1 / 16

UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR:

UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR:. análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão - Projeto n. 8224 - Edital n. 49/2012 – OBEDUC/Capes PROJETO DE PESQUISA EM REDE UNESP, UFSCAR e UFSC

Download Presentation

UNIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE EACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão - Projeto n. 8224 - Edital n. 49/2012 – OBEDUC/Capes PROJETO DE PESQUISA EM REDE UNESP, UFSCAR e UFSC Dra Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins – FFC/Unesp - SP– Marília (Coordenação) Lúcia Pereira Leite – FC/Unesp-Bauru (Vice-coordenação) 2013-2016

  2. Projeto de pesquisaemredeTema central

  3. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - envolvidas 8 Universidades públicas 13 programas de pós-graduação 20 pesquisadores

  4. OBJETIVO Discutir e analisar as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior e o impacto dessas políticas na promoção da acessibilidade, na formação docente e na produção de mídias instrumentais sobre o contexto universitário.

  5. Princípios teóricos • O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das metas principais dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação. • Para avaliar as políticas educacionais que visem a expansão de vagas e a democratização do ensino público a todos que concluíram o ensino médio, há que se considerar a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, em ambientes universitários. • A Universidade pensada como espaço democrático, formador de opiniões e de produção de conhecimento deve contribuir para a superação dos estigmas que impedem a plena participação nestes contextos, isso implica em revisitar como as mídias comunicacionais têm tratado da temática e o valor dado na eliminação das barreiras de acessibilidade para o público mencionado, nas instituições de ensino superior (IES).

  6. EIXOS DA PROJETO DE PESQUISA

  7. ÁREAS ENVOLVIDAS

  8. Pesquisadores Proponentes da pesquisa - Sede Coordenadoras de Núcleos da Pesquisa

  9. Pesquisadores envolvidos Pesquisadores/ colaboradores

  10. Pesquisadores envolvidos Pesquisadores colaboradores

  11. Pesquisadores envolvidos Pesquisadores colaboradores

  12. Quantitativo de bolsas - CAPES

  13. Abrangência da pesquisa • Verificar a evolução da evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior nos últimos dez anos à luz dos dados disponíveis na plataforma do INEP; • Identificar as pessoas com deficiência nas Universidades; • Levantar e analisar as normativas e das políticas públicas educacionais/comunicacionais que orientam o acesso, a circulação e a permanência de pessoas com deficiência em universidades públicas brasileiras, no que diz respeito: • ao exame vestibular; • na identificação de termos jurídicos que tratam dos direitos da pessoa com deficiência no ensino superior; • no desenvolvimento de políticas comunicacionais de acessibilidade nos meios de comunicação e informação gerados pelos governos do estado de SP, MG e SC;

  14. Abrangência da pesquisa • Levantamento e a análise dos discursos de alunos, professores e funcionários com deficiência e/ou mobilidade reduzida no que refere à avaliação das condições de acessibilidade nas universidades participantes • Levantar e analisar das grades curriculares dos cursos de pedagogia e demais licenciaturas das universidades participantes do projeto, buscando localizar informações que retratem a ocorrência de temáticas relacionadas à educação especial e/ou à educação inclusiva. • Desenvolver produtos midiáticos de veiculação em canais de radiodifusão e TV (TV-Unesp, TVweb e Rádio Unesp FM) e demais empresas ligadas à Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC).

  15. Metas a serem alcançadas • Gerar produtos midiático e de pesquisa de impacto social que sejam capazes de desfazer interpretações equivocadas na efetivação de políticas públicas que contribuam para a consolidação Inclusão nos espaços Universitários; • Contribuir para o desenvolvimento de ações afirmativas que visem a eliminação das barreiras de acessibilidade de impedem a participação de pessoas com deficiência na Universidade; • Favorecer o combate à medidas preconceituosas e excludentes que dificultam a acesso e permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior.

  16. Referencias bibliográficas • BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1793 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais. Brasília, 1994. • _______. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 16 abr. 2012. • _____. MEC/INEP. Censo Educacional - 2009 Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: maio 2012. • ______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 13 de janeiro de 2008. • ______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria n. 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. • CENSO DEMOGRÁGICO 2010 – Resultados Gerais da Amostra – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Disponível em: www.ibege.gov.br/home/presidencia/noticias • DECLARAÇÃO de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. • ______. Declaración Mundial sobre Educación para Todos: plano de ación para satisfazer as necessidades básicas de aprendizaje. Jontiem, Tailândia: UNESCO, 1990.

More Related