390 likes | 912 Views
PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO WS SINAL E SINAL 6.0 (MÓDULO REMETENTE). 1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente ; . 2.1. Preencher os dados da empresa no formulário de cadastro:.
E N D
PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO WS SINAL E SINAL 6.0 (MÓDULO REMETENTE)
1. Realizar cadastro no WS SINAL, como empresa fornecedora: - WS SINAL - Cadastro de Remetente;
2.1. Preencher os dados da empresa no formulário de cadastro: OBS.: Após clicar no botão “Salvar”, a empresa terá acesso imediato ao WS SINAL, sem necessidade de enviar documentação à SUFRAMA.
3. Acessar o WS SINAL com o login (CNPJ) e senha (escolhida durante o cadastro): - WS SINAL - Acesse aqui o Sistema OBS: Caso tenha problemas para acessar o WS SINAL, acesso o link: - Problemas com Login e Senha;
CADASTRANDO UMA NOTA FISCAL CONVÊNCIONAL 4.4. Cadastrar as notas fiscais: CADASTRO>LOTE DE NOTAS FISCAIS:
4.5. Escolher a opção NOVO, para cadastrar um novo lote de notas fiscais; OBS.: Cada lote de notas fiscais deverá conter um máximo de 50 notas fiscais, emitidas para um mesmo destinatário e transportadas pelo mesmo Transportador.
4.6. Preencher as informações do lote ("pacote" de informações, que será enviado à SUFRAMA). OBS: O número de lote é de livre escolha, e servirá para controle do remetente; Na opção TIPO DE NOTA FISCAL, selecionar NF Convencional.
4.7. Após concluída a digitação dos dados do lote, clicar em SALVAR: será aberta a tela de notas fiscais, conforme o tipo selecionado na tela do lote:
4.8. Digitar todas as informações das notas fiscais: OBS.: O preenchimento dos campos SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, GNRE, VEÍCULO DE TRANSPORTE, VOLUME DE TRANSPORTE, REFATURAMENTE e INFORMAÇÕES COPLEMENTARES é opcional: estes campos serão preenchidos em casos específicos, de acordo com o tipo da nota fiscal e/ou modalidade de transporte escolhida.
4.9. Na opção TAXA ZERO, deverá ser analisado de acordo com Portaria SUFRAMA n.º 529, de 28/11/2006, art. 28 e ANEXO III: OBS.: TSA é a Taxa de Serviço Administrativo, que será paga pelo destinatário, referente ao serviço de internamento, realizado pela SUFRAMA.
4.10. Após concluída a digitação dos dados da nota fiscal, clicar em salvar: será aberta a tela para digitação dos itens das notas fiscais:
4.11. Na tela de itens, digitar os dados de cada produto e salvar. Para digitar um novo item, basta clicar no ícone NOVO;
4.12. Após digitar todo os itens e salva-los, volte para a guia do lote e clique em FECHAR LOTE;
4.13. Após fechar o lote, ele estará disponível para geração do arquivo .xml para envio à SUFRAMA: Acessar MANUTENÇÃO>GERAR ARQUIVO>LOTE e clicar em GERAR;
5. Após gerar o arquivo .xml no SINAL 6.0, acessar o link IMPORTAR DADOS, no WS SINAL:
5.1. Clicar em PROCURAR e selecionar o arquivo de lote gerado, na pasta do SINAL no seu computador, no caminho C:\Arquivos de programas\SINAL600\ArquivosSUFRAMA\Lotes
5.2. Clicar no link IMPORTAR: se não houver erros, o lote será importado com sucesso. OBS.: Se forem encontrados erros durante a importação do arquivo de lote, será necessário editar o lote no SINAL 6.0, corrigir os erros indicados e importar o lote novamente.
6.2. Uma mensagem será exibida informando que o PIN foi gerado.
7.Após a geração do PIN, se desejar visualizar a informações transmitidas e/ou imprimir o PIN, acesso o link PIN:
7.1. Informe o CNPJ do destinatário e o período de geração do PIN:
7.2. Nesta tela é possível acompanhar o status de cada PIN gerado. Clique no número do PIN para visualizar as informações transmitidas.
7.3. Para imprimir o PIN, desça a barra de rolagem e clique no link IMPRIMIR:
7.4. Será gerado um arquivo .pdf, para impressão do PIN. Observe que no PIN está indicado o status AGUARDANDO DADOS DE CARGA: NOVO PROTOCOLO DE INGRESSO DE MERACORIA NACIONAL - PIN • OBSERVAÇÕES • Após a geração do PIN, a parte que acabe ao remetente da mercadoria destinada às àreas incentivadas administradas pela SUFRAMA está concluída; • Uma via do PIN impresso (ou o código de barras do PIN, ou simplesmente o número do PIN) deverá ser repassado ao transportador, junto com a mercadoria e a nota fiscal; • A situação do PIN gerado poderá ser consultada sempre que desejada no link PIN do WS SINAL, e a cada nova alteração na situação do PIN (associação de dados de carga, recepção, vistoria, etc.), será atualizada a informação disponível nesta consulta; • Se for necessário cancelar um PIN gerado, esta opção está disponível também no link PIN do WS SINAL.
CADASTRANDO UMA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Após realizar o cadastro das empresas remetente, transportadora e destinatária, cadastrar as notas fiscais: CADASTRO>LOTE DE NOTAS FISCAIS:
2. Preencher as informações do lote e selecionar o TIPO DE NOTA FISCAL>NF Eletrônica
3. Após concluída a digitação dos dados do lote, clicar em SALVAR: será aberta a opção para informar os dados da nota fiscal eletrônica:
4. Informar a Chave de Acesso da Nota Fiscal eletrônica e informar se esta nota fiscal é taxa zero e salvar as informações da NFe:
5. Após digitar todas as notas fiscais eletrônicas, volte para a guia do lote e clique em FECHAR LOTE;
6. Após fechar o lote, ele estará disponível para geração do arquivo .xml para envio à SUFRAMA: Acessar MANUTENÇÃO>GERAR ARQUIVO>LOTE e clicar em GERAR; OBS.: Os procedimentos de Importação do lote, geração e impressão do PIN são os mesmo utilizados para os lotes de notas fiscais convêncionais.
Coordenação Geral de Controle de Mercadoria e Cadastro - CGMEC Contatos: (92) 3613-1550 / 3613-1500 Ramais 211/212 cgmec@suframa.gov.br / jcarlos@suframa.gov.br Coordenação de Análise Documental - CODOC Ramais 228/229/230/231 codoc@suframa.gov.br eduardolincoln@suframa.gov.br efranco@suframa.gov.br Coordenação de Internamento - CODIN Ramais 214/215/216 codin@suframa moliveira@suframa.gov.br Coordenação de Vistorias - COVIS Ramal 222/223 covis@suframa.gov.br Coordenação de Cadastro - COCAD Ramal 219 cocad@suframa.gov.br SUPORTE SINAL: (92) 2127-3100 / 0800 701 85 85 sinal@fucapi.br / suporte0800@fucapi.br