1 / 18

PRINCÍPIOS GERAIS CVX & ESPIRITUALIDADE INACIANA

PRINCÍPIOS GERAIS CVX & ESPIRITUALIDADE INACIANA. Escola de Animadores 06 Março2013. Uma espiritualidade…. propõe uma maneira de ler o Evangelho e de procurar pô-lo em prática traça um retrato de Jesus e uma forma específica de seguimento e identificação com Ele.

azure
Download Presentation

PRINCÍPIOS GERAIS CVX & ESPIRITUALIDADE INACIANA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PRINCÍPIOS GERAIS CVX & ESPIRITUALIDADE INACIANA Escola de Animadores 06 Março2013

  2. Uma espiritualidade… propõe uma maneira de ler o Evangelho e de procurar pô-lo em prática traça um retrato de Jesus e uma forma específica de seguimento e identificação com Ele

  3. Uma espiritualidade implica… • uma imagem de Deus e da sua relação com a criação • uma forma de olhar o mundo e de actuar nele • uma maneira de rezar • uma escolha de estilo de vida • um modo de construir a identidade pessoal como vocação • um modelo de Igreja

  4. A espiritualidade inaciana A CVX assenta na experiência de Inácio de Loyola (1491-1556), fundador da Companhia de Jesus Propõe, a leigos comprometidos,uma forma estruturada de irem moldando a sua vida segundo a espiritualidade inaciana, crescendo, pelo caminho de Inácio, em maturidade cristã, através do esforço individual apoiado na comunidade

  5. PRINCÍPIOS GERAIS DA CVX • Grandes linhas mestras daquilo que é o específico da CVX: • Fundamento • Espiritualidade • Carisma • Estilo de vida

  6. Estrutura dos PGs PG 1 PG 2 PG 3 Preâmbulo A iniciativa de Deus (chamamento) PG 4 PG 5 PG 6 PG 7 PG 8 PG 9 Carisma A nossa resposta (vocação) PG 10 PG 11 PG 12 PG 13 PG 14 PG 15 Vida e organização da Comunidade As circunstâncias

  7. PG1 “As Três Pessoas Divinas, contemplando toda a Humanidade, decidem dar-se completamente a todos os homens e mulheres e libertá-los de todas as suas cadeias. Por amor, o Verbo encarnou e nasceu de Maria, a Virgem pobre de Nazaré.” No princípio, foi o olhar.... Olhar de misericórdia, e compaixão que cura e reconcilia… Como é o meu olhar sobre o mundo?

  8. PG1 “Por isso nós, membros da Comunidade de Vida Cristã, escrevemos estes Princípios Gerais para nos ajudarem a fazer nossas as opções de Jesus Cristo e a participar por Ele, co Ele e n’Ele, nessa iniciativa amorosa que expressa a fidelidade de Deus.” Que suscita uma resposta.... Com que ardor e radicalidade desejo responder ao Dom de Deus?

  9. PG2 A lei interior do amor que o Espírito inscreve em nossos corações: expressa-se a si mesma de maneira nova em cada situação da vida diária; respeita o que há de singular em cada vocação pessoal; possibilita-nos ser abertos e livres, sempre à disposição de Deus. movida pelo amor, a partir da realidade concreta... Deixo-me conduzir pelo Espírito? Sinto Deus presente no meu quotidiano?

  10. PG4 A Nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais, que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na Comunidade de Vida Cristã a sua particular vocação na Igreja. … um desejo ardente de conhecer Jesus e fazer nossas as Suas opções... Que desejo tenho de conhecer e seguir a Jesus Cristo?

  11. PG4 O nosso objectivo é tornarmo-noscristãos comprometidos, dando testemunho, dentro da Igreja e da sociedade, dos valores humanos e evangélicosque afectam a dignidade da pessoa, o bem-estar da família e a integridade da criação. Estamos particularmente conscientes da necessidade premente de trabalhar pela justiça através de uma opção preferencial pelos pobres e de um estilo de vida simples, que expresse a nossa liberdade e solidariedade com eles. ...um coração que sente por dentro a desordem do mundo... Que apelo sinto a trabalhar pela justiça e pelos mais pobres?

  12. PG4 A fim de preparar mais eficazmente os nossos membros para o testemunho e o serviço apostólico, especialmente no nosso ambiente diário,reunimos em comunidade pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unificar a sua vida humana,em todas as suas dimensões, com a plenitude da sua fé cristã de acordo com o nosso carisma. Procuramos atingir esta unidade de vida em resposta ao chamamento de Cristo a partir de dentro do mundo em que vivemos. ...um coração que deseja viver integrado. Preciso do testemunho de outros para caminhar?

  13. PG5 A espiritualidade da nossa Comunidade está centrada em Cristoe na participação no Mistério Pascal. Brota da Sagrada Escritura, da liturgia, do desenvolvimento doutrinal da Igreja e da revelação da vontade de Deus através dos acontecimentos do mundo de hoje. Dentro do contexto destas fontes universais,consideramos os Exercícios Espirituais de Santo Inácio como a fonte específica e o instrumento característicoda nossa espiritualidade. Reconhecemos particularmente a necessidade da oração e do discernimento pessoal e comunitário, do exame de consciência diário e do acompanhamento espiritual, como meios importantes para buscar e encontrar a Deus em todas as coisas. Quero descobrir-me a mim e ao meu lugar no mundo através da oração?

  14. PG6 A união com Cristo leva à união com a Igreja onde Cristo, aqui e agora, continua a sua missão de salvação. Partilhando a riqueza de ser membros da Igreja, participamos na liturgia, meditamos a Escritura e aprendemos, ensinamos e promovemos a doutrina cristã. Este sentido de Igreja impele-nos a umacolaboração criativa e concreta na obra de fazer avançar o Reino de Deus na Terra. Sinto-me em união com a Igreja?

  15. PG7 O dom de nós mesmos encontra a sua expressão numcompromisso pessoal com a Comunidade Mundial, através de uma comunidade local livremente escolhida. Estamos vinculados pelo nosso compromisso comum e o nosso estilo de vida comum. A nossa responsabilidade em desenvolver os vínculos da comunidade não pára na comunidade local, mas estende-se à Comunidade de Vida Cristã Nacional e Mundial, às comunidades eclesiais de que fazemos parte, a toda a Igreja e a todas as pessoas de boa vontade. Desejo fazer parte de um corpo que partilha um mesmo estilo de vida?

  16. PG8 Como membros do Povo de Deus peregrino, recebemos de Cristo a missão de sersuastestemunhasdiante de todas as pessoas, pelasnossasatitudes, palavras e acções. A nossavida é essencialmenteapostólica. O campo da missão da CVX não conhece limites. Já descobri que modelo de vida desejo seguir? Onde me sinto enviado

  17. PG9 A cooperação de Maria com Deus começa com o seuSim no mistério da Anunciação-Encarnação A cooperação de Maria namissão do seufilho, continuadaaolongo de toda a suavida, inspira-nos a umaentrega total a Deus emunião com ela Estou disposto a fazer da minha vida um Sim incondicional à vontade de Deus?

  18. Por onde passa o Sim à CVX... Como é o meu olhar sobre o mundo? Com que ardor e radicalidade desejo responder ao Dom de Deus? Deixo-me conduzir pelo Espírito? Sinto Deus presente no meu quotidiano? Que desejo tenho de conhecer e seguir a Jesus Cristo? Que apelo sinto a trabalhar pela justiça e pelos mais pobres? Preciso do testemunho de outros para caminhar? Quero descobrir-me a mim e ao meu lugar no mundo através da oração? Sinto-me em união com a Igreja? Desejo fazer parte de um corpo que partilha um mesmo estilo de vida? Já descobri que modelo de vida desejo seguir? Desejo fazer da minha vida um Sim incondicional a Deus?

More Related