490 likes | 584 Views
Por trás das Câmaras. O que é. O que fizemos até agora. Tudo sobre TV!. Fátima Lopes. Rita Ferro Rodrigues. Nuno Graciano. Informações Acrescidas. Por trás das Câmaras. O que é. O que fizemos até agora. Tudo sobre TV!. Fátima Lopes. Rita Ferro Rodrigues. Nuno Graciano.
E N D
Por trás das Câmaras O que é O que fizemos até agora Tudo sobre TV! Fátima Lopes Rita Ferro Rodrigues Nuno Graciano Informações Acrescidas Área de Projecto 12º Ano
Por trás das Câmaras O que é O que fizemos até agora Tudo sobre TV! Fátima Lopes Rita Ferro Rodrigues Nuno Graciano Informações Acrescidas Área de Projecto 12º Ano
Por trás das câmeras Este será um projecto no qual pretendemos dar a conhecer aos nossos colegas os bastidores de vários programas, isto é, como funciona a iluminação, guarda roupa, câmaras, tudo e mais alguma coisa que não nos passa pela cabeça que realmente seja assim tão importante para o bom funcionamento do programa . Área de Projecto 12º Ano
O que fizemos até agora Começámos por mandar um e-mail com uma carta de apresentação e o nosso projecto para cada uma das três estações (RTP, SIC, TVI). Da TVI disseram que não nos poderiam ajudar. Quanto À RTP disseram que nos podiam ajudar mas estamos ainda a combinar a nossa ida a programas como o “Só Visto”, o “Top+” e o “Dança Comigo”. Área de Projecto 12º Ano
Quanto à SIC disseram-nos que podíamos tentar ir aos estúdios “Camacho Costa” que são os estúdios dos programas “Fátima” e “Contacto”. Assim, no dia 30 de Janeiro de 2008 dirigimo-nos a esses mesmos estúdios onde passámos todo o dia, desde as 8:00 horas da manhã até às 18:00 horas. Fomos muito bem recebidas pela Sra. Isabel Serqueira que começou por nos fazer uma visita guiada aos estúdios enquanto nos explicava alguns aspectos sobre a produção dos programas. Falámos com todos os técnicos (câmara-mens, maquilhadoras, cabeleireiros, realizador, produtores, produtoras de imagem, entre outros), que nos explicaram o seu trabalho, filmámos tudo e fizemos ainda entrevistas com a Fátima Lopes, Nuno Graciano e Luciana Abreu. Tudo isto será apresentado no nosso filme final.
Televisão é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de TV. O televisor ou aparelho de TV capta as ondas electromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
As primeiras experiências com a emissão de televisão em preto-e-branco em Portugal começaram no ano de 1952. No entanto, a inauguração oficial da televisão em Portugal teria a sua data marcada para o mês de Setembro de 1956. A televisão portuguesa começou com as emissões do canal do estado, a RTP. A televisão portuguesa tinha mais regras do que as outras televisões, uma vez que nessa altura, Portugal estava ainda "mergulhado" na ditadura imposta pelo Estado Novo e a televisão, tal como todos os outros meios de comunicação social nessa altura em Portugal, estava sob o controlo da censura. A queda da ditadura portuguesa em 1974, gerou uma maior liberdade. Entretanto, são lançados três canais: a RTP2, em 1968, a RTP Madeira, em 1972 e a RTP Açores, em 1975. Em 1980 começaram as emissões regulares a cores em Portugal, sendo o Festival RTP da Canção de 1980 o primeiro programa emitido a cores em Portugal. Nos anos 90 surgem os canais privados: a SIC (1992) e a TVI (1993). Em 1994, surge a Televisão por Cabo.
Planos em televisão Lentes • As câmaras limitam a maneira de ver o mundo • A área que elas podem ver depende da lente que ela possui • No princípio, as câmaras possuíam três ou quatro lentes fixas que o operador trocava conforme a necessidade. • Foi inventada a lente ZOOM que incorpora várias lentes em uma só. • Recebeu esse nome devido ao ruído que o seu motor fazia.
ZOOM Na parte dianteira da lente ZOOM temos o anel de foco. O foco é a definição da imagem. Ele é determinado pela distância em que o objecto a ser captado está da câmara, usando como referência a distância do prisma até o objecto. É na lente que está o diafragma ou íris que automaticamente regula a abertura da passagem de luz. Esta abertura é dada por pontos ƒ, chamados de f number ou f stop, quanto maior é número, menor é a passagem de luz.
Plano Geral Enquadramentos • Os enquadramentos de câmara, ou seja, aquilo que colocamos dentro da tela, são os planos. • Os nomes desses planos podem sofrer algumas modificações, mas suas composições são parecidas. É a boa composição do quadro que privilegia a cena. • O equilíbrio da imagem também é de vital importância neste caso, poderemos contar com o bom senso, ele também ajudará na escolha do melhor enquadramento. Plano Médio Big close /Big close-up
Movimentos No início do cinema as câmaras eram fixas, dificultando várias vezes as cenas, já que elas deveriam acontecer no campo visual da câmara. Novas lentes e novos tripés foram surgindo, possibilitando movimentos. Aqui estão: Pan (panorâmica) ou Pan horizontal 1. A câmara pode movimentar-se, aproximando ou afastando, tanto na lateral quanto na diagonal ou frontal. Travelling 2. Este movimento descreve uma cena horizontalmente, podendo ser da esquerda para direita, mas existem objecções de fazê-la da direita para esquerda, pois estaria em desacordo com o modo da leitura ocidental.
Tilt ou Pan Vertical 3. Descreve um objeto, um prédio, uma pessoa no sentido vertical, ele pode ser usado de cima para baixo, ou de baixo para cima, dependendo da intenção da descrição.
Enquadramentos com a regra do eixo de 180 graus : Quando uma das câmaras ultrapassa o eixo dos 180 graus , dizemos que ela "quebrou o eixo", veja no esquema.
Com o eixo ultrapassado, os enquadramentos das figuras ou pessoas ficarão com o mesmo enquadramento. Enquadramentos com a câmara 1 quebrando a regra do eixo dos 180 graus
Fátima Lopes trabalha há 11 anos com a comunicação e é das primeiras a chegar à produtora. Às 7:30, ela já está no camarim, para, às 8:00, começar a reunião com a equipa do seu programa. “Têm sido anos de muita aprendizagem e empenho com uma equipa muito profissional. Somos, verdadeiramente, uma família, muito unida e trabalhamos todos para o mesmo objectivo”, começa por dizer a apresentadora do programa das manhas da SIC. Ciosa do seu espaço privado, Fátima não deixa ninguém entrar no seu camarim, “É o meu cantinho, ali só entro eu”. Às 9:45, a apresentadora fica pronta (maquilhada, penteada e vestida) para entrar em estúdio. Enquanto isto, os tertulianos fixos do Fátima – Cláudio Ramos, Ana Maria Lucas e Maya – reúnem-se para a discussão do alinhamento do programa. Por volta das 10:00, é a vez de os apresentadores de Contacto começarem a chegar a produtora. O programa só à tarde vai para o ar, mas há muita coisa para preparar. Como é o caso da reunião do alinhamento do programa , que começa sempre ás 11:00.
Fazer dois programas de televisão num só dia não é tarefa fácil. Ainda para mais quando a equipa é a mesma. “As pessoas que fazem o Fátima são as mesmas que produzem o contacto. Desde os maquilhadores, os produtores, os técnicos de som, os realizadores. Só mudam os apresentadores e os convidados.”, Explica Jacinto Viana, chefe de produção. Por isso, entre as 13:00 (Hora a que termina o Fátima) e as 15:45 (quando começa o contacto) não há tempo para fazer muita coisa. “Almoçamos, fumamos um cigarrinho na varanda ou vamos à rua e, em seguida, começamos a preparar tudo para o programa da tarde. Arrumar o estúdio, fazer os ensaios.”. Porém não há stresses. “É uma máquina muito bem oleada. Temos tudo organizado. Cada pessoa é responsável pela sua função. Só assim é que é possível fazer todas as coisas”, explicou-nos Jacinto Viana.
Pelas paredes dos corredores da produtora encontram-se afixadas várias folhas brancas com frases de pensadores conhecidos. “São frases que reflectem algo. Sou eu que as escolho e fazem pensar um bocadinho toda a gente”, explica o líder desta empresa. Desde que a SIC nasceu, que a Comunicação só produz programas para este canal. “Há um acordo de cavalheiros com a SIC que é de exclusividade. Temos tido muita sorte em trabalhar com esta estação, nunca nos faltou trabalho. Sempre nos trataram com respeito e até nos pagamentos não se atrasam”, conta Manolo. Espera que, no futuro, este casamento se mantenha. “Por mim, será um contrato de exclusividade eterno. Mas atenção, sou fã do José Eduardo Moniz e da Manuela mura Guedes”, confessa. O patrão da comunicação recorda que foi ele o pioneiro do formato das manhas em Portugal. “Nós começámos a fazer um programa de manhã, quando ninguém o fazia, e ou outros canais copiaram-nos”, conta. O segredo deste produtor está em “Prestar especial atenção à televisão que se faz na Europa”. “Temos tido muito apoio de profissionais de Espanha, Itália e França”. A “sorte” também é sua aliada. “Mas a sorte dá muito trabalho e tudo depende da maneira como cuidamos os pormenores”.
Rita Ferro Rodrigues (n. Lisboa, 16 de Outubro de 1976) é jornalista e apresentadora de televisão portuguesa. Aos 16 anos começou a apresentar o jornal televisivo para crianças, Caderno Diário na RTP 2, trabalhando de seguida no 1ª Vez, programa de debates para jovens, no qual fez o primeiro directo. Seguiram-se Ferro e Fogo, Passeio da Fama, Sub-26 e Portugalmente. Entretanto, fez teatro, rádio na Antena 1. Frequentou o curso de Direito, na Universidade Católica, e Comunicação Social, na Universidade Autónoma. Já na SIC, começou pelo trabalho de redacção e passou depois a apresentar o programa de informação Verão Quente, no qual trabalhou com Daniel Cruzeiro, o repórter da SIC com quem esteve casada. Foi também pivô da SIC Notícias, durante quase 12 meses. Depois, foi entrevistadora em Pavilhão do Futuro e Encontro Marcado, este último programa, na SIC Mulher. Em 2003 apresentava Cartaz, magazine cultural da SIC Notícias. Actualmente apresenta Contacto, programa de entretenimento na SIC. Rita Ferro Rodrigues é filha de Eduardo Ferro Rodrigues ex-Secretário-Geral do PS. Área de Projecto 12º Ano
Mini-Entrevista Gosta de se ver na televisão?Rita Ferro Rodrigues – Normalmente nunca gosto. E até devia fazer o exercício de me ver mais vezes, para corrigir alguns tiques e muletas de expressão. Mudava alguma coisa? Há sempre coisas para alterar. Por exemplo, a gestão do silêncio, que é difícil de fazer em televisão.Qual foi o melhor momento da sua carreira?Acho que o melhor momento é sempre aquele que vem a seguir, estou sempre à espera do momento em que me consiga superar. Área de Projecto 12º Ano
Mini-Entrevista E o mais embaraçoso?Já me aconteceu de tudo. Já dei algumas gafes, já espirrei, já tropecei nos saltos de vinte centímetros. Gosta de ser reconhecida na rua? É sempre bom, é sinal de que as pessoas me vêem. Lido muito bem com isso. Uma pessoa de referência na televisão portuguesa?A Fátima Lopes, dentro do estilo, é uma pessoa de referência, assim como a Catarina Furtado, que é uma princesa da televisão. Nos homens tenho muita admiração pelo Nuno Graciano e adoro o Malato.Conteúdo preferido em televisão?Vejo sempre o jornal da noite e gosto de séries como o CSI, Donas de Casa Desesperadas e o Dr. House. Área de Projecto 12º Ano
Nuno Graciano Nasceu no dia 14 de Dezembro de 1968, já apresentou “Doutores E Engenheiros” na TVI e “Sem Limites” na RTP bem como “Flagrante Delírio” ao lado de Nuno Eiró na SIC. Apresenta agora, ao lado de Rita Ferro Rodrigues um programa que aborda todo o tipo de assuntos, “Contacto” é o nome do programa que veio substituir o programa “Às 2 por 3”.
Fomos então aos estúdios onde é gravado este programa, o “Contacto” como intuito de falarmos com os dois apresentadores. • Numa pequena entrevista que fizemos ao Nuno ele explicou-nos um pouco do processo de preparação para o programa, histórias engraçadas e os projectos que tinha antes de fazer televisão. • “Temos uma reunião às 11:30 para analisar os comportamentos do dia anterior e onde nos é dado o alinhamento para o programa do próprio dia.”, explica-nos o Nuno enquanto se prepara para a próxima reunião de alinhamento que decorre sempre às 14:00, sendo esta a reunião final antes do programa ir para o ar.
Antes de entrarem no ar os anfitriões falam com os convidados “(…)falamos sobre os assuntos que vamos abordar durante o programa, principalmente com os convidados que não conhecemos tão bem (…)”, diz o Nuno. • Perguntámos ao Nuno como é que se prepara, em termos de imagem, ao que o Nuno respondeu, “(…) depois da reunião voltamos para a maquilhagem durante uma hora de onde já só saímos para ir directamente para o programa.”
Durante a nossa visita a este estúdio apercebemo-nos que a relação de amizade entre toda a equipa, desde os apresentadores até as senhoras de limpeza é muito forte, e todos dizem o mesmo, “(…) isso facilita bastante o trabalho!!”
Informações Acrescidas Começámos por realizar um texto sobre o aparecimento da televisão a cores e sobre o significado da palavra "televisão" . Nesse texto, escolhemos as palavras relacionadas com o tema e pensamos que seria bom termos uma espécie de glossário. Recolhemos algumas informações na internet para que fosse mais fácil a realização dos conceitos e assim conseguimos formar cada um deles. Este “glossário” consiste basicamente num conjunto de palavras importantes sobre a televisão. Área de Projecto 12º Ano
Todos nós sabemos estes conceitos mas nada melhor que explicar em que consiste cada um: A Audiência – é o conjunto dos indivíduos que contactam com o suporte publicitário mede o hábito de um certo grupo alvo em ver/ouvir/ler determinado suporte publicitário. A audiência pode ser medida através de inquéritos por entrevista, no caso de meios tradicionais, no caso da televisão, a audiência é registada em contínuo, electronicamente (audimetria). Área de Projecto 12º Ano
C Censura – é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte. Área de Projecto 12º Ano
D Ditadura – é o regime político autoritário em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única pessoa ou grupo de pessoas, que exerce o poder de maneira absoluta sobre o povo. Ditadura Portuguesa – período entre 1933-1974 liderado pelo ditador António Oliveira Salazar. Área de Projecto 12º Ano
E Estado Novo – é o nome do regime político autoritário e corporativista de Estado que vigorou em Portugaldurante 41 anos sem interrupção, desde de 1933, com a aprovaçãode uma nova Constituição, até 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril. Ao Estado Novo alguns historiadores também chamam “ República “ , embora tal designação jamais tenha sido assumida pelo próprio regime. A designação Estado Novo quis assinalar a entrada numa nova era, aberta pela Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926, marcada por uma concepção anti-parlamentar e anti-liberal do Estado. Ditadura Portuguesa – período entre 1933-1974 liderado pelo ditador António Oliveira Salazar. Área de Projecto 12º Ano
F Festival RTP Canção – é um concurso promovido pela RTP – Rádio Televisão Portuguesa, desde de 1964, com objectivo de seleccionar uma canção para o festival da Eurovisão. 1980 – Começaram as emissões regulares a cores em Portugal, sendo o Festival RTP da Canção o primeiro programa emitido a cores em Portugal. Área de Projecto 12º Ano
R RTP1 – é um canal generalista, com componente comercial e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento, com o objectivo de proporcionar uma escolha variada, atendendo assim às solicitações de todos os estratos que compõe o universo dos telespectadores. RTP2 – é o segundo canal de serviço público, foi constituído como um serviço alternativo aberto à sociedade civil que possa reforçar, pela diferença, os princípios de universalidade, coesão e proximidade de serviço Público de Televisão. Área de Projecto 12º Ano
R 25 de Dezembro de 1968 – iniciaram-se as suas emissões. 5 de Janeiro de 2004 – O canal assumiu uma nova postura passando a ser designado por 2. 19 de Março de 2007 – passou novamente a ser designado por RTP2. RTP Madeira – é um canal de Televisão de características regionais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público da televisão na Região Autónoma da Madeira. Como objectivos centrais tem, no plano interno, fazer chegar a todo o arquipélago a informação e a realidade regional, em todos os domínios. No Plano externo, temos a ambição de levar o mais relevante do quotidiano da região à diáspora madeirense radicada nas 4 partes do Mundo e, com a ajuda imprescindível da RTP, trazer a actualidade dessas comunidades aos residentes nas ilhas. Área de Projecto 12º Ano
R 1972 – foi lançado o canal RTP Madeira RTP Açores – o projecto para a RTP Açores só veio com o 25 de Abril de 1974, e com a hipótese de canais de televisão regionais. A ilha de São Miguel foi escolhida para receber o centro emissor, instalando-se os primeiros estúdios num edifício em São Gonçalo, nos arredores da cidade de Ponta Delgada, após algumas obras de adaptação. No dia 10 de Agosto de 1975 foi para o ar a primeira emissão de televisão nos Açores, com a duração excepcional de horas, uma vez que durante o período das emissões experimentais, que durou dois meses, a televisão emitia cerca de 3 horas diárias. Área de Projecto 12º Ano
s SIC – a SIC iniciou as suas transmissões a 6 de Outubro de 1992, como o primeiro canal de televisão privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo Português. O capital da SIC é detido, na sua totalidade, pela IMPRESA-SGPS,SA, o maior grupo privado de média em Portugal liderado por Francisco Pinto Balsemão, através das suas participadas SOIN-COM-SGPS, SA, Solo – Investindo em Comunicação, SGPS, SA E MEDIA ZOOM – Serviços Técnicos e Produções Multimédia, Lda. Uma forte aposta em programas de ficção, falados em Português, aliada a uma estratégia de marketing, conduziram a SIC à liderança de audiências em Maio de 1995. A SIC trouxe ao espaço audiovisual português um valioso contributo para a pluralidade e independência da informação, sendo já hoje reconhecida em todos os Fóruns Internacionais como o canal de televisão que em menor tempo conseguiu melhores resultados de… Área de Projecto 12º Ano
s audiências. A Informação foi uma das grandes apostas da SIC e a primeira a fixar um espaço claro no panorama televisivo. O “ estilo SIC “ tornou-se rapidamente sinónimo de independência, rigor, qualidade e irreverência. Ao longo destes 15 anos de actividade, o Universo SIC tem vindo a ganhar expressão e importância no meio audiovisual português. T TVI – Televisão Independente, TVI , é a segunda estação de Televisão portuguesa de carácter privado. 20 de Fevereiro de 1933 – iniciaram-se as suas transmissões com quarto canal generalista. 2007 – tornou-se líder de audiências pelo terceiro ano consecutivo. Área de Projecto 12º Ano
T Televisão por Cabo – é um sistema de distribuição de conteúdos audiovisuais de televisão, de rádio FM e de outros serviços para consumidores através de cabos coaxiais fixos, ao invés do tradicional e antigo sistema de transmissão via antenas de rádio (televisão aberta) . Espalhou-se por vários países, principalmente através de serviços de televisão por assinatura. Tecnicamente, a televisão por cabo envolve a distribuição de um número de canais de televisão colectados em um canal central (conhecido como headend em inglês) para assinantes dentro de uma comunidade através de uma rede de fibra óptica e/ou cabos coaxiais e amplificadores de banda larga. 1994 – Surge a Televisão por Cabo. Área de Projecto 12º Ano
Informações Acrescidas Canais A nível nacional RTP1 SIC TVI RTP2 A nível regional RTP Madeira ( Região autónoma da Madeira ) RTP Açores ( Região autónoma dos Açores ) Área de Projecto 12º Ano
Canais Via Satélite RTP Internacional RTP África SIC Internacional TVI Internacional Canais Generalistas RTP1; RTP2; SIC; TVI; RTP África; RTP Madeira; RTP Açores; TV Record; TV Globo Portugal; TV Galiza; TVE Inter; M6; TV5 Monde; Rai uno; Rai duo, Rai tre; RTL; RTL2; BBC Prime; TV Andaluzia; CLPTV; Eurochannel; Cubavision; Pro TV; NHK; CCTV9; VOX; Deutsche Welle; RTP-Planeta, TVR International; TV Bulgária; Phoenix CNE; Vesti. Canais Temáticos: SIC Mulher; SIC Radical; RTP Memória; Porto canal; People + Arts; Fashion TV; F Men; Zone Reality; Arte; Zee Tv; Luxe TV; Zone Club; Wine TV; Canal de las Estrellas; TLNovelas; Pro-Sieben; Revelation, TV Moda; INI TV; RBTI; RITTV. Área de Projecto 12º Ano
Documentários: Discovery Channel; Odisseia; Canal de História; Travel Channel; National Geographic Channel; Discovery Civilization; Discovery Science; Bio; Infinitivo; Encyclopedia; Animaux; Escales; Overseas Channel. Musicais: MTV Portugal; MTV2; MTV Music: MTV Base; VH1; VH1 Classic; MCM Top; VIVA; MEZZO; Afro Music; E Music; Trace; Ritmos Latinos; Telehit; B4U Music; Bandamax, Perfomance. Área de Projecto 12º Ano
Noticiosos: SIC Notícias; RTPN; Euronews; CNN; Bloomberg; Bloomberg Espanha; SKY News; CNBC ARTV; BBC World; Aljazeera; France 24; TVE 24h; FOX News; Rai News 24; Russia Today, Phoenix Infonews. Desportivos: Sport TV1; Sport TV2; Eurosport; Eurosport2; Eurosport News; Extreme Sports Channel; Discovery Turbo; ESPN Classic; Sailing channel; DSF, Rai Sport; NASN; Motors TV; AB Moteurs; Chassey pêche; PFC. Séries: AXN; FOX; FOX Life; FOX Crime; FX. Área de Projecto 12º Ano
Filmes: TVC1; TVC2; TVC3; TVC4; Canal Hollywood; MOV; TCM; MGM; De Película; Propeller; Trailers Home Video. Infantil: Disney Channel; Canal Panda; Cartoon Network; Nickelodeon, Baby TV; Boomerang; Baby 1 st TV; Tiji; Super RTL. Televendas: Gigashopping. Religião: TV Canção Nova. Área de Projecto 12º Ano
Alta Definição: HD 1; Luxe TV HD Programação: Canal Programação (TV Cabo); Mosaico ( AR Telecom); Canal TVTEL (TVTEL) . Adultos: Playboy TV; Venus; XXL; Hustler TV; X Dream TV; Free X TV: Free X TV2 . Área de Projecto 12º Ano