320 likes | 597 Views
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO. Currículo e Contexto Unidade 2 Aula 7. A palavra Currículo deriva do latim ( curriculum ) e originalmente significava “pista ou circuito atlético”. Mas também podia significar “ordem como sequência” e “ordem como estrutura”. CURRÍCULO. CURRÍCULO.
E N D
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Currículo e Contexto Unidade 2 Aula 7
A palavra Currículo deriva do latim (curriculum) e originalmente significava “pista ou circuito atlético”. Mas também podia significar “ordem como sequência” e “ordem como estrutura”. CURRÍCULO
CURRÍCULO Posteriormente, o termo foi incorporado pela Pedagogia e continuou a ser interpretado como envolvendo a definição de objetivos e a seleção, organização e avaliação dos conteúdos escolares.
Considerações contemporâneas CURRÍCULO O currículo deve ser pensado como traduzindo valores, pensamentos e perspectivas de uma época ou sociedade. O currículo é um artefato cultural através do qual se constituem identidades e subjetividades.
Tradicionalmente, o currículo escolar era estático, compartimentado e seguia uma estrutura disciplinar rígida. Atualmente, encontramos uma concepção que privilegia uma organização por áreas de conhecimento e a adoção de temas geradores. Algumas características de currículo numa visão sistêmica: • Evitar a abordagem linear e seqüencial; • Defender-se das definições muito precisas que ameaçam polarizar e esclerosar a imaginação; • Salientar a importância da causalidade mútua, da interdependência e da dinâmica característica dos sistemas complexos; • Utilizar temas de integração vertical; • Aquisição dos fatos não pode ser separada da compreensão das relações que existem entre eles. (ROSNAY, 1997, p. 244-245).
Dimensões do currículo CURRÍCULO ...
Dimensões do currículo CURRÍCULO ...
Dimensões do currículo CURRÍCULO
O sistema social no qual a escola está inserida fornece os conteúdos que compõem a prática pedagógica e dão sustentação e forma ao currículo de cada instituição de educação. CURRÍCULO O currículo não é uma abstração, mas um reflexo de uma realidade concreta. Portanto,
O currículo é uma práxis, ou seja, um conjunto de ações práticas que se organizam a partir de uma visão teórica do processo de ensino-aprendizagem, que, por sua vez, é modificada pela prática. CURRÍCULO
CURRÍCULO O processo ensino-aprendizagem é realizado em um determinado contexto. Nesse sentido, o currículo é, simultaneamente, modelado por um contexto e modificador desse contexto.
O currículo cumpre uma função socializadora na cultura de uma dada sociedade que se manifesta em diferentes dimensões, dentre elas: CURRÍCULO • os conteúdos selecionados; • as práticas pedagógicas; • as relações interpessoais; • os sistemas de avaliação.
Todo sistema de educação é construído para a transmissão de determinados interesses e valores. O currículo é a expressão (e, em alguns momentos, a contestação) dos interesses do sistema educativo.
O currículo é um conjunto de mecanismos que a escola se utiliza para distribuir socialmente o conhecimento produzido em um contexto social (Nova Sociologia da Educação). CURRÍCULO
CURRÍCULO “As formas através das quais a sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia o conhecimento educativo considerado público refletem a distribuição do poder e dos princípios de controle social” (BERNSTEIN, 1980, p. 47).
CURRÍCULO “O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto, dirige-se a determinados professores e alunos, serve-se de determinados meios, cristaliza, enfim, num contexto, que é o que acaba por lhe dar o significado real” (SACRISTÁN, 2000, p. 21).
O currículo é uma construção, portanto, seus elementos constituintes são diretamente influenciados pelos contextos em que ele é produzido. CURRÍCULO
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE ACORDO COM OS CONTEXTOS aula os sujeitos envolvidos (professores e alunos) e os instrumentos disponíveis (livros, conteúdos, tecnologias etc.). pessoal e social: o conjunto de experiências que cada sujeito traz, da sua vida pessoal, para o ambiente de ensino-aprendizagem. Contextos ...
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE ACORDO COM OS CONTEXTOS histórico da instituição escolar: a tradição construída pelo conjunto de experiências passadas, que influenciam as práticas atuais da escola. Contexto político: as relações de poder que ocorrem no interior da escola são reflexo das relações de poder que determinam o modo de ser de uma sociedade num determinado momento histórico. (KING, 1986, p. 37). Contextos ...
CURRÍCULO CURRÍCULO manisfesta-se em uma prática pedagógica CURRÍCULO é o conjunto de ações desenvolvidas pelos diferentes agentes envolvidos que integram as práticas efetivadas no âmbito de atuação da instituição educativa.
A prática pedagógica é multicontextualizada o tipo de profissional que atua na escola; os recursos didáticos disponíveis; está ancorada em diversos contextos: o sistema organizacional da escola; a relação professor-aluno; o grau de abertura da escola em relação à comunidade.
“A maioria das práticas pedagógicas tem a característica de estar multicontextualizada. As atividades práticas que servem para desenvolver os currículos estão sobrepostas em contextos aninhados uns dentro de outros ou dissimulados entre si” (SACRISTÁN, 2000, p. 28).
O currículo se expressa através de uma propostapedagógica Articula intenções Entra em ação pela transposição didática
Transposição Didática Intenções educativas transforma em COMPETÊNCIAS
Competências (a serem desenvolvidas) determinam a escolha o tratamento o recorte a partição dos conteúdos
Princípios importantes para a transposição didática INTERDISCIPLINARIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO
Re-enraizamento do conhecimento ao seu contexto original CONTEXTUALIZAÇÃO Estratégia de construção de significações
Vida pessoal e cotidiana do estudante Sociedade ou mundo em que o aluno vive CONTEXTUALIZAÇÃO Próprio ato de descoberta ou construção do conhecimento
Incorporar a aprendizagem a novas vivências Incorporar vivências concretas CONTEXTUALIZAR A APRENDIZAGEM É Assumir uma nova postura frente ao ensino
Currículo contextualizado demanda: • Mais que oferta simultânea de conteúdos por disciplinas diferentes. • Mais que oferta complementar de conteúdos por disciplinas. • Construção de uma ação didática unitária. • Trabalho centrado nos nexos que existem entre os conhecimentos. • Atitudes de abertura e convergência. • Criatividade e capacidade de inovação. (Baseado em MACHADO, 2008)
Estratégias para promover a contextualização e a integração pedagógica: • Estabelecer eixos para mobilizar os saberes de maneira a interligá-los. • Definir o lugar e as posições dos saberes na matriz curricular, conforme o tempo e a intensidade para desenvolver as competências. • Identificar a comunicação entre os universos sócio-cognitivos envolvidos. • Explicitar a interação teórico-prática dos saberes.
Referências BERNSTEIN, B. On the classification and framing of educational knowledge, in: YOUNG, M. (Ed.). Knowledge and control. Londres: Collier Macmillan, 1980. CHARLOT, B. Relações com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. FERRAÇO, C. E. (Org.) Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. KING, N. Recontextualizing the curriculum. Theory into Practice. XXV, N. 1. pgs. 36-40. MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, Brasília: v. 1, n. 1, p. 8-22, jun.2008. MARKERT, W. Trabalho, comunicação e competência: contribuições para a construção crítica de um conceito e para a formação do profissional transformativo. Campinas: Autores Associados, 2004. ROSNAY, Joel de. O macroscópio: para uma visão global. Trad. de Maria Adozinda Soares. Porto: Ed. Estratégias Criativas, 1997. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª Ed. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre, Artmed, 2000. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 2ª ed.; Campinas: Autores Associados, 1998 (Col. Educação contemporânea).