1 / 13

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO. PROJETO DE EXTENSÃO Capacitação e Orientação de Gestão para Mulheres Empreendedoras do Bairro Alto da Brasília/Sobral-CE.

akina
Download Presentation

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FACULDADE LUCIANO FEIJÃOCOORDENADORIA DE EXTENSÃO

  2. PROJETO DE EXTENSÃOCapacitação e Orientação de Gestão para Mulheres Empreendedoras do Bairro Alto da Brasília/Sobral-CE

  3. Grande Área de Conhecimento:Ciências Sociais AplicadasÁrea Temática:Principal: TrabalhoSecundária: EducaçãoLinha de Extensão:EmpreendedorismoPalavras Chaves:Capacitação em Gestão; Empreendedorismo Social; Mulheres Empreendedoras.

  4. JUSTIFICATIVA É sabido que o crescimento de um país também depende da habilidade de sua população em criar, da capacidade de apreender e de gerar novos conhecimentos tecnológicos. Com isso, há clara interseção com o empreendedorismo. Compreende-se a temática empreendedorismo, como fenômeno social e econômico, constituindo um importante tema da gestão contemporânea

  5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA O empreendedorismo caracteriza-se por um prisma multidimencional, que envolve a empresa, o ambiente e o empreendedor. Assim, o empreendedorismo tem sido visto como uma forma criativa, diferenciada, e holística, relacionado a várias formas de mudança, superando a vinculação do empreendedorismo apenas às empresas. Percebe-se a tendência em colocar o empreendedor associado ao sucesso apresentando o empreendedor de forma elitista, excluindo as minorias, as mulheres e os empreendedores sociais.

  6. OBJETIVO GERAL Desenvolver uma visão empreendedora em mulheres do bairro Alto da Brasília, proporcionando conhecimentos formais na área de consultoria e gestão de pequenos negócios.

  7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver o conceito de empreendedorismo nas mulheres do bairro Alto da Brasília Capacitar mulheres empreendedoras do bairro Alto da Brasília.

  8. HIPÓTESES Espera-se que as mulheres empreendedoras apliquem os conhecimentos básicos adquiridos nos seus negócios com uma visão a pequeno, médio e longo prazo. Ao final da execução do projeto pretende-se que os empreendimentos estejam formalmente estruturados e com perspectivas de crescimento

  9. METODOLOGIA O projeto foi desenvolvido na sede da instituição parceira denominado Centro Social Rosa Gatorno e através de diversas ações de recrutamento, o projeto captou 12 (doze) candidatas. Sendo marcado o primeiro encontro, nominado de palestra introdutória com a presença de 07 (sete) mulheres empreendedoras, com duração de 04 horas/aula contendo toda a explicação sobre o projeto, dias, horários e local de funcionamento do projeto. Sendo a capacitação dividida em 04 (quatro) módulos: O primeiro módulo que denominamos de noções básicas de Consultoria, Marketing e Finanças, facilitado pelo coordenador do projeto. No segundo encontro desenvolvemos o módulo de Marketing também facilitado pelo coordenador do projeto. No terceiro e quarto momentos o módulo de Finanças, facilitado pelo professor Paulo Michel Gomes. Os encontros resultaram no acúmulo de 01 hora/aula de Consultoria, 05 horas/aula de Marketing e 10 horas/aula de Finanças, somados a palestra introdutória. Totalizando 20 horas de capacitação para as mulheres empreendedoras.

  10. Público Alvo:Mulheres Empreendedoras do Bairro Alto da BrasíliaPúblico Atingido:07 (sete) Mulheres empreendedorasAbrangência:Interinstitucional

  11. EQUIPE DE TRABALHO COORDENADOR: Sérgio Luiz Corrêa dos Santos Professor Especialista BOLSISTAS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO: Raimundo Saraiva Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

  12. RESULTADOS Durante o projeto percebemos o desenvolvimento de novos conceitos por parte das participantes do projeto e com a intervenção observamos que as empreendedoras adquiriram uma postura proponente de mudança no processo de gestão de seus negócios, que resultará em ações planejadas e de impacto social.

  13. BIBLIOGRAFIA BARRETO, L. P. Educação para o Empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo, Transformando Ideias em Negócios. São Paulo: Elsevier, 2008. RIFKIN, J. O fim do emprego:o contínuo crescimento do desemprego no mundo. São Paulo: Makron books, 2004.

More Related