1 / 21

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada. Aula 01. Ementa :

amena
Download Presentation

Estatística Aplicada

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estatística Aplicada Aula 01

  2. Ementa: Critérios estatísticos aplicados a determinação do risco dos investimentos. Medidas de tendência e de dispersão: média e variância, análise de risco e retorno e sua relação com a expectativa de resultados. Valor esperado. A estatística e probabilidade como instrumentos de análise financeira. Risco absoluto e risco relativo. Regressão linear e a determinação do risco relativo Beta. Intervalo de confiança.

  3. Bibliografia Recomendada: SALVATORI, B. V. Estatística Aplicada. São Paulo: Edicon, 2007. LARSON, R e FARBER, B. Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson, 2007. FREUND, J. E. Estatística Aplicada – Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

  4. Estatística é a ciência interessada na coleta, organização, resumo, apresentação e análise dos dados, bem como na obtenção de conclusões e da tomada de decisões baseadas em tais análises As informações obtidas por meio de coleta, análise, apresentação e interpretação dos dados proporcionam aos gerentes e tomadores de decisões uma melhor compreensão do ambiente empresarial e econômico e, assim, capacita-os a tomar decisões mais fundamentadas e de melhor qualidade.

  5. Aplicações: • Em reportagens mais aprofundadas sobre assuntos de interesse atual (ou não): • Melhores produtos de determinado ano; • Panorama econômico; • Dados sobre economia, índices de produção, preços de ações, taxas de juros, etc. • Algumas revistas fazem pesquisas anuais para conhecer os seus leitores... Saber, por exemplo, que 90% dos assinantes têm computador em casa, implica em várias medidas que podem ser tomadas: • Interesse dos assinantes em artigos sobre área de informática; • Incentivo para que os fabricantes de produtos para informática anunciem na revista, etc.

  6. Principais fases do método estatístico: • Coleta e crítica dos dados; • 2. Classificação e condensação dos dados; • 3. Apresentação dos dados por meio de gráficos; • 4. Descrição dos dados; • 5. Análise dos resultados e previsão.

  7. A estatística descritiva é ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados. A estatística inferencial é ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é probabilidade. O processo de realização de uma pesquisa para coletar dados correspondentes à população inteira chama-se censo.

  8. População: é a totalidade de itens, objetos ou pessoas sob considerações. Amostra: é uma parte da população que é selecionada para análise (subconjunto de uma população). A primeira tarefa de um estatístico é definir clara e precisamente o problema a ser estudado, qual a população envolvida e que amostra irá utilizar. Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica da população. Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

  9. Retirada de Amostra Representativa POPULAÇÃO Estudos estatísticos somente com o uso dos elementos da amostra GENERALIZAÇÃO Inferência Estatística

  10. Exemplo 1: Queremos obter informações sobre a audiência de certo programa de TV, na Grande São Paulo. A população de interesse é o conjunto de todos os domicílios da região da Grande São Paulo que possuem TV. A amostra é o conjunto dos domicílios que serão visitados. Exemplo 2: Estudar a procedência dos candidatos a uma certa universidade. População: Conjunto de todos os candidatos à referida universidade. Amostra: Conjunto dos candidatos que serão entrevistados.

  11. Um grupo de crianças será escolhido para receber uma nova vacina contra meningite; • Sorteamos um certo número de donas de casa, para testar um novo sabão em pó; • Uma fábrica deseja saber se sua produção de biscoitos está com o sabor previsto; • Aceitação popular de um certo projeto do governo.

  12. Dê sua opinião sobre os tipos de problemas que surgiriam nos seguintes planos amostrais: • a) Para investigar a proporção dos operários de uma fábrica favoráveis à mudança do início das atividades das 7h para as 7:30, decidiu-se entrevistar os 30 primeiros operários que chegassem na fábrica na quarta-feira. • b) Mesmo procedimento, só que o objetivo é estimar o número do calçado dos operários. • c) Para estimar a porcentagem média da receita municipal investida em lazer, enviaram-se questionários a todas as prefeituras, e a amostra foi formada pelas prefeituras que enviaram respostas. • d) Para verificar o efeito de brinde nas vendas de sabão em pó, tomaram-se 4 supermercados da zona sul e 4 da zona norte de uma cidade. Nas 4 lojas da zona sul, o produto era vendido com brinde, enquanto que nas outras 4 era vendido sem brinde. No fim de um mês, compararam-se as vendas da zona sul com as da zona norte.

  13. Dados são os fatos e números coletados, analisados e sintetizados para apresentação e interpretação. • Todos os dados coletados em um estudo em particular denominam-se conjunto de dados. • Elementos são as entidades a respeito das quais se coletam dados. • Variável é uma característica dos elementos que nos interessa. • Os dados são obtidos coletando-se as medidas de cada variável de cada elemento de ume estudo. • O conjunto de medidas obtidas correspondentes a determinado elemento designa-se observação.

  14. Foi feita uma pesquisa com 15.000 pessoas que passaram pelo metrô Santa Cecília, em determinada semana, para saber o prato quente que os moradores da cidade de São Paulo mais apreciam e o número de refeições que cada um faz por dia. População: moradores da cidade de São Paulo. Amostra: 15.000 pessoas que passaram pelo metrô Santa Cecília em determinada semana. Elementos: 15.000 pessoas. Observação: prato quente e número de refeições por dia de um determinado elemento. Variáveis: prato quente e número de refeições por dia. Conjunto de dados: as respostas de todas as pessoas entrevistadas.

  15. Escalas de Medição Números inteiros Informações numéricas Números decimais É possível ordenar Escala ordinal Informações não-numéricas Não é possível ordenar Escala nominal

  16. Escala Intervalar • Os dados exibem as propriedades de dados ordinais e o intervalo entre os valores é expresso em termos de uma unidade de medida fixa. • Dados de intervalos são sempre numéricos. • Exemplo: pontuações em exames. Escala de Proporção • Os dados têm todas as propriedade de dados de intervalos e a proporção de dois valores é significativa. • Essa escala exige que um valor zero seja incluído para indicar que não existe nada no ponto zero. • É possível comparar valores: o dobro de, um terço de, etc. • Exemplos: distância, altura, peso e tempo.

  17. Exercício 01 A direção de um parque contratou uma equipe de pesquisadores para coletar algumas informações sobre seus freqüentadores. Os cem entrevistados responderam a questões sobre sexo, idade, número de vezes por semana que vão ao parque, período de visita (manhã, tarde, começo da noite), tempo de permanência e quantia gasta nas dependências do parque. Cada um desses objetos de estudo corresponde a uma variável. Classifique as variáveis quanto ao tipo (qualitativa ou quantitativa). São qualitativas: sexo e período de visita. As demais são quantitativas.

  18. Exercício 02 • Uma concessionária de automóveis tem cadastrados 3 500 clientes e fez uma pesquisa sobre a preferência de compra em relação a “cor” (branco, vermelho ou azul), “preço”, “número de portas” (duas ou quatro) e “estado de conservação” (novo ou usado). Foram consultados 210 clientes. Diante dessas informações, responda: • Qual é o universo estatístico e qual é a amostra dessa pesquisa? • b) Quais são as variáveis e qual é o tipo de cada uma? • c) Quais os possíveis valores da variável “cor” nessa pesquisa? a) Universo estatístico: conjunto formado pela totalidade dos clientes (3 500); Amostra: conjunto formado pelos clientes consultados (250); b) Cor: qualitativa nominal; preço: quantitativa contínua; número de portas: quantitativa discreta; estado de conservação: qualitativa ordinal; c) Branca, vermelha e azul.

  19. Seção Transversal: são dados coletados no mesmo intervalo de tempo ou aproximadamente no mesmo intervalo de tempo. Exemplo: pesquisa feita com as pessoas no metrô: numa determinada semana. Série Histórica: são dados coletados ao longo de diversos períodos. Exemplo: preço do litro de gasolina ao longo dos últimos 20 anos.

  20. Fontes Existentes:o pesquisador se utiliza de relatórios, revistas, arquivos, livros, coletas de dados utilizadas por instituições especializadas, etc. ou seja, os dados já existem (Fonte Secundária) – Pesquisa. Estudos Estatísticos: as informações são obtidas diretamente pelo pesquisador, os dados necessários a uma aplicação em particular não se encontram disponíveis por meio das fontes existentes (Fonte Primária) – Experimento.

  21. Exercício • Indique se as populações a seguir devem ser consideradas finitas ou infinitas: • Todos os eleitores inscritos do estado da Califórnia. • Todos os aparelhos de televisão que poderiam ser produzidos pelo parque industrial da TV-M Company, em Allentown, Pensilvânia. • Todos os pedidos que poderiam ser processados por uma empresa de encomenda postal. • Todas as chamadas telefônicas de emergência que poderiam ser feitas a uma delegacia de polícia local. • Todos os componentes que a Fibercon, Inc., produziu no segundo turno de trabalho no dia 17 de maio. Finita Infinita Infinita Infinita Finita

More Related