E N D
PENSAR, LER E ESCREVER ? Escrever é, em última análise, colocar idéias no papel de torna organizada. Ora, as idéias não surgem do nada; elas são frutos dos processos de comunicação das quais participamos e das informações a que temos acesso vivenciando experiências, conversando (“trocando idéias”), lendo, lendo, lendo...
VOCÊ SE CONSIDERA UM LEITOR ATENTO OU UM LEITOR DORMINHOCO ? • LEITURA SEM COMPREENSÃO NÃO É LEITURA • A leitura precisa ser atenta, inteligente, interativa. Ao fazermos isso, estamos ampliando a nossa visão de mundo.
NÃO HÁ UMA “FÓRMULA MÁGICA” PARA ENSINAR REDIGIR. • Saber escrever pressupõe saber ler • Quem não pensa (ou pensa mal) não escreve • (Ou escreve mal) e quem não lê (ou lê mal) • não escreve (ou escreve mal). • É lendo que chegamos a outros ramos do saber. • Ler é fundamental para escrever.
VOCÊ ESCREVE PARA ALGUÉM Vizinhos Professor Amigo Namorado Parente ?
VOCÊ ESCREVE COM UM OBJETIVO Entre outros finalidades, um texto serve para informar, documentar, divertir, emocionar, criticar ou convencer.
O BOM TEXTO É AQUELE QUE DESPERTA INTERESSE EPRENDE A ATENÇÃO DO LEITOR.
SER LEITOR CRÍTICO DO PRÓPRIO TEXTO É preciso revisar o texto, observando: A letra é legível? Faz margens regulares? Deixa espaço no início de parágrafo? Escreve e acentua as palavras corretamente? Concorda o verbo com o sujeito? Emprega corretamente os sinais de pontuação?
Constrói frases claras e precisas? Escreve sem repetir desnecessariamente as palavras? O texto oferece elementos para o leitor conhecer as personagens? Existe coerência entre os aspectos apresentados? Relata ações e pensamentos da personagem? O texto apresenta originalidade? Atentou-se para as três partes lógicas do texto?
NARRAÇÃO / DESCRIÇÃO ELEMENTOS DA NARRAÇÃO Real Fato Imaginário Protagonista PersonagemAntagonista Secundário Lugar Ambiente Social
O ENREDO É ESPINHA DORSAL DE UM TEXTO NARRATIVO Introdução Conflito enredo Complicação Parte do enredo que é desenvolvido o conflito. ClímaxMomento de maior tensão a história. DesfechoDesenlace / Conclusão ATRAVÉS DO ENREDO CHEGAREMOS AO TEMA
Seja muito feliz!!! Professor: Antônio