1 / 12

Avaliação Psicológica processo de conhecer

Profa. Ms. Mari Angela Calderari Oliveira. Avaliação Psicológica processo de conhecer. “Qual o caminho que devo seguir? - Depende. Para onde você quer ir? - Para qualquer lugar. - Se você quer ir para qualquer lugar, qualquer caminho serve.”

blaze
Download Presentation

Avaliação Psicológica processo de conhecer

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Profa. Ms. Mari Angela Calderari Oliveira Avaliação Psicológicaprocesso de conhecer

  2. “Qual o caminho que devo seguir? - Depende. Para onde você quer ir? - Para qualquer lugar. - Se você quer ir para qualquer lugar, qualquer caminho serve.” Alice e o gato maluco( Alice no país das maravilhas,1995)

  3. Processo de AvaliaçãoPsicológica • Processo é o transcurso do que vai sucedendo e é uma característica de toda coisa de estar a cada instante de uma forma distinta da anterior. (VISCA, 1987, p.87) • Avaliação – diagnóstico • A palavra diagnóstico origina-se do grego diagncôtikós e significa discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de (Lopes appud Trinca 1989 pg 1)

  4. Processo de AvaliaçãoPsicológica • Identificar o sintoma, conhecer o contexto, referenciar uma construção histórica e discernir aspectos, características e relação que compõe o todo, configura-se no que chamamos de processo. • Processo diferencia-se de uma ação pontual, pois trata-se de uma seqüência de atuação, que tendem a promover a transformação de uma situação inicial

  5. A Epistemologia da Avaliação Psicológica • Avaliação Psicológica, antes de tudo,é uma área científica com atuação profissional. Mas o que caracteriza a cientificidade? • Trata-se de uma questão Epistemológica • Episteme (grego) = conhecimento • Logia (helenismo) = área, depois, estudo, teoria Epistemologia = Teoria do Conhecimento

  6. Esquema de definição de conhecimento da Avaliação Psicológica (Cruz,2002) fenômenos ou processos psicológicos sistemas conceituais; estado da arte do conhecimento Objeto Campo teórico AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Método Objetivo visado condições através das quais é possível conhecer ;formas de acesso ao que se pretende conhecer diagnosticar, compreender, avaliar a ocorrência ou prevalência de determinadas condutas

  7. Avaliação Psicológica – processo de conhecer • Os fenômenos psicológicos não devem ser observados e concebidos por uma realidade intuída (percepção), mas com realidade instruída. • Uma rede se estabelece, de forma revelar uma inteligibilidade lógica,ou possibilidade de sentido sobre a realidade psicológica humana.

  8. Avaliação Psicológica enquanto processo • Superar as relações de determinações entre os fenômenos psicológicos pelas relações entre as variáveis ou fenômenos presentes na situação.- Diagnóstico do sujeito X Sujeito do diagnóstico

  9. Avaliação Psicológica enquanto processo • O conhecimento acerca dos fenômenos psicológicos produzidos no campo de conhecimento designado como Avaliação Psicológica só se torna acessível se transformado em conduta social e profissional dos psicólogos. • O profissional psicólogo deve sair de sua função de “zelador”

  10. Entendemos, portanto que a avaliação psicológica é ferramenta indispensável na atividade do psicólogo independentemente de seu campo de atuação ou abordagem teórica. • Não podemos conceber uma prática profissional sem que esta anteceda um olhar investigativo o qual deve estar diretamente relacionado aos fenômenos e processos psicológicos que envolvem o nosso objeto de estudo.

  11. Portanto, a avaliação psicológica vai além de uma coleta de dados, sobre a qual se organiza um raciocínio. • Ela é um momento de transição, como um passaporte para a intervenção posterior. • Usa de aproximação sucessiva para entrar em contato com seu objeto de estudo e gerar conhecimento a partir de fatos, fenômenos e processos produzidos pelo próprio objeto de estudo.

  12. Dessa forma não podemos mais nos contentar com uma concepção apenas psicométrica da avaliação psicológica, visto estar nela uma prática fundamental para o fortalecimento do caráter científico da Psicologia

More Related