1 / 22

CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS. PROFESSOR RICARDO SCHMITZ. CONFLITOS ÁRABES-ISRAELENSES. CAUSAS: Área  sob dominação do Império Britânico; 1917 é divulgada a Declaração Balfour. 1948 , após o Holocausto judeu, a ONU decide pela criação do Estado de Israel na Palestina.

xiu
Download Presentation

CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONFLITOS ATUAIS/RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROFESSOR RICARDO SCHMITZ

  2. CONFLITOSÁRABES-ISRAELENSES CAUSAS: Área  sob dominação do Império Britânico; 1917 é divulgada a Declaração Balfour. 1948, após o Holocausto judeu, a ONU decide pela criação do Estado de Israel na Palestina. Países da Liga Árabe colocam-se contra Israel (Egito,Síria, Líbano e Jordânia ).

  3. Os Conflitos 1948: 1ª Guerra árabe-israelense: David Ben-Gurion declara a Independência do Estado de Israel. Países árabes unem-se aos palestinos, atacam e invadem Israel. A guerra (1948-1949) foi vencida pelos israelenses, (ampliaram sua ocupação pela Palestina em mais 20 mil km²).

  4. Conflitos 1956: a Guerra de Suez : • Nacionalização do canal de Suez pelo Egito. • Fechamento do porto de Eilat • Provocou a reação militar de Israel. • Egípcios foram derrotados em 1959. • Tropas da ONU obrigaram os países envolvidos no conflito a devolverem os territórios . 1967: a Guerra dos Seis Dias: • Israel ataca a Síria. • Egito e Jordânia foram bloqueado por tropas egípcias. • Israel passou a ocupar toda a península doSinai,a Cisjordânia e as colinas de Golan.

  5. Conflitos 1973: a Guerra do YomKippur: • No “Dia do Perdão”, egípcios e sírios atacam Israel. • Resultou o uso político da OPEP, aumento considerável do petróleo, derrubando bolsas de valores e gerando crise , desemprego e inflação em vários países do mundo. 1975: A Guerra do Líbano: • Líbano foi palco de disputas entre cristãos (ortodoxos, católicos e maronitas ) que disputavam o poder entre si e muçulmanos. • A interferência de Síria e de Israel nos conflitos internos do Líbano provocou uma guerra civil.

  6. Conflitos Intifada (árabe = revolta ): • Levante iniciado pelos palestinos contra tropas israelenses ( Cisjordânia e Faixa de Gaza ). • As armas utilizadas foram paus e pedras. • Em 2000, ocorreu uma segunda Intifada, convocada por um dirigente do Hamas, baseado em ações suicidas.

  7. Acordos de Paz De Camp David: • Setembro de 1978, entre os presidentes Jimmy Carter (EUA), Anuar Sadat (Egito) e o 1º ministro israelense Menachen Begin (Israel). • Ficariam estabelecidas metas de como seria encaminhada a questão palestina e, principalmente, a devolução ao Egito da Península do Sinai por parte de Israel, em troca do reconhecimento egípcio da existência do Estado de Israel. • Em 1994, a Jordânia também reconhece a existência do Estado de Israel.

  8. Acordos de Paz De Oslo (1993) : • Intermediado por Bill Clinton, os líderes da OLP (Yasser Arafat) e de Israel . • Previam: • Desde 1967, ocupa o lado oriental da cidade, território palestino. Os palestinos querem fundar sua capital em Jerusalém ) . • Em geral, os acordos acabaram não sendo cumpridos de parte a parte. • o final dos conflitos, • a abertura de negociações sobre os territórios ocupados, • a retirada de Israel do sul do Líbano • a questão do status de Jerusalém

  9. Organizações políticas/religiosas que atuam na questão palestina FATAH: • Partido políticode caráter moderado • Tem suas raízes na criação da OLP em 1964 por Yasser Arafat. • Grupo político que reconhece a existência do Estado de Israel. HAMAS: • partido político religioso palestino mais radical na luta contra Israel, considerados um grupo terrorista pela União Européia. • Disputa com o Fatah a preferência eleitoral dos palestinos. • Seus líderes não reconhecem Israel, • Em suas ações, em geral, não fazem distinção entre alvos civis e militares.

  10. HEZBOLLAH: • Criado no sul do Líbano após a invasão israelense em 1982 • Tem inspiração no movimento xiita e sua criação foi estimulada pelo aiatolá Khomeini (Irã). • Considerado um grupo terrorista e responsabilizado pela morte de mais de 300 americanos. • Em 1992 , tornou-se também um partido político no Líbano, embora continue agindo como uma milícia armada e tenha em Israel e seus aliados seus maiores inimigos .

  11. A QUESTÃO PALESTINA

  12. Momentos do Conflito A GUERRA DO IRAQUE 1979: REVOLUÇÃO ISLÂMICA ( IRÃ ): Significou a queda da ditadura do xá Reza Pahlevi, Tinha como objetivo barrar o projeto de ocidentalização 1979 o Líder do movimento, o aiatolá Ruhollah Khomeini retornou do exílio na França e tomou o poder, reintroduzindo os costumes muçulmanos. O Irã deixava de ser uma ditadura apoiada pelos EUA para tornar-se uma brutal ditadura fundamentalista islâmica.

  13. Momentos do conflito 1980-1988: GUERRA IRÃ – IRAQUE : Uma das principais consequências foi o rompimento de relações entre o Irã e os EUA, Os EUA perdiam um importante aliado no Oriente Médio. EUA irão aproximar-se do Iraque, controlado por Saddam Hussein, e apoiarão uma guerra contra o regime dos aiatolás. O motivo do conflito: Saddam exigia o controle total sobre o canal de Chatt-el-arab, responsável pelo escoamento do petróleo iraquiano . A guerra inicia em 1980 e dura intermináveis 8 anos, Ocorre o massacre dos curdos por parte de Saddam, Em 1988 Irã e Iraque aceitam o cessar-fogo (ONU) dando fim ao conflito, numa guerra sem vitoriosos.

  14. Momentos do conflito 1991: GUERRA DO GOLFO: Após a guerra contra o Irã, o Iraque continuou com sua política agressiva para com seus vizinhos, sem o apoio EUA e de outros países árabes; Enfrentando graves problemas financeiros, o Iraque ataca o Kwait alegando que este país vendia mais cotas de petróleo do que aquelas permitidas pela OPEP; Preocupados com o controle dos poços de petróleo do Kwait por Saddam, países ocidentais, liderados pelos EUA e pela Inglaterra, forçam a ONU para que estabeleça um prazo para a retirada iraquiana do Kwait. Tentando apoio dos países árabes, Saddam declara que só aceita a retirada com a criação do Estado Palestino. 1991 expira o prazo da ONU, os EUA e uma coalizão internacional libertam o Kwait -“Tempestade no Deserto”

  15. 2003: A INVASÃO DO IRAQUE: Alegando que o Iraque possuía armas de destruição em massa ( armas químicas e biológicas ), os EUA e a Inglaterra invadem o país e derrubam Saddam Hussein. De antigo aliado, Saddam passa a inimigo. A invasão do Iraque dura até hoje e desrespeitou determinação da ONU que negara pedido dos EUA para que a entidade liderasse a invasão do país.

  16. Mapa da região Mapa da região Saddam Hussein: aliado dos EUA na Guerra contra o Irã e inimigo na Guerra do Golfo Capa da Revista Veja abordando o término da Guerra do Golfo

  17. GUERRA DAS MALVINAS (1982) Ocorreu no Atlântico Sul entre abril e junho, pela soberania das Ilhas Malvinas (Falklands) , Geórgia do Sul e Sandwich do Sul Em 1833 a Inglaterra invadiu as ilhas e passou a estabelecer o seu domínio ( que anteriormente era espanhol) Argentinos, reivindicavam para si a posse das ilhas, A reconquista das Malvinas serviria para conquistar a simpatia da população argentina e dar um tempo nos problemas políticos e econômicos do país O desembarque das tropas argentinas gerou uma onda nacionalista intensa no país, A reação inglesa foi imediata e avassaladora. Morreram 649 soldados argentinos, 255 ingleses e 3 civis.

  18. Conseqüências do conflito: A queda da ditadura militar na Argentina e a redemocratização política do país, em 1983 A sobrevivência política da primeira-ministra inglesa, Margaret Tatcher, que continuou governando a Inglaterra até 1991 Margaret Tatcher, primeira-ministra Inglesa Gen Leopoldo Galtieri, da Argentina

  19. Iugoslávia •  A Iugoslávia era um país que ocupava uma área central da Europa e os Bálcãs, mais ao oriente do continente • O país era um conglomerado de seis repúblicas regionais e duas províncias autônomas que foi dividido em linha étnicas e dividiu-se na década de 90 em vários países • Surgida após a Primeira Guerra Mundial, a Iugoslávia viu-se ocupada pelas forças nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

  20. Causas do conflito: A morte do gen . Tito que mostrou a falta de uma outra liderança política Reformas colocadas em prática na extinta URSS por Mikhail Gorbatchev (a Perestroika e a Glasnost ) colaboraram para o clima de liberalização que tomou conta de todas as nações sob a influência soviética no Leste europeu A insatisfação permanente de determinadas repúblicas, como a Croácia e Eslovênia (mais ricas) viam-se prejudicadas pelo “Fundo de Solidariedade”, criado no governo do gen. Tito, onde repúblicas ricas ajudavam as repúblicas pobres.

  21. O desmembramento do país foi acompanhado por uma intensa guerra civil entre as repúblicas, de caráter político e étnico. Na Sérvia, cresceu o sentimento nacionalista, que visava restaurar a Grande Sérvia “Limpeza Étnica”: a invasão da Sérvia sobre a Bósnia e a expulsão dos não-sérvios, massacres de civis, prisão de populações de outras etnias em campos de concentração. A Croácia também entrou no conflito exigindo uma parte do território bósnio e passou a atacar a Sérvia. Em 1995, após intervenção da OTAN e da ONU, a região foi aos poucos sendo pacificada, o que representou uma vitória política para o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton

  22. Divisão da Antiga Iugoslávia

More Related