1 / 1

ic

ENUNCIAÇÕES CORPÓREAS: REPRESENTAÇÕES DE NUS FEMININOS E MASCULINOS SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO. Aluna: Ana Paula Aguiar Clemente PIBIC/UFPR-TN Orientadora: Stephanie Dahn batista.

yaholo
Download Presentation

ic

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENUNCIAÇÕES CORPÓREAS: REPRESENTAÇÕES DE NUS FEMININOS E MASCULINOS SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO.Aluna: Ana Paula Aguiar ClementePIBIC/UFPR-TNOrientadora: Stephanie Dahn batista Esta pesquisa busca investigar as inscrições históricas e culturais que se aplicam nas representações do corpo como objeto de arte, focado mais precisamente nas questões de gênero. Nosso olhar é direcionado a estudos e obras de arte bidimensionais que contenham corpos nus, dos acervos públicos do MON e MAC, no recorte temporal que vai do ínicio do século XX até a década de 70. O interesse central é identificar através da análise corpórea como as relações de poder são construídas no campo imagético e de que forma estas construções discursivas se infiltram na arte. Foram encontrados 133 nus, de 26 artistas. A maioria das representações são estudos, que podem ser separados em estudos anatômicos (investigam a postura, membros, formas do corpo) e os estudos livres (normalmente buscam trazer uma sensação de movimento para o desenho). As gravuras geralmente definem o corpo ou pela linha ou por abrir “espaços de luz” na imagem. Nas pinturas, vários artistas dão um tratamento pictórico direcionado ao corpo, neste caso a pele. Os corpos nus encontrados são em sua grande maioria de mulheres, porém não é possível encontrar um padrão para as representações. Nos estudos anatômicos há alguns corpos masculinos, mas nenhum deles possui o órgão sexual representado. No que diz respeito as obras de arte finalizadas não encontramos nem uma única representação que contenha apenas o corpo masculino. Este quando aparece está acompanhado de uma mulher. A pesquisa iniciou com o levantamento das obras no sistema DONATO. Nessa etapa foi realizada a catalogação dos estudos/obras encontrados, organizados por artista, título, linguagem, técnica etc. Na sequência foi apurada a localização das obras no espaço físico de museu. Simultaneamente acontecia o aprofundamento dos conceitos de gênero e corpo como objeto de análise histórica. Esta representação exaustiva somente do corpo feminino nos mostra que o pensamento do século XX ainda está carregado com alguns ideais renascentistas, onde o homem possui o lugar de criador e a mulher de criação. Notamos que o binarismo de gênero ainda está muito infiltrado nas representações corpóreas do início deste século, porém com o decorrer das décadas os artistas começam a questionar estas posições dos homens e mulheres. Agora lançando um novo olhar para o corpo nu, carregado de dúvidas. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão de identidade. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

More Related