260 likes | 426 Views
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Produção: Elizeu C. Lira Edição de Textos: Elizeu C. Lira Edição de Imagens: Everton R. Lira. O Sucesso Não Acontece Por Acaso Fruto de Um Longo Processo
E N D
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Produção: Elizeu C. Lira Edição de Textos: Elizeu C. Lira Edição de Imagens: Everton R. Lira
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Fruto de Um Longo Processo Ninguém conquista uma medalha de ouro olímpica apenas com algumas semanas de treinamento intenso. Não existe essa coisa de criar uma grande obra da noite para o dia. Todas as grandes corporações, todas as grandes marcas e todas as grandes carreiras foram construídas exatamente da mesma forma: pedacinho por pedacinho, passo a passo, gradativamente. Não existe uma fórmula mágica que leve ao sucesso. – Seth Godin.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Vidas à Deriva “A maioria das pessoas não conduz a própria vida – apenas a aceita”. – John Kotter, professor de Harvard. Infelizmente, muitas pessoas encaram a vida de forma passiva. Elas preferem assumir uma postura de passividade, ao invés de agir proativamente. É como se elas estivessem esperando por alguma coisa. Mas a vida não é como experimentar uma roupa. Você não terá uma segunda chance de viver o dia de hoje! Creio que todo mundo escolhe como encarar a vida. Se você é proativo, seu foco está na preparação. Se você é reativo, acaba focando na reparação, ou seja, em consertar os erros. – John Maxwell.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Atitude Mental Positiva “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Provérbios 23:7). No livro A Vantagem dos Vencedores, Denis Waitley faz a seguinte observação: “A vantagem da pessoa vitoriosa não é nascer em um berço de ouro, ter um Q.I. altíssimo ou muito talento. A vantagem dos vencedores reside totalmente em sua atitude, não nas aptidões. A atitude é o critério básico do sucesso. Mas você não consegue comprar uma atitude positiva nem por um milhão de dólares. Atitudes não estão à venda”.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Onde Começar as Mudanças “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” (Romanos 12:2). Aquele que tem tão pouco conhecimento da natureza humana a ponto de procurar a felicidade através da mudança de todas as coisas, menos de sua própria disposição, perderá a vida em esforços infrutíferos e multiplicará o desgosto que pretendia remover. – Samuel Johnson, poeta e crítico literário do Século XVIII.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Ativando as Turbinas “Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo, então disse eu com a própria língua” (Salmo 39:3). Quando você toma a decisão de manter uma atitude positiva e administrá-la bem, não há praticamente nada que não seja capaz de alcançar. Foi o que aconteceu a Lance Armstrong. Em 1999, ele se tornou o segundo ciclista norte-americano a vencer a Volta da França, a mais famosa prova ciclística do mundo [os ciclistas pedalam por 3,8 mil quilômetros numa cansativa corrida de três semanas].
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Contrariando as Previsões Quando Lance Armstrong venceu a primeira vez a Volta da França, um jornalista perguntou à mãe dele, Linda, quem esperava por ele na linha de chegada, em Paris, já que a vitória dele contrariava as previsões. A resposta dela foi enfática: “Toda a vida do meu filho contrariou as previsões”.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Contrariando as Previsões Lance Armstrong enfrentou uma série de fatores que conspiravam contra seu crescimento. Sua mãe tinha apenas 17 anos de idade quando ele nasceu, e durante muito tempo ela o sustentou sozinha. Eles estavam sempre com problemas financeiros e Lance, geralmente, se sentia marginalizado.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Contrariando as Previsões No Texas, o esporte de maior prestígio é o futebol americano. Armstrong conta que ele não tinha coordenação motora para nenhuma atividade esportiva que envolvesse bola, por isso ele passou a buscar outras que exigissem resistência. Na quinta série, ele disputou uma corrida de longa distância e venceu.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Contrariando as Previsões Mais tarde, Lance Armstrong, passou a integrar uma equipe de natação. Em um ano, ele deixou de ser uma pessoa que fazia natação por terapia para se tornar o quarto melhor nadador do Texas nos 1.500 metros nado livre. Ele era capaz de nadar quatro quilômetros diariamente, antes de ir para a escola, e voltar à tarde para nadar mais seis quilômetros. Logo passou a pedalar, como parte do treinamento, mais de 30 quilômetros, ida e volta.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Superação Contínua Aos 13 anos, ele participou de uma competição chamada IronKids (Garotos de Ferro). Era um triatlo juvenil que combinava natação, ciclismo e corrida a pé. Ele venceu com facilidade.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Superação Contínua Quando completou 15 anos, ele começou a competir com adultos. Chegou em 32O lugar em sua primeira corrida. Depois da prova, ele declarou a uma repórter: “Penso que, dentro de alguns anos, estarei perto dos melhores e, em dez anos, serei o número um”. Armstrong, sempre visto como um desajustado, era escarnecido pelos colegas, que riam e pensavam que ele era um arrogante. No ano seguinte, quando ele chegou em 50 lugar na mesma corrida, eles pararam de rir.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Concentração de Foco Com o tempo, Armstrong passou a se concentrar totalmente no ciclismo. Ele alcançou sucesso nos Estados Unidos; mas, ele queria mesmo era correr na Europa, onde os melhores atletas competiam. Sua primeira corrida profissional na Europa, a Clássica San Sebastian, na Espanha, ficou na memória. Ele terminou em último lugar, 27 minutos atrás do vencedor – um resultado terrível. A multidão espanhola, ao longo do percurso, zombava dele.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Vencendo o Fracasso “Algumas horas depois, me joguei num banco do aeroporto de Madri e afundei. Queria abandonar o esporte. No caminho para San Sebastian, eu realmente acreditei que teria uma chance de vencer, e logo depois eu tinha dúvidas se seria capaz mesmo de competir. Puxei um punhado de bilhetes de vôo do meu bolso. Entre eles, havia um com a passagem de volta para os EUA. Pensei em usá-lo: “Talvez eu deva mesmo voltar para casa”, pensei, “e encontrar alguma coisa diferente para fazer, algo em que eu realmente seja bom”.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Exemplo de Persistência O que o conduzira até então era uma habilidade natural, uma natureza competitiva e uma inacreditável atitude positiva. As palavras de sua mãe vinham com freqüência à sua mente: “Faça do obstáculo uma oportunidade. Transforme o negativo em positivo. Se você não colocar 100% no que faz, não conseguirá realizar nada. Nunca desista!”
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Uma Curva Fechada na Estrada Em 1996, aos 25 anos, Armstrong era o melhor ciclista do mundo. Estava no melhor de sua forma. Vencia corridas disputadas contra os melhores da Europa. Foi então que passou a sentir uma dor intensa na virilha e a expelir sangue quando tossia. Ao consultar um médico, descobriu que tinha câncer em um dos testículos. E as notícias foram ficando piores: o câncer havia se espalhado, penetrando os pulmões, e o prognóstico era sombrio.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Lutando Pela Vida Apesar de tudo isso, ele manteve a atitude positiva e o espírito de luta. Até que descobriram que ele tinha câncer no cérebro. “Eu encontrara um muro”, afirma Armstrong. “Por mais que eu quisesse me manter positivo e valente, tudo o que eu sabia era que, quando uma pessoa tem câncer no cérebro, ela morre”.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Derrotando os Maus Prognósticos Armstrong passou por uma cirurgia no cérebro e outra para remover o testículo canceroso. Então, teve início um penoso processo de quimioterapia. Os médicos lhe disseram que ele tinha 50% de chance de sobreviver. Depois que terminou seu tratamento e a recuperação parecia garantida, um médico admitiu que o caso do atleta era o pior que já tinha visto, e que, na verdade, ele não lhe teria dado mais do que 3% de chance de sobrevivência.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso O Difícil Recomeço: Estaca Zero Sobreviver ao câncer com uma atitude positiva intacta é uma grande façanha. Mas Armstrong queria algo mais. Ele queria correr novamente. Ele passou por momentos difíceis no retorno às competições. Chegou ao ponto de desistir no meio de uma prova – algo que jamais havia feito antes. “Na linha de largada, sentei dentro de um carro, tentando me manter aquecido, e pensei sobre o quanto eu queria não estar ali”, afirma.
O Sucesso Não Acontece Por Acaso Vitória Completa “A esperança é o único antídoto contra o medo”. – Lance Armstrong. “Quando você começa a pensar dessa forma, é provável que as coisas não venham a melhorar. No momento em que eu saí do carro e enfrentei o frio, minha atitude piorou”, diz Armstrong. Mas ele conseguiu superar esse retrocesso de atitude, e prosseguiu. Ganhou não apenas uma, mas 5 Voltas da França consecutivas. Lance Armstrong é o “Pelé do Ciclismo”, o melhor ciclista de todos os tempos! Mas, com certeza, ele é muito mais do que isso: É uma lenda viva, um exemplo para todos nós de coragem e superação.
Alguma Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Assuma Um Compromisso Com a Vitória No momento em que alguém assume um compromisso definitivo, a Providência [Deus] Se mobiliza. Toda sorte de fatores, que nunca surgiriam de outra forma, concorre para ajudar essa pessoa. Todo um fluxo de acontecimentos brota daquela decisão. Em favor dessa pessoa ocorrem todos os tipos de incidentes e encontros jamais vistos. Vai além da assistência material com que alguém poderia sonhar que pudesse aparecer no caminho. – William H. Murray. O Sucesso Não Acontece Por Acaso
Algumas Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Determine-se a Pagar o Preço Você precisa pagar o preço. Descobrirá que tudo na vida tem um preço, e precisará decidir se a recompensa vale o preço que deve ser pago. – Sam Nunn, Senador Norte-Americano. O primeiro ingrediente do sucesso – tomar boas decisões – não tem valor real sem o segundo, que é impor-se uma boa disciplina. Vamos encarar os fatos: Todo mundo quer ser magro, mas ninguém quer fazer dieta. Todos querem viver muito, mas poucos gostam de se exercitar. Todos gostam de ganhar dinheiro, mas poucos gostam da idéia de trabalhar duro. – John Maxwell. O Sucesso Não Acontece Por Acaso
Algumas Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Muito Foco & Empenho Tenho a impressão de que o mundo acelerado de hoje em dia tem feito as pessoas perderem a noção de que sucesso, antes de trabalho, só no dicionário! Que ninguém se iluda. A não ser que você ganhe na loteria ou alguma coisa muito excepcional ocorra em sua vida, a verdade é que, para ter sucesso, é preciso muito trabalho, muita tenacidade, muito foco no que faz, muito empenho, muito suor, muitas noites mal-dormidas, enfim, muita luta! – Luiz Marins. O Sucesso Não Acontece Por Acaso
Algumas Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Busque a Excelência “Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, conhecimento nem sabedoria. E é para lá que você vai” (Eclesiastes 9:10, B.L.H.) “As pessoas se esquecem da rapidez com que você executou uma tarefa, mas lembram de como você a executou bem”. – Howard W. Newton. O Sucesso Não Acontece Por Acaso
Algumas Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Esteja Disposto a Riscos e Sacrifícios “As maiores honras foram reservadas para aqueles que enfrentaram as maiores lutas. Os riscos eram altos, assim como as recompensas”. –John Maxwell. As alturas que grandes homens alcançaram Foram atingidas de forma não pouco dura, Mas enquanto seus companheiros descansavam, Eles continuavam escalando na noite escura. – Henry W. Longfellow, poeta. O Sucesso Não Acontece Por Acaso
Algumas Dicas Para Quem Quer Ser Vencedor Jamais Desista! Quando os atletas olímpicos entram no estádio numa Olimpíada, durante a cerimônia de abertura, e se preparam para participar das competições, uma das coisas que eles fazem é recitar as seguintes frases: Eu me preparei. Eu segui as regras. Eu não desistirei! O Sucesso Não Acontece Por Acaso