenas III; d) Apenas I e II; e) I, II e III.

  17. O Censo 2010 confirma a tendência de envelhecimento da população brasileira. Os dados indicam que o Brasil deixará de ser um país jovem em 30 anos passando a ser um país adulto. Segundo o Censo os fatores de envelhecimento da população seriam: I – Aumento da expectativa de vida; II – Redução da taxa de fecundidade; III –Movimentos migratórios. Está correta a assertiva: a) Apenas I; b) Apenas II; c) Apenas III; d) Apenas I e II; e) I, II e III.

  18. Um recente escândalo envolveu o alto escalão governamental brasileiro. As acusações foram de corrupção e favorecimento em licitações de obras públicas, o que levou a importantes mudanças na cúpula governamental e afetou diretamente um dos partidos da base aliada, o Partido da República (PR). O texto faz referência à: a) A crise entre governo e base aliada sobre as licitações de obras da Copa de 2014; b) A crise do Ministério dos Transportes, que derrubou o então Ministro Alfredo Nascimento, entre outros altos funcionários; c) As acusações de enriquecimento ilícito contra o então Ministro da Casa Civil Antônio Pallocci; d) As polêmicas que envolveram a base aliada e a oposição sobre o Novo Código Florestal; e) As divergências entre o governo Dilma e o Ministério Público sobre a execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

  19. BRIC é a sigla criada em 2001 pelo economista Jim O’Neill, do Grupo Goldman Sachs, para designar os quatro principais países emergentes no mundo, Brasil, Rússia, Índia e China. Entretanto, recentemente o BRIC ganhou um novo membro passando a ser chamado de BRICS. Esse novo membro é: a) Venezuela; b) Sudão; c) Arábia Saudita; d) África do Sul; e) Síria.

More Related