260 likes | 721 Views
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS. ORAÇÕES = POSSUEM VERBO SUBORDINADAS = EXERCEM FUNÇÕES SINTÁTICAS PARA A O.P. ADVERBIAIS =EXERCEM FUNÇÕES PRÓPRIAS DO ADVÉRBIO. CLASSIFICAÇÃO. CAUSAIS = porque, visto que, já que, desde que, uma vez que, como, que, se, na medida em que.
E N D
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS ORAÇÕES = POSSUEM VERBO SUBORDINADAS = EXERCEM FUNÇÕES SINTÁTICAS PARA A O.P. ADVERBIAIS=EXERCEM FUNÇÕES PRÓPRIAS DO ADVÉRBIO
CLASSIFICAÇÃO CAUSAIS = porque, visto que, já que, desde que, uma vez que, como, que, se, na medida em que. Eduardo voltou para sua cidade natal porque não conseguiu emprego na capital. Faltou à reunião visto que esteve doente. Já que tudo não passou de um mal entendido, vamos encerrar o caso. Desde que ele está doente, é melhor interná-lo num hospital. A raposa, como não pudesse alcançar as uvas, desdenhou-as.
Não voltou para casa que estava com medo da bronca dos pais. Se não deve, não tema. O aumento descontrolado dos preços é injusto e perverso, na medida em que atinge principalmente a classe pobre.
CONSECUTIVAS= (tão- tanto- tamanho- tal) + que, de (maneira-modo- forma- sorte)que Fiquei tão nervoso que minha voz tremia. Fazia tanto frio que meus dedos estavam endurecidos. Tamanha era a nossa fome que comemos comida estragada. Choveu de tal forma que tivemos de usar acostamento rodoviário.
CONCESSIVAS= embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, que Embora estivesse doente, não faltei ao trabalho. Admirava-o muito conquanto não o conhecesse. Ainda que falemos a verdade, ninguém acreditaria em nós. Mesmo que me doa, tenho que denunciar meu filho. Eu vou de avião, se bem que estou morrendo de medo. Por mais que economizemos, não teremos dinheiro para comprar o carro. Estudioso que fosse, foi reprovado no concurso.
CONFORMATIVAS= conforme, segundo, consoante, como Fiz tudo conforme meus superiores orientaram. Ele sempre age segundo orientam seus guias espirituais. Relatei os fatos consoante os ouvi. Como diz o povo, tristezas não pagam dívidas.
COMPARATIVAS= como, assim com, (mais-menos) do que, (tanto –tão)quanto, tal qual, que nem A preguiça gasta vida como a ferrugem consome o ferro. Assim como o ímã atrai o ferro, ela me atría irresistivelmente. O lugar era tal qual você o descreveu. Certos cantores gesticulam mais do que cantam. O orador foi mais brilhante do que profundo. A luz é mais veloz do que o som.
CONDICIONAIS= se, caso, desde que, contanto que, exceto se, a menos que, na medida em que, salvo se, sem que Deus só nos perdoará se perdoarmos aos nosso ofensores. A cápsula do satélite será recuperada caso a experiência tenha êxito. Você pode ir, contanto que volta cedo. Ele receberá o dinheiro desde que termine o trabalho no prazo. Ele não receberá o dinheiro a menos que termine o trabalho no prazo.
Poderão chegar lá ainda hoje, salvo se acontecer um imprevisto. (= caso não) Não poderá ser um bom médico sem que estude muito. Não fosse a perícia do guia, teríamos perecido todos. Um empreendimento só poderá ter êxito na medida em que for bem concebido e executado.
FINAIS= a fim de que, para que, porque, que Aproximei-me dela a fim que me ouvisse melhor. Trabalho dia e noite para que nada falte aos meus filhos. Fiz sinal que se calasse. Orai e vigiai, irmãos, porque não entreis em tentação.
TEMPORAIS= quando, enquanto, assim que, logo que, sempre que, desde que, toda vez que, mal, até que, agora que Quando os tiranos caem, os povos levantam. Tudo deu errado na minha vida enquanto morava nesta cidade. Sempre que vou à cidade, passo nas livrarias. Mal chegamos ao local, vimos a extensão da catástrofe. Desde que cheguei aqui, não tenho paz. Todas as vezes que agredimos a natureza, ela se volta contra nós.
PROPORCIONAIS= à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto(mais-menos)... mais-menos À proporção que avançávamos, as casas iam rareando. À medida que se vive, mais se aprende. O valor do dinheiro, ao passo que os preços sobem, vai diminuindo. Quanto mais se tem, mais se deseja. Quanto menos te esforçares, mais te arrependerás.
MODAIS= sem que Aqui viverás sem que ninguém te incomode. O aluno saiu da sala sem que o professor notasse.
LOCATIVAS= onde Não haverá reflexão onde tudo é diversão. DE COMPANHIA = comquem Irei com quem quiser me acompanhar
POLISSEMIA Desde que ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avós. Nós lhe perdoaremos desde que você conserte seu erro. Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia. Ele não será cobrado judicialmente uma vez que pague a dívida. Ele não será cobrado judicialmente uma vez que pagou a dívida.
Como o mar estava muito perigoso, o velho barco voltou ao cais. O velho barco voltou cedo ao cais como prometera o pescador. O barqueiro cuidava de seu barco como os pais cuidam dos filhos. Trabalho em serviços braçais porque não tenho estudo. Os assassinos fizeram de tudo porque não fossem descobertos pela polícia.
REDUZIDAS DE INFINITIVO Ao chegar ao velório, a mãe caiu em prantos. O animal feroz mata para se alimentar. Aprenderam a ler sem terem frequentado a escola. Você não sairá sem antes me avisar. Marta não veio por se achar doente. Aquela cena o impressionou muito, a ponto de lhe tirar o sono. Eugênia saiu sem despedir-se do pai.
REDUZIDAS DE GERÚNDIO Chegando lá, avise-me. Mesmo correndo, não o alcançou. Estudando com afinco, você será aprovado. Prevendo uma resposta indelicada, não o interroguei. O homem entrou na sala dando empurrões.
REDUZIDAS DE PARTICÍPIO Encerrado o expediente, todos foram para o bar. Sitiada por um inimigo implacável, a cidade não se rendeu. Surpreendidos por repentina chuva, pusemo-nos a correr.