630 likes | 947 Views
DENOTAÇÃO e CONOTAÇÃO; SINTAGMA e PARADIGMA; DIMENSÕES SINTÁTICA, SEMÂNTICA e PRAGMÁTICA. parte 1 DENOTAÇÃO e CONOTAÇÃO. S E M I Ó T I C A. A compreensão de significados conduz para a abordagem dos fenômenos de: Denotação Conotação. S E M I Ó T I C A. Denotação
E N D
DENOTAÇÃO e CONOTAÇÃO;SINTAGMA e PARADIGMA;DIMENSÕES SINTÁTICA, SEMÂNTICA e PRAGMÁTICA
S E M I Ó T I C A A compreensão de significados conduz para a abordagem dos fenômenos de: Denotação Conotação
S E M I Ó T I C A Denotação -Diz respeito ao significado mais direto de um signo em relação ao seu referente/objeto -Primeiro significado, sentido literal, mais óbvio -Sentido mais comum e usual -Objetividade
S E M I Ó T I C A Denotação jornais, bulas de remédios, manual de instruções, textos científicos
S E M I Ó T I C A Denotação -Graficamente, o signo denotativo pode vir expresso sob a forma: Signo denotativo: Plano de expressão (como é expressado) Plano de conteúdo (como é compreendido) Ps: semelhante ao conceito de signo de Saussure
S E M I Ó T I C A Conotação -Significados segundos que vêm a juntar-se ao primeiro significado naquela mesma relação signo/objeto. -Sugere mais de uma interpretação, demais significados. -Sentido figurado.
S E M I Ó T I C A Conotação -Sentido de teor subjetivo, que uma palavra ou expressão pode apresentar paralelamente à acepção em que é empregada. • ‘‘O tutu estava espalhado sobre a mesa’’ Em sentido denotado-> Tutu -> prato à base de feijão Em sentido conotado -> Tutu -> conotação de dinheiro
S E M I Ó T I C A Conotação -Significados segundos que não substituem o significado primeiro, mas sim acrescentam-se a ele. -Justamente por serem acrescentados, surge a ambiguidade, a dúvida. Caso os significados fossem apenas trocados, muitos problemas de falta de comunicação seriam eliminados.
S E M I Ó T I C A Conotação -Graficamente, o signo conotativo pode vir expresso sob a forma: Signo conotativo:
S E M I Ó T I C A Signo = significante + significado + significado fogo chama que queima fogo da paixão Corresponde ao nível CONOTADO onde se acrescenta um significado além daquele primeiro
S E M I Ó T I C A Imagens e palavras são polissêmicas
S E M I Ó T I C A Sintagma & Paradigma Eixos necessários na configuração de uma língua, de um produto, de um edifício, de um cartaz e etc.
S E M I Ó T I C A Sintagma -Eixo da combinação. -Sequência de signos. -Eixo das relações entre os elementos de um objeto, -Ordem, organização. Exemplo: Língua caráter linear: uma palavra após a outra. > Eu gosto de gato.
S E M I Ó T I C A Paradigma -O eixo do sintagma não existe isoladamente, ele vem relacionado a outro eixo: o paradigmático. -Eixo da seleção: selecionar algo de um repertório de signos, de um banco de elementos. -Eixo das relações associativas. Bola | Balão de couro | Esfera | Pelota | Menina
S E M I Ó T I C A Sintagma & Paradigma -Para construir um sintagma volta-se ao paradigma. Ou seja, para combinar precisa-se escolher. O A pelota Bola balão penetrou entrou adentrou no na gol rede = paradigmas conjunto de signos A bola entrou no gol = sintagma.
S E M I Ó T I C A sintagma paradigmas
S E M I Ó T I C A O templo é um sintagma na medida que um frontão combina-se com uma coluna, com um telhado, com um assoalho... Para a construção da edificação, o arquiteto dispôs de vários paradigmas: colunas das ordens jônicas, dórica ou coríntia, cariátides... A relação paradigma/sintagma é indispensável à existência de uma linguagem.
S E M I Ó T I C A Sintagma - Combinação Paradigmas - Seleção
S E M I Ó T I C A Charles Morris, semioticista e filósofo americano, desenvolveu uma teoria semiótica* a partir do modelo triádico de Peirce, criando as seguintes dimensões: Nível** Sintático Nível Semântico Nível Pragmático *Livro: Fundamentos da Teoria dos Signos (1938) **Também chamado de dimensão.
S E M I Ó T I C A A organização das linguagens derivadas operações de seleçãoe combinação. Quando organizamos as linguagens operamos nesses três níveis: sintático, semântico e pragmático.
S E M I Ó T I C A O signo pode ser visto como uma relação triádica na qual algo (um sinal/representamen/significante) faz referência a outro algo (objeto/referente), que significa alguma coisa (interpretante) para algo ou alguém que o interprete. SIGNIFICANTE OBJETO INTERPRETANTE
S E M I Ó T I C A A relação dos signos entre si chama-se dimensão sintática A relação entre o signo e o objeto por ele representado chama-se dimensão semântica A relação do signo com seu interpretantechama-se dimensão pragmática
S E M I Ó T I C A • Nível Sintático - Forma • -Diz respeito ao domínio da informação estética. • -Refere-se às partes que compõe a estruturaeàs relações formais das mesmas entre si: componentes | junções | sistema de fechamento e abertura | espaços vazados | formatos | cores | texturas | imagens | materiais | dimensões | tipografia | simetria | equilíbrio | peso | ritmo | simplicidade | complexidade e etc...
S E M I Ó T I C A • Nível Sintático - Forma • -É o nível da representação, da formalização das estruturas. E o que é estrutura? É a relação das partes que formam o todo.
S E M I Ó T I C A Nível Sintático - Forma >Descrever os elementos e suas inter-relações. Cadeira Escolar: Partes (assento, encosto, pés, braço), material, cor, acabamento e a sua organização. Aprender a olhar os elementos e o modo de organização/configuração deles.
S E M I Ó T I C A Design acima da linha Design abaixo da linha
S E M I Ó T I C A A ordenação dos elementos ajuda na transmissão das mensagem. Ex: Pés acima do assento: não é mais uma cadeira! -> subversão artística Xícara de Pêssego Califórnia, Peter Shire - 1980
S E M I Ó T I C A 2. Nível Semântico - Conteúdo -Domínio do conteúdo. -Ancorado ao nível sintático. -Nível dos significados. -Mediado por convenções sócio-culturais.
S E M I Ó T I C A 2. Nível Semântico - Conteúdo -Trata-se da relação das ideias/mensagens que nós queremos transmitir. -Significados, símbolos do produto. -Que ideias o produto parece representar? Ao que remete? -Denotações e Conotações: significados diretos e indiretos.
S E M I Ó T I C A Diferentes modelos de um mesmo tipo de produto oferecem valores semânticos distintos.
S E M I Ó T I C A 3. Nível Pragmático – Processo Relacional -Nível das relações de uso dos signos. > No design, é analisada a partir do ponto de vista do uso do produto: -Refere-se ao modo de utilização, reações advindas do uso. -Leis de utilidade do objeto.
S E M I Ó T I C A 3. Nível Pragmático – Processo Relacional Alimentado pelo repertório dos conhecimentos que possuímos (aprendizado).
S E M I Ó T I C A Ram da Felicerossi: painel de tecido elástico que se molda ao corpo desvendando uma cadeira. O conceito de uso (sentar) é repensado. O fator surpresa se sobressai, pois a primeira vista não se identifica a função principal do produto.
S E M I Ó T I C A 3. Nível Pragmático – Processo Relacional -Ponto de vista ergonômico, ambiental e social. -Diz respeito ao modo de utilização (facilidade, praticidade, conforto, peso, segurança, potência, legibilidade, leiturabilidade). -Pode-se pensar também sobre quem utiliza (gênero, geração, classe social, estilo de vida) o produto; seu local de uso; sua ocasião de uso. Questões mediadas por convenções sócio-culturais.
S E M I Ó T I C A Quem utiliza esse produto? Em que tipo de situação o produto é utilizado?
S E M I Ó T I C A ChemaMadoz Man Ray Dalí