1 / 20

Equalização dos Histogramas em Imagens

Equalização dos Histogramas em Imagens. Disciplina : Fundamentos de Computação Gráfica Aluna : Jessica Palomares. Equalização dos Histogramas em Imagens. Histograma Equalização do Histograma da luminância . Equalização da Imagem em escala de cores. RGB HSL Conclusões

zahina
Download Presentation

Equalização dos Histogramas em Imagens

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Equalização dos Histogramas em Imagens Disciplina: Fundamentos de ComputaçãoGráfica Aluna: Jessica Palomares

  2. Equalização dos Histogramas em Imagens • Histograma • Equalização do Histograma da luminância. • Equalização da Imagememescala de cores. • RGB • HSL • Conclusões • Bibliografia

  3. Histograma O histograma de uma imagem descreve a distribuição estatística dos níveis de cinza em termos do número de amostras ("pixels") com cada nível. A cada histograma está associado o contraste da imagem. Fornece informação útil para fazer realce e análise da imagem.

  4. Tons Fuente : http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/histogramas1.htm

  5. 1.0 0.8 0.6 sensibilidade relativa 0.4 0.2 l (nm) 0.0 380 480 580 680 780 Histograma de luminância Numero de Pixels mais claro mais escuro Escala tonal Dada unaimagem en cores RGB. Obtêm-se a luminosidade: Calcula-se o histograma da imagem

  6. Equalização do histograma de luminância Numero de Pixels Escala tonal Melhor contraste A distribuição do cor é em todo o range da luminância. Desvantagens: Perda de informação: é quando, depois da equalização, alguns pixels não tem suas cores alteradas em relação a imagem original

  7. O Algoritmo: Fazer o Histograma de luminância. Calcular o histograma acumulado () Para cada pixel da imagem 4. Os valores obtidos botar novamente na mesma posição do pixel (i)

  8. Equalização das imagens de cores Histograma de imagem a cor

  9. Equalização das imagens de cores O que aconteceu com a imagem? A Equalização é feita pra cada canal R G B, que provavelmente em alguns casos destroi a distribuição dos componentes.

  10. Equalização das imagens de cores Qual é a solução? Converter para o espaço HSL, HSV, YUV color space, Lab color space Y verde Porque? O algoritmo de equalização só é aplicado ao canal da luminancia. 1.0 amarelo W Espaço HSL C Espaço RGB branco ciano vermelho K preto 1.0 R azul M 1.0 magenta HLS (hue, lightness, saturation)

  11. Equalização da imagem em o espaço HSL Equalização da imagem no espaço RGB

  12. O Algoritmo: Converte o espaço RBG aoespaço HSL Faz um Histograma no espaço HSL Equaliza o Histograma (só para o canal L) Converte do espaço HSL ao RGB Pinta a imagem com os novos valores dos pixels.

  13. Outros exemplos: Imagem Original Imagem Eq. no espaço HSL Imagem Eq. no espaço RGB

  14. Outros exemplos: Imagem Original Percebeu a diferença? Em imagens onde o histograma dos três canais é descontinuo a equalização RGB empiora a imagem. Mais em imagens que não tem muita variação, a equalização posse melhorar a imagem. Imagem Eq. no espaço HSL Imagem Eq. no espaço RGB

  15. Imagem Original Imagem Eq. no espaço RGB Imagem Eq. no espaço HSL

  16. Outros usos do Histograma de umaimagem: • Se fosse realizar uma segmentação da Imagem. Pega-se a porção de interesse.

  17. MetodoOtsu para a Segmentacao de Imagens • n é o número total de píxeis na imagem • nq é o número de píxeis que tem intensidade rq • L é o número total de possíveis níveis de intensidade na imagem É um método de thresholding global para escolher o melhor threshold. Este baseia-se no histograma normalizado (da imagem) como uma função de densidade de probabilidade discreta.

  18. Conclusão O Histograma é umaferramentaimportantepara o entendimento da distribuição de cores numaimagem. De uma imagem posso gerar seu histograma, mais não é possível gerar uma imagem a partir de um Histograma. A equalização de uma imagem num determinado espaço do cor depende também da representação do histograma.

  19. Referencias http://sites.google.com/site/5kk70gpu/assignment-s/color-conversion http://www.dte.us.es/ing_inf/trat_voz/Practicas/Practica3.pdf http://iaci.unq.edu.ar/materias/vision/archivos/apuntes/Segmentaci%C3%B3n%20por%20umbralizaci%C3%B3n%20-%20M%C3%A9todo%20de%20Otsu.pdf

  20. Obrigada

More Related