120 likes | 228 Views
“ Elo de Convivência, Trabalho e Desenvolvimento”. FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI DO ESTADO DO CEARÁ - FAPECE. Apresentação.
E N D
“ Elo de Convivência, Trabalho e Desenvolvimento” FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI DO ESTADO DO CEARÁ - FAPECE
Apresentação O MovimentoPestalozziano no Ceará expandiu-se aolongodestesanos, nãosó com a Associação Pestalozzi do Ceará (Fortaleza) maspordifundir-se pelo interior do estado. Atualmentefaz parte darede 9 (nove) entidadesquealicerçadanapremissa “ Educaçãoparatodos” e fundamentadanafilosofia de Johann H. Pestalozzi – o pensar, o fazer e o amar, trabalham no sentidodavalorização do ser humanoindependente de suacondiçãobiopsicosocial.
Como Surgiu Apesar do compromisso, daconfiança, do profissionalismo e daresponsabilidade social de cadaentidade, o intercâmbioaconteciaeventualmente e semsistematização. Sentia-se a necessidadedatroca de idéias, de compartilharexperiências, de planejamentoparamelhordesempenho dos trabalhos e com esse feedback o sucesso das açõesfossemcadavezmaisalcançadas. Nestepropósitofoifundadaemnovembro de 2002 a Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Ceará – FAPECE.
Estaorganizaçãoteveseufortalecimento com a visitadaPresidenteda FENASP ao Ceará, Sra. Ester Alves Pacheco Henriques, onde feito o reconhecimento de cadaentidade, estabeleceu-se um vínculo maior e consequentemente ganhou novo incentivo para suaconsolidação.
Quem Somos • Associação Pestalozzi do Ceará – Fortaleza • Associação Pestalozzi de MissãoVelha • Associação Pestalozzi de Barbalha • Associação Pestalozzi de Campo Sales • Associação Pestalozzi de Mauriti • Associação Pestalozzi de Milagres • Associação Pestalozzi de Crateús • Associação Pestalozzi de Quixeramobim • Associação Pestalozzi de Porteiras (Mais nova filiada da FENASP)
Como Tudo Começou A trilhaabertapara a concretizaçãodessemovimento se deu com a iniciativadaeducadoraEunice BarrosoDamascenoque com ousadia e determinação, fundouhá 55 anos o Instituto Pestalozzi do Ceará. É portantopioneiranaeducação de pessoas com deficiênciaintelectual no Nordeste, rompendoassim a barreira do preconceitodasociedade.
Fazem parte destahistória Para queessemovimentoalcançasse o sucesso e o reconhecimento de todos, juntaram-se aosideaisda Profª. Eunice, pessoasmunidas de altruismo e fizeram com queseupioneirismo se multiplicasse e resultasseemaçõesquebeneficiasseumaparceladasociedadeque se encontravaexcluída. Lembramosaqui a Profª. Marlene DamascenoMeloquejuntando-se a suairmã, firmouumaparceriaimbatívelparaque o movimentoPestalozziano no Ceará acontecesse, sendoatualmente a presidentedainstituição. Redemostambémhomenagem (in memorian) a Sra. Minerva Diaz de SáBarreto, que com autenticidade fez surgir o Instituto Pestalozzi de Barbalha, dedicando boa parte de suavida a lançarsementes de sabedoria e amor com o lema “Ser melhores, fazer o melhor e lutarpelo o melhor”.