360 likes | 940 Views
METODOLOGIA DE PESQUISA. Prof. William Eduardo da Silva. ALGUNS QUESTIONAMENTOS. O que é pesquisa?. De onde tiro uma ideia ?. Que tipo de pesquisa posso realizar?. Como eu começo uma pesquisa?. O que significa “ser pesquisador”?. Sou capaz de realizar uma pesquisa?.
E N D
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof. William Eduardo da Silva
ALGUNS QUESTIONAMENTOS O que é pesquisa? De onde tiro uma ideia? Que tipo de pesquisa posso realizar? Como eu começo uma pesquisa? O que significa “ser pesquisador”? Sou capaz de realizar uma pesquisa?
Para se tornar um pesquisador é preciso ser UMA MENTE BRILHANTE ???
A PESQUISA É UM… “[…] procedimentoreflexivosistemático, controlado e críticoquepermitedescobrirnovosfatosou dados, relaçõesou leis, emqualquer campo do conhecimento”. “A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamentoreflexivo, querequer um tratamentocientífico e se constitui no caminhoparaconhecer a realidadeouparadescobrirverdadesparciais”. (In: MARCONI & LAKATOS, 2007)
A PESQUISA CIENTÍFICA POSITIVISMO X INTERPRETATIVISMO
O PARADIGMA POSITIVISTA De acordo com o paradigma positivista, a realidade é apreendida por meio de observação empírica. As descobertas se dão pela via da indução, que é o processo de chegar as regras e leis gerais pela observação das regularidades. Pode-se também trabalhar nesse paradigma pelo processo hipotético-dedutivo que concilia a interpretação empírica com as certezas da lógica dedutiva.
O paradigma interpretativista O paradigma interpretativista parte do princípio que a realidade social não existe em termos concretos, mas é um produto das experiências subjetivas e intersubjetivas das pessoas. As pessoas é que constroem e mantêm simbolicamente a realidade. Dessa forma as pesquisas desenvolvidas sob esta ótica não têm como objetivo a busca da certeza nem a generalização absoluta.
Passos para se fazer uma pesquisa • Escolha do tema • Levantamento de dados • Formulação do problema • Elaboração das perguntas de pesquisa • Escolhadametodologia • Análise e interpretação dos dados • Relatório do resultadodapesquisa
AS FASES DA PESQUISA ■ ESCOLHA DO TEMA Tema é o assuntoque se desejaestudar e pesquisar. Escolher um temasignifica: • Selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborarumtrabalhocientífico; • Encontrar um objetoquemereça ser investigadocientificamente e tenhacondições de ser formulado e delimitadoemfunçãodapesquisa.
FASES DA PESQUISA ■LEVANTAMENTO DE DADOS Para obtenção de dados podem ser utilizadostrêsprocedimentos: pesquisa documental, pesquisabibliográfica e contatosdiretos. ■ FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Problema é umadificuldade, teóricaouprática, no conhecimento de algumacoisa de real importância, para a qual se deveencontrarumasolução.
FASES DA PESQUISA ■ PERGUNTAS DE PESQUISA As perguntas de pesquisaorientam a busca de informações. A clareza das perguntas é condição de importância fundamental para o desenvolvimentodapesquisa. Os resultadosfinaisdapesquisadeverão responder àsperguntasformuladas. ■ DELIMITAÇÃO DA PESQUISA Delimitar a pesquisa é estabelecerlimitespara a investigação.
FASES DA PESQUISA ■ SELEÇÃO DOS MÉTODOS E TÉCNICAS Tantoosmétodosquanto as técnicasdevemadequar-se aoproblema a ser estudado, àsperguntaslevantadas, aotipo de participantes com quem se vaientaremcontato. ■ COLETA DOS DADOS Etapadapesquisaemque se inicia a aplicação dos instrumentoselaborados e das técnicasselecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos. Emlinhasgerais, as teçnicas de pesquisasão: coleta documental, observação, entrevista, questionário, formulário, testes, história de vida, medidas de opiniões e atitudes, entre outras.
FASES DA PESQUISA ■ ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Umavezmanipuladosos dados e obtidososresultadosprocede-se à análise e interpretação dos mesmos. ■ CONCLUSÕES Últimafase do planejamento e organização do projeto de pesquisa, queexplicitaosresultadosfinais, consideradosrelevantes.
ETNOGRAFIA “[...] descrição de cultura ou de grupos de pessoas percebidas como tendo certo de unidade cultural.” (Van Lier) Origem: • necesidade de estudar o comportamento humano em contextos sociais (sociólogos, linguistas, psicólogos, antropólogos); • insatisfação com métodos experimentais, com dados quantitativos e controlados.
Princípios básicos ÊMICO: Olhar os atores sociais no cotidiano e o significado que atribuem aos fatos (sem modelos pré-estabelecidos). HOLÍSTICO: Os pedaços da cultura devem ser relacionados ao todo (e a semelhantes em outras culturas).
Fontes de dados OBSERVAR (participante ou não) + PERGUNTAR (diário, questionário, entrevista)
PESQUISA-AÇÃO “Estudo de uma situação social para melhorar a ação.” (Elliot, 1991:69) Intervenção de pequena escala no mundo real e exame de seus efeitos. (McNiff, 1986) Auto-reflexão crítica para aprimorar a prática. (Carr & Kemmis, 1986)
Situada, relacionada a um contexto social. Onde se realiza a investigação? Questões do dia-a-dia levantadas pelo próprio participante. O que investiga? O próprio participante, mas de forma colaborativa. Quem a conduz? Para os participantes; Para identificação de problemas, visando à mudança. Para que(m) se realiza? De forma sistemática, cíclica e reflexiva. Como se realiza?
Reflexão em ação Ação Novas idéias para ação Teoria Prática
ESTUDO DE CASO Designaumadiversidade de pesquisasquecoletam e registram dados de um caso particular ou de várioscasos a fim de organizar um relatórioordenado e crítico de umaexperiência, ouavaliá-la analiticamente, objetivandotomardecisões a seurespeitoouproporumaaçãotranformadora.
GERAÇÃO DE DADOS Observaçãoparticipante: contatodireto do pesquisador com o fenômenoobservadopararecolher as ações dos atoresemseucontexto natural, a partir de suaperspectiva e seuspontos de vista. Questionário: conjunto de questõespré-elaboradas, sistemática e seqüencialmentedispostasemitensqueconstituem o temadapesquisa com o objetivo de suscitar dos informantesrespostasporescritoouverbalmentesobreassuntoqueosinformantessaibamopinarouinformar. É umainterlocuçãoplanejada.
GERAÇÃO DE DADOS Notas de campo: anotações de pesquisa. Diáriosreflexivos: escritosouorais, mantidospelosinformantesoupesquisadorou ambos. Gravaçãoemáudioouvídeo. Pesquisabibliográfica: abrangetodabiblografiajátornadapúblicaemrelaçãoaotema de estudo.
GERAÇÃO DE DADOS Entrevista: é um forma de colherinformaçõesbaseadas no discurso do entrevistado. História de vida: é um relatoretrospectivodaexperiênciapesoal de um indivíduo, oral ouescrito, relativo a fatos e acontecimentosqueforamsignificativos e constitutivos de suaexperiênciavivida.
GRUPO FOCAL • É uma técnica de avaliação que oferece informações qualitativas. • Um moderador guia grupos, de aproximadamente 10 pessoas, numa discussão que tem por objetivo revelar experiências, sentimentos, percepções, preferências. • Os grupos são formados com participantes que têm características em comum e são incentivados pelo moderador a conversarem entre si, trocando experiências e interagindo sobre suas idéias, sentimentos, valores, dificuldades, etc. • O papel do moderador é promover a participação de todos, evitar a dispersão dos objetivos da discussão e a monopolização de alguns participantes sobre outros. • O assunto é identificado num roteiro de discussão e são selecionadas técnicas de investigação para a coleta das informações.
OBRIGADO!!! email: william.silva@ifrj.edu.br