1.29k likes | 1.61k Views
Londrina (PR) – Maringá (PR). REDAÇÃO PARA CONCURSOS: Texto dissertativo (Aula 05). www.CursoSolon.com.br. Profª Sônia Maria M Cassiolato Aulas 100% presenciais :: Ano 2012. Proposta textual - comentário. PROVA DISCURSIVA FCC - TRF 3R - Técnico Judiciário – Área Administrativa
E N D
Londrina (PR) – Maringá (PR) REDAÇÃO PARA CONCURSOS:Texto dissertativo(Aula 05) www.CursoSolon.com.br Profª Sônia Maria M CassiolatoAulas 100% presenciais :: Ano 2012
Proposta textual - comentário • PROVA DISCURSIVA • FCC - TRF 3R - Técnico Judiciário – Área Administrativa Atenção: A redação deverá ter uma extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas.Redija uma dissertação em que você manifeste seu ponto de vista sobre a polêmica questão referida nos textos abaixo. Você deve apresentar de maneira clara e coerente, os argumentos que fundamentam sua opinião.
1- Identifique na proposta: • assunto; classificação indicativa. • delimitação do assunto; polêmica a respeito da classificação indicativa.
Procedimentos argumentativos • Análise de texto • Sermão de Santo Antônio (Vieira, Antônio, Pe. Os semões. São Paulo, Difel, 1968, I, p. 340)
Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque queres que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; (pregadores) ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber.(ouvintes) Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem; ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si, e não a Cristo, ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.
Análise de texto Sermão de Santo Antônio • Qual é a estratégia de elaboração da introdução? Curta narração que apresenta uma situação Situação apresentada em metáfora Sal (pregadores) Terra (ouvintes) • Qual é a tese do texto? A terra (ouvintes) está corrupta apesar de contar com muito sal (pregadores)
Qual é a estratégia de elaboração do desenvolvimento? Apresentação de hipóteses Oposição de ideias/causas A corrupção se explica pela ineficiência do sal (pregadores) A corrupção de explica pela recusa da terra (ouvintes)
Qual é a estratégia de elaboração da conclusão? Apresentação de uma possível causa “Todas as hipóteses são responsáveis pelo insucesso dos pregadores”
Outros recursos argumentativos • Uma boa dica, também, é ler posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto. Há jornais e revistas que possuem um espaço reservado para publicação em que duas pessoas divergem a respeito de uma questão colocada. Veja um exemplo da Folha de S.Paulo.
TENDÊNCIAS/DEBATES • É positiva a proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra?
A partir da leitura dos dois textos poderíamos selecionar vários argumentos. No entanto vamos destacar um de cada autor. Observe.
1º autor: ARMANDO DE QUEIROZ MONTEIRO NETO, quem é ele? • empresário, é presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e deputado federal pelo PTB-PE.
Posicionamento? É contrário à proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra.
Por quê? A REDUÇÃO da jornada de trabalho para 40 horas semanais -sem ajustes nos salários e acompanhada do aumento do adicional da hora extra para 75% do valor da hora normal- está na contramão da tendência internacional.
2º autor: PAULO PEREIRA DA SILVA, quem é ele? é presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT-SP.
Posicionamento? É favorável à proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra.
Por quê? Segundo o Dieese, a implementação da medida tem o potencial de criar, em uma primeira etapa, cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho.
Há ainda as vantagens sociais, já que o trabalhador terá mais tempo para a família, o lazer e sua própria qualificação ou requalificação profissional. A medida também vai contribuir para a diminuição dos problemas de saúde e acidentes de trabalho, resultado de jornadas exaustivas.
Perceba também que, no texto 2, o autor apresenta um argumento contrário ao seu posicionamento e o rebate, assim fazendo uma contra-argumentação.
Outro argumento empresarial contra a redução é que o aumento do custo da mão de obra diminuiria a competitividade das empresas, o que levaria ao fechamento de muitas daquelas voltadas para a exportação -e mesmo das que têm de competir internamente com produtos importados.
Dados do Departamento do Trabalho dos EUA não confirmam o argumento. Segundo esse órgão, o custo horário da mão de obra na indústria brasileira é 6,7 vezes menor que o da americana, 5,3 vezes menor que o da francesa e 2,7 vezes menor que o da coreana.
Como podemos perceber, há margem para a redução da jornada sem perda de competitividade.
Você percebeu a importância de utilizar estratégias e recursos argumentativos para organizar sua forma de argumentar? Então coloque-as em prática.
O TEXTO DISSERTATIVO Discurso Expositivo: consiste na apresentação e discussão de uma ideia, de um assunto ou doutrina, de forma ordenada.
Discurso Argumentativo: caracteriza-se por implicar o debate, a discussão de uma ideia, assunto ou doutrina, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar a adesão do destinatário.
Há uma estrutura consagrada para a organização do texto dissertativo. Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Introdução: a introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.
- Desenvolvimento: é a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações, serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.
Conclusão: é o momento final do texto, este poderá apresentar um resumo de tudo o que já foi dito. Há várias possibilidades para concluir o texto. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.
Vamos mostrar dois textos: um expositivo e o outro dissertativo argumentativo. Antes, vamos apresentar a questão que foi desencadeada no texto 1 e é tema de vários filmes: “A pena de morte”.
1- Crítica do filme “A Espera de um Milagre” http://www.youtube.com/watch?v=8486lCUN2DY&feature=related
Você leu o artigo “Pena de morte”, de Gabriela Cabral. O texto é expositivo, pois tem como objetivo informar o leitor sobre um assunto.
No texto apresentado, o tema central é a pena de morte. Observe que o parágrafo de introdução apresentou uma definição, embora simplificada, do que é pena de morte.
Como trata-se de um texto expositivo, é preciso perceber que, ao passar as informações, o autor tenta se manter o mais imparcial possível.
Ao longo do texto, o autor enumera algumas das mais conhecidas técnicas de execução, sem envolvimento pessoal do autor com aquilo que escreve.
Na sequência, você leu o texto intitulado “Violência e impunidade andam juntas”, de Maurício Forneck.
Perceba que esse texto, diferente do anterior, pode ser considerado predominantemente argumentativo, pois, por meio dele, o autor defende um posicionamento pessoal diante do tema discutido: a relação entre violência e impunidade.
Leitura do texto. • O primeiro parágrafo do texto já apresenta a tese que será defendida, expressa na seguinte frase: “A principal causadora desse estado de descontrole tem apenas um nome: impunidade.”
Ao escrever seu texto argumentativo, você deve logo de início apresentar ao leitor que posicionamento defenderá ao longo da argumentação.
Argumentos empregados pelo autor para defender o ponto de vista dele. • O autor do texto que estamos analisando desenvolve no segundo parágrafo o argumento de que um criminoso só se sente intimidado pela certeza do castigo.
O argumento desenvolvido no terceiro parágrafo: a morosidade e a complacência com o crime de nosso sistema penal. Tais fatores também reforçam o papel central da impunidade na manutenção da violência no Brasil.
O quarto parágrafo apresenta, por outro lado, uma ressalva, modalizando o discurso. Ao afirmar que “radicalizar, porém, não é a solução”, o autor expressa seu posicionamento de que, apesar de a impunidade ser nociva, não adianta radicalizar as medidas punitivas.
No último parágrafo do texto, o autor concluiu seu posicionamento perante o tema, reafirmando a tese ao dizer que “a resposta das sociedades às suas agressões é que dá a dimensão de sua seriedade e o exemplo aos que pensam em agir de forma semelhante”.
Esquema para o texto dissertativo. Os passos: 1) interrogar o tema;2) responder, com a opinião;3) apresentar argumento básico; 4) apresentar argumentos auxiliares;5) apresentar fato- exemplo;6) concluir.
Vamos abordar outro tema? Na verdade vamos retomar um tema já comentado anteriormente, “ A redução da jornada de trabalho”.
Antes vejamos o que as pessoas pensam a respeito do tema. Você é a favor da redução da jornada de trabalho? Fique por dentro 08/08/2009 http://www.youtube.com/watch?v=U1RSek4Ropw
Veja a proposta. Com base no texto de apoio, escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se a respeito da redução da jornada de trabalho aprovada pela Câmara dos Deputados. Produza seu texto entre 15 e 20 linhas.