200 likes | 384 Views
Escola Básica de Glória. “Um Bosque Perto de Si” . À Descoberta do Montado de sobro e azinho do Cerejal, Freguesia de Glória, Estremoz... Ano Letivo 2011/2012 .
E N D
“Um Bosque Perto de Si” À Descoberta do Montado de sobro e azinho do Cerejal, Freguesia de Glória, Estremoz... Ano Letivo 2011/2012
A aventura começou quando estudámos os Montados de sobro e azinho da Serra d`Ossa e do Cerejal. O Montado do Cerejal fica muito próximo da nossa escola.Fizemos pesquisas, entrevistas e apresentámos os nossos trabalhos à turma A, turma B e Jardim de Infância.Os trabalhos foram expostos no átrio para que os nossos pais os pudessem apreciar.
Na escola fizemos experiências e descobrimos por que razão as folhas mudam de cor no outono...
... E descobrimos também como se pode fazer um indicador de pH, natural.
Apresentámos os nossos trabalhos na Semana da Ciência e Tecnologia, no Centro Ciência Viva de Estremoz.
Numa das visitas ao Centro Ciência Viva de Estremoz, estudámos a formação dos solos e fizemos um trabalho coletivo para o projeto “Conectando Mundos” – Sementes par um mundo mais justo
Participámos no VII Congresso Nacional Cientistas em Ação, no Centro Ciência Viva de Estremoz. Apresentámos seis atividades experimentais sob o tema“A Ciência no Tempo dos Nossos Avós”. Ganhámos o 1º prémio e uma Menção Honrosa.
Fizemos uma saída de campo muito especial... na companhia do professor César Garcia, ao Montado de sobro e azinho do Cerejal, que decorreu durante uma manhã de Primavera.
Foi uma manhã que todos adoraram, de muitas aprendizagens, muitas curiosidades e muitos nomes científicos!Descobrimos os mapas topográficos, cartas geológicas, bússolas, GPS, guias de campo, binóculos e material de recolha de amostras.
Exploramos o Montado, a ribeira de Tera e toda a paisagem envolvente.
Identificamos, fotografamos e recolhemos exemplares de seres vivos do ecossistema.
Observamos líquenes, musgos e descobrimos muitos seres vivos num pedaço de madeira que estava no solo.
Muitas espécies de plantas, cujos nomes comuns são, respetivamente, esteva (polinizadas por insetos), fetos e dedaleira. Os nomes científicos são, respetivamente Cistusladanifer L., Pteridiumsp. e DigitalispurpureaL..
Uma grande diversidade de plantas com flor que se podem observar na Primavera, no Montado.
Observamos muitos animais, de esqueleto externo, e vestígios da sua atividade, tais como fezes, pegadas, teias, exosqueletos. Ouvimos e tentamos identificar aves.
À tarde, na escola, dinamizamos a sala de aula com lupas binoculares, lupas de bolsos e guias de campo para observar e analisar as amostras recolhidas.
Transformámos a sala de aula num verdadeiro laboratório. Observámos musgos e líquenes ao microscópio, na lupa binocular, com lupas de mão, catalogámos tudo e fizemos um herbário.
Depois da visita do Professor César Garcia, construímos uma maquete sobre o montado de sobro e azinho da Serra d’ Ossa. Divulgámos o nosso trabalho no Jornal do Agrupamento “A Bilha”.