190 likes | 851 Views
ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA. O GALO E A RAPOSA JEAN DE LA FONTAINE. CONHECIMENTOS DE MUNDO. O título do texto que leremos é? O GALO E A RAPOSA. Seu autor é JEAN DE LA FONTAINE , Alguém conhece e pode nos falar sobre ele?
E N D
ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA
O GALO E A RAPOSA JEAN DE LA FONTAINE
CONHECIMENTOS DE MUNDO O título do texto que leremos é? O GALO E A RAPOSA. Seu autor é JEAN DE LA FONTAINE, Alguém conhece e pode nos falar sobre ele? Um francês escritor de poemas e fábulas, que viveu entre os anos de 1621 a 1695. Vocês sabem o que é uma fábula? Vocês conhecem um galo? Se não conhecem, vocês imaginam como é um galo? Vocês conhecem uma raposa? Se não conhecem, vocês imaginam como é uma raposa? O que vocês acreditam que pode ser tratado numa fábula com esse título?
1ª PARTE DO TEXTO Num galho, empoleirado, estava, atento e alerta, um galo vivido e sagaz. Vocês sabem o que significa “sagaz e vivido”? • Irmão - diz com voz meiga • uma raposa esperta O que a raposa perguntará para o galo?
2ª PARTE DO TEXTO - Não sabe que estamos em paz? É o fim daquela vida incerta de lutas e de medo. Enfim: trégua geral! Você sabe o que significa a palavra “trégua”? Por que a raposa propõe trégua? O que a raposa vai pedir ao galo?
3ª PARTE DO TEXTO Vem dar-me um beijo fraternal. Vem logo, o tempo é curto... E quanto aos outros galos, incumbo a ti de ir avisá-los. Deixe de lado os medos vãos, pois agora somos... Agora o galo e a raposa são o quê? Por que vocês acham isso?
4ª PARTE DO TEXTO Agora somos irmãos. É tempo de festa e de dança! • Desce com toda confiança, • quero dar-te... O que a raposa quer dar ao dar ao galo?
5ª PARTE DO TEXTO Quero dar-te um beijo na testa! – diz a raposa. -“Minha amiga” - responde o galo... O que o galo responderá para a raposa? Será que o galo acreditará na raposa? Baseado em que vocês acreditam que sim/não?
6ª PARTE DO TEXTO - Eu não podia imaginar notícia mais feliz do que esta! Que festa! Que alegria! E que satisfação por ver que chegaste primeiro com esta boa nova. Teremos em breve uma prova da verdade, pois, a correr vejo daqui... Quem vem a correr na direção do galo e da raposa? Por quê?
7ª PARTE DO TEXTO - Vejo daqui a correr dois galgos que por certo estão trazendo a nós a comunicação desta notícia alegre. Vamos esperá-los para trocarmos beijos: cães, raposas, galos. Você sabe o que são galgos? O que a raposa responderá ao galo?
8ª PARTE DO TEXTO - Outro dia talvez. Eu já me vou. E dizendo isso se esgueirou a raposa, para bem longe do caminho. O que fez o galo depois que a raposa saiu? Você sabe o que significa a palavra “esgueirou”?
9ª PARTE DO TEXTO O velho galo riu sozinho, pois o prazer é redobrado quando se vê ao fim, o embusteiro logrado. Você sabe o que é um embusteiro? – Aquele que é mentiroso, impostor. Você sabe o que significa a palavra “logrado”? – Enganado com astúcia.
CONCLUSÃO Ler oralmente o texto, sem pausa. A fábula teve o fim que você imaginava?
Referência Bibliográfica • http://professoresembuscadoconhecimento.blogspot.com.br/