1 / 9

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano. Este trabalho faz uma reflexão sobre a utilização da metodologia de Webquest na educação a distancia.

Download Presentation

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano Este trabalho faz uma reflexão sobre a utilização da metodologia de Webquest na educação a distancia. Discute sobre a pesquisa desta metodologia e suas práticas para a socialização e construção do conhecimento envolvendo as interfaces oferecidas pelas plataformas dos cursos a distância, como instrumentos auxiliares para a construção da Webquest voltada para esta modalidade de ensino. Busca auxiliar a incorporação desta metodologia nos cursos de ensino a distância. Finaliza com reflexões sobre a utilização e o conhecimento desta metodologia pelos docentes e discentes nos cursos a distância e levanta as possibilidades de incorporação desta metodologia no cotidiano do ensino a distância.

  2. Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano O que é Webquests? “Batizado de WebQuest, o invento é definido pelo próprio autor como uma metodologia cujo objetivo é desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet.Em entrevista ao Estado, Dodge dá sua opinião sobre a relação entre internet e educação nos dias de hoje: "O único lugar em que se pode pensar em educação sem internet é em um monastério." WebQuest é uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento”. Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005 Como funciona a Webquest?

  3. Quais os objetivos de uma Webquest? Webquest Curtas O objetivo instrucional de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aluno terá entrado em relação com um número significativo de informações, dando sentido a elas. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas. Webquest Longas O objetivo instrucional de uma WebQuest longa é compreender a ampliação e o refinamento do conhecimento. Depois de completar uma WebQuest longa, o aluno terá analisado profundamente um corpo de conhecimento, transformando-o de alguma maneira, e demonstrando uma relação do material com a criação de algo que outros possam utilizar, no próprio sistema (Internet) ou fora dele. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar. Atributos Críticos WebQuests de curta ou longa duração são planejadas deliberadamente para fazer o melhor uso possível do tempo do aluno. É questionável o benefício da surfagem pela rede sem uma tarefa clara na cabeça; e muitas escolas devem racionar bastante o tempo de conexão dos alunos.

  4. Qual a estrutura de uma Webquest? De acordo com o SENAC (2003), o planejamento de uma webquest integra uma formação estrutural, como: Introdução: Onde se explicita o contexto da webquest, oferecendo algumas informações sobre o assunto e as áreas do conhecimento envolvidas; Tarefa: O que deve ser feito. Interessante e cativante, de modo a despertar a curiosidade do aluno; Processo: A descrição dos passos pelos quais os alunos vão percorrer para completar a tarefa, de maneira detalhada. Recursos: Os recursos, preferencialmente disponíveis na web, são o material que deve ser consultado para a consecução de cada passo da tarefa. Avaliação: Informa como o desempenho do estudante será avaliado e se esta avaliação será individual ou em grupo. Os métodos da mesma devem ser concretos e rigorosos, de modo que cada aluno compreenda bem como vai ser avaliado o seu trabalho. Recomenda-se o uso de rubrica. Conclusão: Esta deve dar ênfase a tudo os que os alunos aprenderam com a investigação e despertar a curiosidade para pesquisas futuras, proporcionando assim, mais sentido à aprendizagem. Créditos: A seção de Créditos é o espaço no qual são apresentadas as fontes utilizadas e os agradecimentos os colaboradores da elaboração da Webquest.

  5. Como elaborar uma Webquest?

  6. Tipos de TAREFAS:

  7. Continuação ...

  8. Saiba mais ... http://www.dantealighieri.com.br/escola/webquest/webquest.php http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/fund_i/sistemasdocorpo/index.htm http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=703 http://www.vivenciapedagogica.com.br/sites_sobre_webquest.html http://www.vivenciapedagogica.com.br/wq http://www.webquestbrasil.org/node/4 http://www.edumat.com.br/web-quest/ http://www.anossaescola.com/CR/webquest_id.asp?questID=561#tarefa Para criar uma webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/

  9. Saiba mais ... http://www.ufjf.br/matematicando http://www.ufjf.br/joaoxxiii/ http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/webquest.phphttp://jarbas.wordpress.com/2008/09/18/tarefa-em-webquest-faz-diferenca

More Related