1 / 15

Potencial Elétrico

Potencial Elétrico.

Download Presentation

Potencial Elétrico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Potencial Elétrico No estudo do Eletromagnetismo nós já aprendemos a calcular a Foça Elétrica e o Campo Elétrico. Iremos definir agora uma nova grandeza denominada Potencial Elétrico. Estas três grandezas estão intimamente relacionadas, e a escolha de uma delas na descrição de qualquer problema, é uma mera questão de conveniência.

  2. O conceito de Trabalho Se aplicarmos uma força sobre um objeto, e esta produzir um certo deslocamento, dizemos que a força realizou trabalho sobre o corpo. O trabalho realizado pela força é calculado como:

  3. A diferença de potencial elétrico entre dois pontos A e B de um campo elétrico é definida como: Nesta figura: F = Fexterna Fe = Feletrostática Desloca-se uma carga de prova qo (positiva)desde o ponto A até o ponto B, com velocidade constante, ou seja Fexterna = Feletrostática, e calcula-se o trabalho, que Feletrostática realizou durante esse deslocamento. A diferença de potencial é calculada como:

  4. O trabalho poderá ser positivo, negativo ou nulo. Neste caso o potencial no ponto B será menor, maior ou igual ao potencial no ponto A.

  5. 1) O trabalho realizado é negativo, pois o ângulo entre Fel. e d é  = 180º; VB > VA. 2) O trabalho realizado é positivo; pois o ângulo entre Fel. e d é  = 0º; VB < VA 3) o trabalho realizado é nulo, pois = 90º VB = VA

  6. Muitas vezes é usual escolhermos o ponto A no infinito, e atribuir um potencial zero a este ponto. Com esta escolha a equação acima pode ser escrita como: O Potencial em um ponto qualquer, é igual ao trabalho realizado para trazer uma carga de prova desde o infinito até o ponto considerado, dividido pelo valor da carga.

  7. Como já visto em Mecânica, o Trabalho de uma força é dado também pelo oposto da variação da Energia Potencial: onde, Uf é a energia potencial na posição final, e Uo é a energia potencial na posição inicial. Daí: e, portanto:

  8. Se a posição inicial estiver no infinito, onde a energia potencial pode ser considerada nula, então podemos dizer que a energia potencial na posição final é dada por Uf = U, e definir o potencial no ponto final como: Por aqui vemos que o potencial é a energia potencial por unidade de carga produzido por uma carga, ou cargas, no espaço que a(s) circunda. É uma descrição alternativa do efeito de cargas no espaço à sua volta. Podemos tanto dizer que as cargas geram um campo elétrico, que submeterá outras cargas a uma força eletrostática (descrição vetorial), como podemos dizer que as cargas geram um potencial elétrico que fornecerá energia potencial a outras cargas (descrição escalar).

  9. Superfícies Eqüipotenciais É o nome dado, ao lugar geométrico dos pontos, que têm o mesmo Potencial Elétrico. Portanto, ao deslocarmos uma carga de prova entre pontos de uma mesma superfície eqüipotencial, não realizamos trabalho, veja figuras: Ao deslocarmos uma carga, pelas trajetórias I e II o trabalho é nulo, já em III e IV temos trabalho sendo realizado.

  10. Superfícies Equipotenciais (em laranja) Carga isolada Dipolo elétrico Obs.: O campo elétrico é sempre perpendicular à superfície equipotencial.

  11. Relação entre Potencial e Campo Elétrico Analisando a figura abaixo, temos: Esta equação sugere que o campo elétrico, também pode ser medido em Volt / metro .

  12. Potencial criado por uma Carga Puntiforme Estamos supondo o ponto A no infinito, ou seja VA= 0 Usando a relação: E lembrando que o campo elétrico criado por uma carga é: Vem: O potencial no ponto P é calculado como:

  13. Uma nova linguagem • Cargas positivas criam potenciais positivos. • Uma carga positiva colocada numa região com potencial • positivo procurará se dirigir no sentido em que o potencial diminua • (Repulsão). • Uma carga negativa colocada nesse mesmo potencial fará o • contrário, ou seja, irá dirigir-se no sentido em que o potencial • aumenta (Atração). • Cargas negativas criam potenciais negativos. • Uma carga positiva colocada numa região com potencial • negativo procurará se dirigir no sentido em que o potencial diminui • (Atração). • Uma carga negativa, nesse mesmo potencial, irá dirigir-se no • sentido em que o potencial aumenta (Repulsão).

  14. Exercícios 1) Quanto trabalho é necessário para levar um elétron do terminal positivo ( +12V ) de uma bateria, para o terminal negativo (0 V)? R.: WF = 1,92 10-18 J. 2)Seja uma carga puntiforme q=1  10-6 C. Considere os pontos diametralmente opostos A e B, distantes de q respectivamente, 2m e 1m, como mostra a figura. a) Qual o valor da diferença de potencial VA-VB ? b) repita o cálculo para a figura b. R.: VA – VB = –4,5 x 103 V, para ambos os itens.

  15. 3) Encontre o local, sobre a linha que une as duas cargas mostradas na figura,onde o potencial elétrico é nulo. R.: x = d/4. 4) Quatro cargas estão dispostas nos vértices de um quadrado de lado a= 50 cm. Sabendo que q=2 10-6 C, calcule o potencial elétrico no centro do quadrado. R.: VTOTAL = 0 V 5) Na fig. a carga em A é de +200 pC, enquanto a carga em B é de -100 pC. (a) Calcule os potenciais resultantes nos pontos C e D. (b) Quanto trabalho deve ser feito para transportar uma carga de +500 C do ponto C para o ponto D ? R.: a) VC = –2,25 V VD = 7,875 V b) WF = 5,1 x 10-3 J

More Related