1 / 3

Objetivos e Métodos

Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem. Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Potenciais Evocados Auditivos e em Fonologia do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP Financiamento: CAPES Autores:

amil
Download Presentation

Objetivos e Métodos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Potenciais Evocados Auditivos e em Fonologia do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP Financiamento: CAPES Autores: Isabela Crivellaro Gonçalves Haydée Fiszbein Wertzner Alessandra Giannella Samelli Fernanda Cristina Leite Magliaro Carla Gentile Matas

  2. Objetivos e Métodos • Objetivos: (1) caracterizar os achados dos PEATE com os estímulos clique e de fala em crianças com diagnóstico de transtorno fonológico e (2) determinar a aplicabilidade e limitações do PEATE com estímulo de fala no diagnóstico diferencial do transtorno fonológico. • Métodos: 36 crianças com limiares auditivos normais, entre sete a 11 anos  PEATE com clique e estímulo de fala (orelha direita)  18 com transtorno fonológico (GE) e 18 em desenvolvimento típico (GC). Alterado Latência, Amplitude Normal Análise dos dados Quantitativos Análise dos dados Qualitativos PCC-R ANOVA / ANCOVA Teste Exato de Fisher Correlação de Pearson

  3. Resultados e Conclusões PEATE com clique: • Quanti:  significantes entre os grupos para as latências das ondas I, III e V; latências maiores no GE (dentro da normalidade); • Sensitividade de 0% e especificidade de 100% para a detecção do TF. PEATE com estímulo de fala: • Quanti: significantes entre os grupos para a latência das ondas V e A; • Quali: ocorrência significantemente maior de resultados alterados no GE; • Sensitividade de 56% e especificidade de 94,4% para a detecção do TF. Crianças com TF:alterações no PEATE com estímulo de fala atraso na condução do impulso elétrico  comprometimentos na via auditiva nesta região. PEATE com estímulo de fala: aplicabilidade e limitações • ferramenta válida na identificação de alterações no processamento de estímulos de fala (sílaba /da/) em crianças com TF. • NÃO foi capaz de refletir as diferenças entre as crianças com TF, manifestadas por meio de índices comportamentais.

More Related