320 likes | 425 Views
SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE. Programa de Apoio à Aprendizagem do Estudante - PAAE. Teresinha Scorsato – Coordenadora SAEs Tadeu F. de Souza - Coordenador PAAE. Cen á rio atual. Vivemos ideal cultura atual não (su)portamos. Era do conhecimento Avanços científicos
E N D
SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE Programa de Apoio à Aprendizagem do Estudante - PAAE Teresinha Scorsato – Coordenadora SAEs Tadeu F. de Souza - Coordenador PAAE
Cenário atual Vivemos ideal cultura atual não (su)portamos Era do conhecimento Avanços científicos Tecnologia disponível Felicidade – direitos Perfeição Normalidade Sucesso Juventude – imortalidade Falhas – limites Faltas – deveres “Anormalidade” “Fracasso” velho – mortal Narcisista – eu ideal Discurso totalizante Saber absoluto Não aliviou o sofrimento humano Não há garantias – Novos Paradigmas TEMPO /ESPAÇO Não há previsão do final: “Felizes para sempre” Falta é constituinte / construção e intenção continuada novos sentidos da vida
JUSTIFICATIVA: • Grande índice de evasão, baixo desempenho, reprovação, dificuldade de aprender na metodologia proposta, produzindo situações de fracasso nas aprendizagens acadêmicas • Reformulação e reestruturação das aulas de reforço para aulas de apoio.
A proposta sustenta-se numa teoria de aprendizagem interacionista onde o sujeito é agente do processo - Vigotsky (teoria sócio histórico), Jean Piaget (teoria construtivista) e Lacan (sujeito)
OBJETIVO - GERAL Oportunizar o estudo, na modalidade de grupos, com aulas ministradas por professores e/ou alunos apoiadores de áreas básicas e específicas, com o objetivo de facilitar o contínuo avanço do acadêmico na trajetória do seu curso.
Grupo: os alunos podem INTERAGIR, observar diferentes formas de pensar, registrar, discutir, dialogar, (re)pensar (abstração reflexiva) e (re)significar o seu lugar de aprendente, criando também laços afetivos importantes no processo.
AULAS DE APOIO - Objetivo ☻ Resgatar o desejo de aprender expressos nas condutas de desatenção, desinteresse, indisciplina; ☻ Atender as dificuldades individuais para aqueles que não conseguem aprender na modalidade oferecida; ☻ Articular a cooperação no processo de ensino-aprendizagem entre os pares; ☻ Incentivar a autonomia no processo de aprendizagem; ☻Colaborar com os professores das disciplinas oferecidas.
METODOLOGIA ☻Edição semestral do PAAE; ☻ Contato inicial com diretores, coordenadores/ professores de curso seguindo a divulgação em diferentes meios: intranet, mídia impressa e outros; ☻ Entrada dos alunos no programa, ocorre através de demanda espontânea e/ou encaminhamento, com entrevista de acolhimento; ☻ Formalização da demanda com o aceite do coordenador de curso; ☻ Contato e convite professores (alguns cadastrados) e alunos apoiadores para participarem do Programa PAAE ☻ Reserva de salas; Agendamento conjunto do cronograma; informação confirmando aos alunos; início das aulas; ☻ Primeiro encontro tem a presença de um representante do SAEs, que fará articulação do programa, estabelecendo o comprometimento com a proposta. Dialogo permanente, escuta das queixas e reivindicações do grupo, elencado as dificuldades mais significativas, redimensionando e organizando o programa das aulas.
☻ Conteúdo é ministrado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos em comum acordo com o professor, ou aluno apoiador; ☻ Programa é flexível e dinâmico - porque segue o ritmo de cada aluno, o conteúdo poderá ser modificado/reorganizado a qualquer tempo;
Avaliação/ relatório/ novos estudos • Avaliação continua e participativa - alunos, professores e alunos apoiadores; • Relatório com levantamento estatístico dos dados para fins de novos estudos e fundamentos teóricos para revitalização do processo. • Pagamentos por efetividade para professores e atestado de horas complementares dos respectivos curso para os alunos apoiadores
ALUNO APOIADOR ☻ Indicado pelos colegas, professores, coordenadores ou por livre iniciativa. ☻ Emerge da turma de alunos, expressando no seu desempenho e conduta, o desejo de aprender e o compromisso com seus colegas; ☻ Este aluno apoiador difere do aluno monitor, pois não é um auxiliar do docente e sim, um participante ativo do processo ora aluno ora professor; ☻ Entrevista inicial de acolhimento ao aluno, elucidando a proposta e organização do programa. ☻ Assina Termo de Compromisso. * Recebe Atestado com o número de horas/aula que pode ser aproveitado para as atividades complementares no seu curso.
POR QUE UM ALUNO APOIADOR? ☻ Promove o debate e a discussão sobre o tema em estudo, Possibilita o intercâmbio e fortalecimento dos laços afetivos, das relações de trocas e na construção do conhecimento interagindo em grupo; ☻ Oportuniza o exercício da autonomia na interpretação da realidade, para adequar sua prática e (re)significar continuamente o processo de transformação ☻ Permiti aos alunos uma atividade acadêmica complementar; ☻ Favorece a vivência de atividades que envolve o ensinar e aprender, num grupo de colegas onde a pergunta e a resposta sempre são passíveis de discussão, investigação e aprofundamento teórico.
CONCLUSÕES - UNIVERSIDADE • Séc.XI e XIII – Sócrates "o lugar onde o homem está à procura de si”. • Karl Jaspers "a procura da verdade na comunidade de pesquisadores e estudantes pautada pela "liberdade acadêmica, definida positivamente pela responsabilidade a respeito do saber”. • SABER e BUSCA DA VERDADE é o que faz laço entre professor e aluno. • Não é algo acabado e fechado – Processual: se constrói a medida que as necessidades humanas que vão requerendo conhecimentos mais avançados de acordo com a sua realidade social/econômica/política. • Ensinamos quando desejamos aprender. • Transmissão via da fala é alhures- crise e mal entendido próprio do processo, daí o continuo dialogo e construção.
SETOR DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE 3316-8256 saes@upf.br Obrigada!