1 / 25

Orçamento Público, Controle Social e SGDCA Metodologia Orçamento e Direitos

Orçamento Público, Controle Social e SGDCA Metodologia Orçamento e Direitos. ESTATUTO DA Criança e do Adolescente. Legislação avançada na área de defesa e promoção de direitos da criança e do adolescente.

akasma
Download Presentation

Orçamento Público, Controle Social e SGDCA Metodologia Orçamento e Direitos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Orçamento Público, Controle Social e SGDCA Metodologia Orçamento e Direitos

  2. ESTATUTO DA Criança e do Adolescente Legislação avançada na área de defesa e promoção de direitos da criança e do adolescente. O ECA traz conceitos importantes e muda a cultura obrigando Estado, Família e Comunidade a se responsabilizarem pela proteção integral de crianças e adolescentes.

  3. Art. 4º Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  4. Parágrafo único A garantia de prioridade compreende: • (...) • c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; • d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

  5. A preocupação da sociedade civil: Direitos universais: destinados à todas e a cada criança e adolescente. (b) Políticas públicas articuladas: programas e ações que garantam a intersetorialidade. (c) Políticas Públicas transformadoras da realidade: acabar com a realidade produtora de exclusão, violência e violação de direitos.

  6. Para observar cada criança e cada adolescente é preciso: Considerar as diversidades (raça/etnia, geração, gênero, orientação sexual...) Analisar o quanto estas dimensões são incorporadas pelas políticas públicas. Analisar como estas dimensões aparecem nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

  7. A criação da Metologia Orçamento Criança e Adolescente – OCA foi um passo decisivo para qualificar o monitoramento das políticas promotoras de direitos no Brasil.

  8. A sociedade civil que impulsionou o ECA provoca o governo para dar respostas e criar políticas específicas. Criação de Programas: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e outras tantas no contexto de cada pasta (saúde, educação, cultura...). Algumas políticas de ação direta, outras de ação indireta afetam a vida de milhões de crianças e adolescentes - OCA.

  9. Não basta olhar o Orçamento, é preciso acompanhar: (a) Os desenhos das políticas observando a concepção, o alcance e a articulação entre as diversas políticas; (b) o orçamento público (destinação de recursos e a sua execução).

  10. Metodologia Orçamento e Direitos • A criação/sistematização da metodologia Orçamento e Direitos é um novo passo que agrega novos elementos para análise do orçamento e não substitui o OCA.

  11. A Metodologia OD do Inesc leva em consideração o as obrigações do Estado em:1. Aplicar o máximo de recursos disponíveis para a promoção dos direitos humanos;2. Garantir financiamento com justiça social;3. Promover a realização progressiva dos direitos humanos (contemplando a dimensão das desigualdades, especialmente de gênero e raça/etnia);POLÍTICAS EMANCIPATÓRIASPOLÍTICAS REPARADORAS

  12. Disponibilidade Qual o máximo de recursos disponíveis para a efetivação dos direitos? FinanciamentoA arrecadação está promovendo a justiça tributária ou tirando mais de quem tem menos? Aplicação Quanto de recurso foi destinado para a efetivação dos direitos humanos? Para quais políticas? Com que metas? Monitoramento Ano após ano, podemos verificar uma progressiva realização dos direitos humanos?

  13. Dificuldades no Brasil: Insuficiência de recursos para as políticas de efetivação de direitos; Contigenciamento de recursos para as políticas sociais;

  14. A dificuldade dos gestores públicos executarem o orçamento autorizado, em razão da falta de estrutura, burocracia do Estado, desvio de recursos, má gestão etc; A falta de indicadores e metas de garantia de direitos que deveriam ser explicitamente definidos nos programas e ações governamentais a fim de expressar o real compromisso do governo com a superação do déficit de acesso a direitos.

  15. Em 2012, do total do ORÇAMENTO DA UNIÃO 47,9% serão destinados aos serviços da dívida: 1) Amortização da Dívida: 41,3%2)Juros e Encargos da Dívida: 6,6%

  16. Na metodologia Orçamento e Direitos o monitoramento deve responder: As políticas públicas existentes estão conseguindo efetivar o direito objeto de acompanhamento? Que novas políticas deveriam ser criadas ou que modificações devem sofrer as políticas existentes a fim de efetivarem as dimensões dos direitos indicados?

  17. O monitoramento deve provocar Orçamento Alternativo Propor o quanto o governo deveria gastar em áreas e programas determinados, para efetivar direitos assegurados em tratados internacionais e na legislação brasileira.

  18. O orçamento e a Participação Social Por um lado a sociedade civil exige transparência e por outro o governos (municipais, estaduais e federal) se veem obrigados a entrar num diálogo, a prestar contas. A ideia de traduzir o orçamento a partir do marco dos direitos humanos é oferecer à sociedade um instrumento para poder influenciar esse processo, por meio da participação popular e do exercício do controle social.

  19. Três momentos 1. Elaboração da Proposta Orçamentária pelo Executivo 2. Tramitação da Proposta Orçamentária no Legislativo 3. Acompanhamento da execução do orçamento (sua implementação e avaliação dos resultados)

  20. No Plano Plurianual - PPA (2012/2015) Promoção dos Direitos de Crianças e AdolescentesAutonomia e Emancipação da Juventude

  21. Controle Social Por meio de sites e grupos organizados a sociedade civil pode e deve monitorar o orçamento. O monitoramento consiste em acompanhar os gastos e exigir a liquidação de cada ítem de despesa. Proposição de emendas aos orçamento por ocasião da elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA para garantir a universalização dos direitos.

  22. Mobilização popular organização da sociedade civil O acompanhamento ao OCA exige trabalho de articulação de modo a criar maior força de pressão. A articulação também garante que todas as despesas que afetam os direitos das crianças e adolescentes serão identificadas no orçamento. O maior número de organizações acompanhando o OCA também pressionam para que os diferentes interesses dos diferentes grupos de crianças e adolescentes sejam contemplados no orçamento público.

  23. Avaliação Básica Avaliação Básica Comparação do OCA executado com o OCA previsto no ano; Verificação da participação relativa do OCA previsto no orçamento total; Verificação da participação relativa do OCA no Orçamento de Seguridade Social da Lei do Orçamento Anual.

  24. Fórum Orçamento Criança e Adolescente – DF Um Fórum que reúne organizações da sociedade civil; setores de governo; associações de Conselhos Tutelares; pessoas em geral (inclui adolescentes) - O Fórum OCA acompanha a execução orçamentária, faz análises, organiza oficinas, faz pressão, chama audiências públicas, dialoga com o governo e apresenta emendas ao orçamento para garantir direitos da população em questão.

  25. www.senado.gov.br/siga www.camara.gov.br/orcamento www.ipea.gov.br www.inesc.org.br www.forumdca.org.br www.transparencia.gov.br Fontes de informação:

More Related