170 likes | 350 Views
Texto áureo. “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” ( Filipenses 3:14 ). A maior aspiração do crente deve ser a conquista do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. VERDADE PRÁTICA. FONTE: NVI. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE. Filipenses 3:12-17
E N D
Texto áureo “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14) A maior aspiração do crente deve ser a conquista do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. VERDADE PRÁTICA
FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Filipenses 3:12-17 12 Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. 16 Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. 17 Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.
I – A ASPIRAÇÃO PAULINA 1.1 – “Prossigo para o alvo”. Para alcançar o alvo que almejamos (no caso desta lição – Cristo), necessitamos de planejamento. Ele requer 3 respostas para o sucesso: • ONDE ESTAMOS HOJE? • ONDE DESEJAMOS CHEGAR? • COMO FAREMOS PARA CHEGAR AO PONTO DESEJADO?
I – a aspiraçãopaulina 1.2 – O sentimento de incompletude de Paulo. • “…não será coroado se não lutarlegitimamente”. No grego significa treinolícito ou aqueletreino sob regrasrigorosas: • O descumprimento das regraserampunidos com a desqualificaçãoimediata. • As regraseram as mais exigentespossíveis. • Dar tudo de si era apenas o básico – era precisoiralém e superar-se… • A dieta dos atletas era diferente, pois elestinham objetivos a cumprir. • Só um objetivoestava em alvo – a vitória final. CHAMPLIN, R. Norman. O NT Interpretado: Vs.por Vs..São Paulo: Ed.Candeia. Vl 5, 10 ed., 1998, p.372.
I – A aspiraçãopaulina 1.3 – O engano da presunção espiritual. Paulo convida os filipenses a se unirem a ele e a não seguirem o exemplo de pessoas que ele censura como “inimigos da cruz de Cristo” (3.12 – 4.1).
II – a maturidade espiritual dos filipenses • 2.1 – Somos perfeitos? (3:15) Jesus diz: "Felizes os que cumprem a vontade de Deus"; O mundo diz: “Felizes os que são livres para fazer o que quiserem". Onde está a verdadeira liberdade, felicidade e perfeição? R.: Está em uma operação poderosa, eficaz e transformadora do Espírito Santo em nossos corações!
II – a maturidade espiritual dos filipenses • 2.2 – O cristão deve andarconforme a maturidadealcançada. (3:16) Maior poder e produtividade Cristão Maduro Maior eficiência Maior integração Prioriza o serviço para os outros Liderança Servidora: “Descobre as necessidades prioritárias dos outros e tenta atendê-las.” Robert K. Greenleaf
II – a maturidade espiritual dos filipenses • 2.3 – Exemplo a ser imitado. (3:17) Paulo foi o maior dos exemplos: Cultivou “almas” com muitapaciência e longanimidade, obtendo assim o fruto do seu árduo trabalho – a consolidação da igrejaatravés dos séculos… Lutou como bravo soldado. Completou a carreira em busca da coroa que lheestavareservada.
III – A aspiraçãocristã hoje 3.1 – A atualidade do desejopaulino. Considere que Paulo ensinou que: Um propositoirámotivar você. Um propósito iráconservarsuasprioridadesfirmes e fortes. Um propósito irá desenvolver seu potencial. Um propósito lhedaráforças para viver no presente. Um propósito ajudará a avaliar seus progressos. Bíblia da Liderança Cristã com notas e artigos de John C. Maxwell
CONCLUSÃO Será que conhecemos a Deus como ele deseja que realmente o conheçamos? Quanto mais venhamos a conhecer a Deus pela sua Palavra, mais Deus desejará nos conhecer pela nossa oração.