480 likes | 641 Views
Encontramos o Inesperado!. ENTREGA ESPONTÂNEA NO ALTAR!. Rogo-vos , POIS , irmãos , pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo , santo e agradável a Deus, que é o vosso culto ( serviço sagrado ) racional . ( Rm 12.1).
E N D
ENTREGA ESPONTÂNEA NO ALTAR! Rogo-vos, POIS, irmãos, pelasmisericórdias de Deus, queapresenteisosvossoscorpos porsacrifíciovivo, santo e agradável a Deus, que é o vossoculto (serviçosagrado)racional. (Rm12.1)
A BASE DA CONSAGRAÇÃO Rm 1-11 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelasmisericórdias de Deus, Não se chega ao altar de Rm 12, sem passar pelas misericórdias de 1-11
As religiões do mundo tentam alcançar a misericórdia pelo sacrifício...somente o cristianismo chega ao sacrifício pela misericórdia! SACRIFÍCIO MISERICÓRDIA MISERICÓRDIA SACRIFÍCIO
As misericórdias de Deus levam à entregaespontânea do cristão no serviçosagrado.
A Entrega Espontânea do Líder Espiritual no PASTOREIO DA FAMÍLIA
A Família do Ministro nas Escrituras Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, 1) esposo de uma só mulher, 2) hospitaleiro . . . 3) que governe bem a sua própria casa, 4) criando os filhos sob disciplina, com todo respeito . . . [que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados . . . ]
A Razão (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?) . . . (1 Tim 3:1,2, 4,5; Tito 1:6)
Relevância A família do pastor/líder servirá como 1) modelo para o rebanho, 2) reflexo da glória de Deus e 3) “campo de prova” onde aprendemos a cuidar do pequeno rebanho para depois pastorear a família de Deus.
Desafio Ao abordarmos o assunto “O Ministro e Sua Família” estamos pisando num campo minado que exige graça, humildade, sensibilidade e muita dependência de Deus e da Sua Palavra!
Princípio Não existe uma família de pastor perfeita, mas há esperança para termos famílias exemplares para o rebanho, pela graça, e para a glória de Deus.
Propósito Não é amontoar culpa, muito menos aumentar itens na lista de “afazeres”. Queremos provocar reflexão, seriedade, e dependência de Deus. QUEREMOS FORTALECER NOSSOS LARES! (Deus ama SUA família!)
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meucoração; Prova-me e conheceosmeus pensamentos; Vê se háemmim algumcaminhomau, e guia-me pelo caminhoeterno. (Salmo 139.23,24)
A Entrega Espontânea do Líder Espiritual no PASTOREIO DA FAMÍLIA
1 Timóteo TESE: A Igreja é uma FAMÍLIA, (não um “franchising”!)
PROBLEMA: A Igreja é um ORGANISMO, (dinâmica, viva, contextualizada) não uma organização (empresa)!
Decência e Ordem na Casa (Família) de Deus Escrevo-te estas cousas para que ...se eu tardar, fiques ciente de COMO SE DEVE PROCEDER NA CASA DE DEUS, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. (1 Tm 3.14,15; cpGl 6.10; Hb 3.6; Ef 2.19)
Deus é nosso PAI (1 Tm 1.2; Mt 6.9) Jesus Cristo é o Noivo (Ef 5.25ss) Líderes espirituais são como pais (1 Tm 3.5; 1 Co 4.15; cp Gl 4.19) Outros cristãos são nossos IRMÃOS e devem ser tratados como MEMBROS DA FAMÍLIA (1 Tm 5.1,2)
Uma família cristã . . .é uma igreja, . . .uma sociedade de cristãos juntando-se para a melhor adoração e o melhor serviço a Deus . . . Estas famílias em que este serviço a Deus é realizado são como pequenas igrejas; sim, um tipo de Paraíso sobre a terra. (Richard Baxter)
Pergunta Até que ponto reconhecemos que o pastoreio “espontâneo” da família constitui o ponto de partida para o pastoreio do rebanho maior?
Vidas entregues no altar para liderarem a família de Deus!
Vidas Irrepreensíveis no Altar de Deus?
A síntese das qualificações da liderança espiritual… 1Ti 3:2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher...hospitaleiro...que governe bem a sua própria casa; Tt 1:6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes.
Contexto Observação: Tanto Éfeso como Creta eram conhecidas pela sua carnalidade (imoralidade e idolatria). O testemunho de uma liderança pura e transformada por Jesus teria grande impacto na comunidade!
Irrepreensível (anepilempton) “irrepreensível” (1 Tim 3:2) “acima de incriminação, inculpável ajnepilhmpton 1 Tm 5:7—(sobre viúvas dignas de sustento) 1 Tm 6:14—(palavras finais para Timóteo: que guardes o mandato imaculado, IRREPREENSÍVEL, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo) (anengkletos) “irrepreensível” (Tito 1:6, 7; 1 Tim3.10 “irrepreensível, acima de acusação, inculpável” ajnengklheto" 1 Co 1:8 (sobre a atuação de Cristo na santificação final do cristão). Cl 1:22 (sobre a santificação posicional e final do cristão)
Observação: Famílias refeitas pela graça de Deus serviriam como grande atrativo para a Igreja, Família de Deus! O pastoreio da família pequena serviria como amostra do pastoreio da família maior!
Irrepreensível: Observações *Um resumo das qualidades que seguem. *As qualificações são para todos, não somente os líderes. *Somente a graça de Deus, a vida de Cristo em nós, é capaz de produzir essas qualidades (Jo 15.5). A “irrepreensibilidade” de uma pessoa é identificada pelo Corpo de Cristo local: “Seja outro o que te louve, e não a tua boca . . . ” (Pv 27:2).
Aplicações • Tenho “contas” pendentes em minha vida? Existem pessoas que podem me acusar de algo ainda não resolvido (Mt 5:23-26)? • palavras impensadas? ira não resolvida? • pecados sexuais do passado? • falta de disciplina moral? • negócios “sujos”? • falta de moderação? • avareza? dívidas não pagas? • filhos fora de controle?
A Grande Ideia 1: Deus qualifica líderes da Sua família pela credibilidade adquirida em casa.
Qualidades listadas por Paulo Irrepreensível Homem de UMA só mulher Hospitaleiro Quegovernebem a sua casa… e seusfilhos…
Amanhã: Irrepreensível Homem de UMA só mulher
As pessoas ao meu redor, especialmente a minha famílias, poderia dar testemunho de que sou um homem “irrepreensível”? • E meus vizinhos? • Colegas de ministério? • Membros da comunidade? Da Igreja? • Outros parentes?
A Grande Ideia 1: Deus qualifica líderes da Sua família pela credibilidade adquirida em casa.
RECURSOS Site: www.palavraefamilia.org.br
É justamente no contexto do lar que o verdadeiro caráter se revela. O REAVIVAMENTO BÍBLICO COMEÇA EM CASA! (Ef 5.18-6.9; Cl 3.16ss)!
Reavivamento a partir do Lar E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5.18) Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo... (Cl 3.16)