230 likes | 774 Views
E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do projeto: www.eunomeio.com.br EU NO MEIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Coordenadora: Juliana Silvério Alves Especialista em Educação Ambiental.
E N D
E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do projeto: www.eunomeio.com.br EU NO MEIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Coordenadora: Juliana Silvério Alves Especialista em Educação Ambiental
Escola - Localização Privilegiada E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO
O Rio das Velhas é o maior afluente (761 km) do Rio São Francisco. Localizado na região central de Minas Gerais. Constitui-se como principal manancial para o abastecimento de água da capital e cidades do entorno.
Diagnóstico do Entorno:LixoEntulhoEsgotoQueimadasDesmatamento Ausência de fiscalizaçãoFalta de opções de lazer
APRESENTAÇÃO • O projeto Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental iniciou suas atividades em 2009 e se desenvolve na escola estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, Santa Luzia/ MG. • A escola situa-se numa região de mata atlântica transição com o cerrado, com considerável presença de mata nativa e nascentes que integram a bacia do Rio das Velhas. • Frente a essa realidade surgiu o interesse em desenvolver o projeto que tem o intuito de levar os alunos a refletirem sobre o respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais, como cidadão comprometido pelo meio que está inserido. • Este projeto é interdisciplinar e conta com a participação dos professores de diferentes disciplinas e supervisão pedagógica, que demonstraram interesse em participar do projeto.
OBJETIVOS:GERAL Promover uma educação ambiental comprometida com a cidadania e direcionada às questões ambientais do entorno escolar.
Específicos • Buscar parceiros para a realização do projeto. • Sensibilizar os alunos para o reconhecimento das riquezas e problemas ambientais do entorno escolar. • Resgatar os valores humanos através de ações pedagógicas interdisciplinares. • Estimular os alunos quanto à utilização de forma sustentável dos recursos naturais e um consumo consciente. • Promover o senso crítico e o sentimento de mobilização para a valorização do meio ambiente de convívio imediato.
METODOLOGIAEtapa 1: Identificando parcerias Em um primeiro momento este projeto será levado ao conhecimento da direção, equipe pedagógica e professores para que seja compreendido e posteriormente colocado em prática. A partir da apresentação da proposta buscará estabelecer parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Etapa 2: Sensibilizando os alunos A etapa propõe um levantamento e diagnóstico da situação de pontos importantes do bairro onde situa a escola. A atividade se realizará por meio de um Jornal Falado, com o apoio da disciplina de Português.
Etapa 3: Conscientizando os alunos Trabalhos de campo com o apoio da disciplina de Educação Física que orientará sobre a roupa e sapatos adequados.
Utilizando-se de jogos e brincadeiras, buscará trabalhar com os alunos noções e conceitos ligados à temática.
Jogos didáticos com material reciclável, envolvendo a disciplina de Matemática:
Em datas comemorativas os alunos irão produzir materiais de conscientização da comunidade escolar:
Textos do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) Objetivo: Desenvolver leitura e interpretação de textos e formar cidadãos críticos e conscientes. • Trabalhados quinzenalmente nas oficinas de leitura: • Abertura do Projeto “Eu No Meio” • Recreio musical e texto: • Você se ama realmente? • Ricardo Melo – Rock Estrela • Consumismo um padrão de comportamento • Todos nós pertencemos a uma bacia hidrográfica
Etapa 4: Mobilizando a comunidade escolar Depósitos de Recicláveis – Alteração do destino dos materiais e direcionamento para uma atividade sustentável.
Cartilha educativa distribuída à comunidade escolar e desenvolvida pelos alunos.Abordagem de assuntos relevantes e que destaquem a importância do meio ambiente e sua preservação.
Etapa 5: Encerrando o Projeto Eu no Meio Feira Cultural com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. Divulgação das ações do projeto no site: www.eunomeio.com.br
RESULTADOS ESPERADOS É importante salientar que as mudanças almejadas como resultado do projeto devem ser de valores, muito mais profundas do que simplesmente a transformação local e pontual do problema. É preciso lembrar que a educação ambiental é um processo e, como tal, não deve ser interrompido no primeiro obstáculo. Os resultados podem demorar a aparecer, mas através de atividades simples e que desenvolvam o pensamento crítico dos participantes pode-se chegar ao respeito ao meio ambiente.