1 / 10

ÉTICA PROFISSIONAL

ÉTICA PROFISSIONAL. O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS. ÉTICA. POR ADOLFO SÁNCHEZ VÁSQUEZ. A MORAL. HISTÓRICO, ORIGENS E ESSÊNCIA. MORAL. Conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social. CARÁTER HISTÓRICO DA MORAL.

avari
Download Presentation

ÉTICA PROFISSIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÉTICA PROFISSIONAL O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS

  2. ÉTICA • POR ADOLFO SÁNCHEZ VÁSQUEZ

  3. A MORAL HISTÓRICO, ORIGENS E ESSÊNCIA

  4. MORAL Conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social

  5. CARÁTER HISTÓRICO DA MORAL • A Moral é um fato Histórico • Moral da Antigüidade • Moral da Idade Média (Moral Feudal) • Moral da Sociedade Moderna (Moral Burguesa) • O Homem é um ser histórico

  6. A moral surge quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social (quando já é membro de uma coletividade: várias famílias aparentadas entre si, tribo) Porém, esta relação entre o indivíduo e a comunidade é inseparável da outra vinculação originária: o trabalho humano. Através do trabalho, o homem primitivo já estabelece uma ponte entre si e a natureza e produz uma série de objetos que satisfazem as suas necessidades. ORIGENS DA MORAL

  7. Para superar sua fraqueza diante da natureza, o homem primitivo tenta multiplicar seus esforços visando a multiplicar o seu poder O trabalho adquire caráter coletivo Surgem normas, mandamentos, a partir dos atos dos membros da tribo que beneficiam a comunidade Assim nasce a moral com a finalidade de assegurar a concordância do comportamento de cada um com os interesses coletivos ORIGENS DA NATUREZA

  8. MUDANÇAS HISTÓRICO-SOCIAIS DA MORAL • As condições econômico-sociais que tornarão possível a passagem para novas formas de moral serão exatamente o aparecimento da propriedade privada e a divisão da sociedade em classes; • O aumento geral da produtividade do trabalho (em conseqüência do desenvolvimento da criação de gado, da agricultura e dos trabalhos manuais), bem como o aparecimento de novas forças de trabalho, elevou a produção material e fez surgir a desigualdade de bens entre os homens, o que tornou possível a apropriação privada dos bens, bem como o antagonismo entre pobres e ricos. Foi se acentuando a divisão entre homens livres e escravos. A divisão da sociedade antiga em duas classes antagônicas fundamentais traduziu-se também numa divisão da moral.

  9. ÉTICA E MORAL • Em diversas situações temos, de um lado, atos e formas de comportamentos dos homens em face de determinados problemas, que chamamos morais, e, de outro lado, juízos que aprovam ou desaprovam moralmente os mesmos atos; • Os homens não só agem moralmente, mas também refletem sobre esse comportamento prático. Dá-se assim a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral, da moral efetiva para a moral reflexa. Quando se verifica esta passagem, já estamos na esfera dos problemas éticos.

  10. Definição e Campo da Ética • A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, a da moral, considerado porém na sua totalidade, diversidade e variedade. • A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano.

More Related