200 likes | 593 Views
TESTE DE HIPÓTESES. DESENVOLVENDO A HIPÓTESE NULA E ALTERNATIVA Neste capítulo, continuamos a fazer inferência estatística mostrando como o teste de hipóteses pode ser usado para determinar se uma declaração sobre o valor de um parâmetro da população deve ser rejeitada. TESTE DE HIPÓTESES.
E N D
TESTE DE HIPÓTESES DESENVOLVENDO A HIPÓTESE NULA E ALTERNATIVA Neste capítulo, continuamos a fazer inferência estatística mostrando como o teste de hipóteses pode ser usado para determinar se uma declaração sobre o valor de um parâmetro da população deve ser rejeitada.
TESTE DE HIPÓTESES Começamos por fazer uma hipótese tentativa sobre o parâmetro da população. Essa hipótese tentativa é chamada de Hipótese Nula e é denotada por H0. Definimos a outra hipótese chamada de Hipótese Alternativa denotada por Ha, que é o oposto estabelecido pela hipótese nula.
TESTE DE HIPÓTESES O teste de hipóteses, neste capítulo, diz respeito a uma proporção e uma média. Temos três tipos de situações: • Testando Hipóteses de Pesquisa O teste de hipótese é provado por contradição. Assim, a hipótese de pesquisa é a hipótese alternativa.
TESTE DE HIPÓTESES Exemplo: Um grupo de pesquisa está buscando evidências para concluir que um novo motor desenvolve, em média, mais de 24km/l. Como diretriz geral, uma hipótese de pesquisa deve ser formulada como uma hipótese alternativa.
TESTE DE HIPÓTESES Assim, H0: 24km/l Ha: >24km/l
TESTE DE HIPÓTESES Se Ho não pode ser rejeitado, os pesquisadores não podem concluir que o novo motor seja melhor. Talvez mais testes sejam necessários. Se Ho pode ser rejeitado, os pesquisadores podem fazer inferência de que Ha: >24km/l seja verdadeiro. A ação para iniciar a produção do novo motor pode ser empreendida.
TESTE DE HIPÓTESES • Testando a validade de uma afirmação À uma afirmação do fabricante é dado um voto de confiança, estabelecido como a hipótese nula.
TESTE DE HIPÓTESES Exemplo: Um fabricante de refrigerantes estabelece que os recipientes têm pelo menos 2,1 litros de líquido. Partindo do pressuposto de que a afirmação do fabricante seja verdadeira, ela irá na hipótese nula.
TESTE DE HIPÓTESES Assim, H0: 2,1 litros Ha: <2,1 litros
TESTE DE HIPÓTESES Se H0 não pode ser rejeitada, a afirmação do fabricante não pode ser desafiada. Se H0 pode ser rejeitada, uma ação contra o fabricante será considerada.
TESTE DE HIPÓTESES • Testando em situações de Tomada de Decisão Neste caso uma ação será tomada se H0 for rejeitada ou não.
TESTE DE HIPÓTESES Exemplo:Um embarque de peças acabou de ser recebido, o inspetor de controle de qualidade precisa decidir se aceita o carregamento ou retorna o carregamento ao fornecedor, pois não satisfaz as especificações. Suponha que o comprimento médio de uma determinada peça seja de duas polegadas. Se for maior ou menor, causará problemas de controle de qualidade.
TESTE DE HIPÓTESES As hipóteses serão, H0: =2 polegadas Ha: 2 polegadas
TESTE DE HIPÓTESES Se H0 não pode ser rejeitado, o embarque será aceito. Se H0 pode ser rejeitado, o embarque não será aceito, e deverá ser devolvido ao fornecedor.
Resumo das Hipóteses H0: o Ha: > o H0: o Ha: < o H0: = o Ha: o
Erros Tipo I e do Tipo II Tanto a hipótese nula, quanto a hipótese alternativa pode ser verdadeira, mas não ambas. O ideal seria rejeitar Ho falso, e não rejeitar Ho verdadeiro. Isso nem sempre é possível. Temos que levar em consideração a possibilidade de erros, pois os testes estão baseados em informações de amostras.
Erros Tipo I e do Tipo II Dois tipos de erros são possíveis: Erro Tipo I – rejeitar H0 verdadeiro; Erro Tipo II – não rejeitar H0 falso.
Erros Tipo I e do Tipo II As probabilidades de ocorrências destes dois tipos de erros são: = probabilidade de se cometer o Erro Tipo I – chamado de nível de significância = probabilidade de se cometer o Erro Tipo II
Erros Tipo I e do Tipo II Tabela – resumo das decisões possíveis