110 likes | 640 Views
Os jogos e a ludicidade no ensino matemático nas séries iniciais. Barbara F. Coelho e Silmara S. Schlindwein “Escola de Educação Básica Dom João Becker” (Escola A) Carla Preti e Charlene Lançoni “ Escola de Educação Básica Santa Terezinha” (Escola B) Orientadora:MSc Clara Maria Furtado.
E N D
Os jogos e a ludicidade no ensino matemático nas séries iniciais Barbara F. Coelho e Silmara S. Schlindwein “Escola de Educação Básica Dom João Becker” (Escola A) Carla Preti e Charlene Lançoni “ Escola de Educação Básica Santa Terezinha” (Escola B) Orientadora:MSc Clara Maria Furtado
Objetivo Geral Analisar a importância dos jogos e da ludicidade no ensino da matemática nas séries iniciais.
Fundamentação Teórica Jogos; Ludicidade; Matemática;
Metodologia • Foram realizadas atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula. As atividades que mais se destacaram foram:
Lenço Escola A Escola B
Bingo Escola A Escola B
Análise de Dados • 1. As contribuições dos jogos e da ludicidade nas séries iniciais. • 2. Repercussões e comparações de uma mesma atividade realizada em escolas distintas.
Considerações Finais Nossa meta desde o início, foi realizar uma gincana matemática entre as duas escolas ao final do projeto, mas infelizmente isso não foi possível. Porém, esta idéia ainda está viva, quem sabe em outra oportunidade possamos realizá-la ou talvez possa ser feita por outras estagiárias que queiram dar continuidade ao nosso projeto. Seria fundamental para as escolas e para nossa realização pessoal, a continuidade deste.
Por terem acreditado em nosso ideal, no nosso mundo de sonhos e na nossa utopia. Obrigado por entenderem nossas ausências durante tantas vezes. E principalmente por acreditarem que ainda chegaremos a ser mais do que sonhamos. Não chegamos ao fim mas ao começo de uma longa caminhada. Agradecemos aos pais, namorados, amigos e orientadora...
A nós quatro “ Foi-se o tempo apressado, mas ele não conseguiria apagar de nossas memórias todo o esforço que fizemos para concluir este projeto. Foi-se o tempo apressado, mas ele não conseguiria quebrar os elos de nossa amizade, pois nós a construímos lentamente com uma base sólida. Foi-se o tempo apressado, e se você sentir saudades, não se preocupe, pois a saudade é o rastro que a felicidade deixou.” ( C. A. Ritzman)