1 / 127

REDAÇÃO PARA CONCURSOS: Texto dissertativo (Aula 05)

Londrina (PR) – Maringá (PR). REDAÇÃO PARA CONCURSOS: Texto dissertativo (Aula 05). www.CursoSolon.com.br. Profª Sônia Maria M Cassiolato Aulas 100% presenciais :: Ano 2012. Proposta textual - comentário. PROVA DISCURSIVA FCC - TRF 3R - Técnico Judiciário – Área Administrativa

nowles
Download Presentation

REDAÇÃO PARA CONCURSOS: Texto dissertativo (Aula 05)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Londrina (PR) – Maringá (PR) REDAÇÃO PARA CONCURSOS:Texto dissertativo(Aula 05) www.CursoSolon.com.br Profª Sônia Maria M CassiolatoAulas 100% presenciais :: Ano 2012

  2. Proposta textual - comentário • PROVA DISCURSIVA • FCC - TRF 3R - Técnico Judiciário – Área Administrativa Atenção: A redação deverá ter uma extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas.Redija uma dissertação em que você manifeste seu ponto de vista sobre a polêmica questão referida nos textos abaixo. Você deve apresentar de maneira clara e coerente, os argumentos que fundamentam sua opinião.

  3. 1- Identifique na proposta: • assunto; classificação indicativa. • delimitação do assunto; polêmica a respeito da classificação indicativa.

  4. Procedimentos argumentativos • Análise de texto • Sermão de Santo Antônio (Vieira, Antônio, Pe. Os semões. São Paulo, Difel, 1968, I, p. 340)

  5. Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque queres que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; (pregadores) ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber.(ouvintes) Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem; ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si, e não a Cristo, ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.

  6. Análise de texto Sermão de Santo Antônio • Qual é a estratégia de elaboração da introdução? Curta narração que apresenta uma situação Situação apresentada em metáfora Sal (pregadores) Terra (ouvintes) • Qual é a tese do texto? A terra (ouvintes) está corrupta apesar de contar com muito sal (pregadores)

  7. Qual é a estratégia de elaboração do desenvolvimento? Apresentação de hipóteses Oposição de ideias/causas A corrupção se explica pela ineficiência do sal (pregadores) A corrupção de explica pela recusa da terra (ouvintes)

  8. Estratégia de elaboração do desenvolvimento

  9. Qual é a estratégia de elaboração da conclusão? Apresentação de uma possível causa “Todas as hipóteses são responsáveis pelo insucesso dos pregadores”

  10. Outros recursos argumentativos • Uma boa dica, também, é ler posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto. Há jornais e revistas que possuem um espaço reservado para publicação em que duas pessoas divergem a respeito de uma questão colocada. Veja um exemplo da Folha de S.Paulo.

  11. TENDÊNCIAS/DEBATES • É positiva a proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra?

  12. A partir da leitura dos dois textos poderíamos selecionar vários argumentos. No entanto vamos destacar um de cada autor. Observe.

  13. 1º autor: ARMANDO DE QUEIROZ MONTEIRO NETO, quem é ele? • empresário, é presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e deputado federal pelo PTB-PE.

  14. Posicionamento? É contrário à proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra.

  15. Por quê? A REDUÇÃO da jornada de trabalho para 40 horas semanais -sem ajustes nos salários e acompanhada do aumento do adicional da hora extra para 75% do valor da hora normal- está na contramão da tendência internacional.

  16. 2º autor: PAULO PEREIRA DA SILVA, quem é ele? é presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT-SP.

  17. Posicionamento? É favorável à proposta de redução da jornada de trabalho e aumento do valor da hora extra.

  18. Por quê? Segundo o Dieese, a implementação da medida tem o potencial de criar, em uma primeira etapa, cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho.

  19. Há ainda as vantagens sociais, já que o trabalhador terá mais tempo para a família, o lazer e sua própria qualificação ou requalificação profissional. A medida também vai contribuir para a diminuição dos problemas de saúde e acidentes de trabalho, resultado de jornadas exaustivas.

  20. Perceba também que, no texto 2, o autor apresenta um argumento contrário ao seu posicionamento e o rebate, assim fazendo uma contra-argumentação.

  21. Outro argumento empresarial contra a redução é que o aumento do custo da mão de obra diminuiria a competitividade das empresas, o que levaria ao fechamento de muitas daquelas voltadas para a exportação -e mesmo das que têm de competir internamente com produtos importados.

  22. Dados do Departamento do Trabalho dos EUA não confirmam o argumento. Segundo esse órgão, o custo horário da mão de obra na indústria brasileira é 6,7 vezes menor que o da americana, 5,3 vezes menor que o da francesa e 2,7 vezes menor que o da coreana.

  23. Como podemos perceber, há margem para a redução da jornada sem perda de competitividade.

  24. Você percebeu a importância de utilizar estratégias e recursos argumentativos para organizar sua forma de argumentar? Então coloque-as em prática.

  25. O TEXTO DISSERTATIVO Discurso Expositivo: consiste na apresentação e discussão de uma ideia, de um assunto ou doutrina, de forma ordenada.

  26. Discurso Argumentativo: caracteriza-se por implicar o debate, a discussão de uma ideia, assunto ou doutrina, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar a adesão do destinatário.

  27. Há uma estrutura consagrada para a organização do texto dissertativo. Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

  28. Introdução: a introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.

  29. - Desenvolvimento: é a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações, serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

  30. Conclusão: é o momento final do texto, este poderá apresentar um resumo de tudo o que já foi dito. Há várias possibilidades para concluir o texto. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

  31. Vamos mostrar dois textos: um expositivo e o outro dissertativo argumentativo. Antes, vamos apresentar a questão que foi desencadeada no texto 1 e é tema de vários filmes: “A pena de morte”.

  32. 1- Crítica do filme “A Espera de um Milagre” http://www.youtube.com/watch?v=8486lCUN2DY&feature=related

  33. Você leu o artigo “Pena de morte”, de Gabriela Cabral. O texto é expositivo, pois tem como objetivo informar o leitor sobre um assunto.

  34. No texto apresentado, o tema central é a pena de morte. Observe que o parágrafo de introdução apresentou uma definição, embora simplificada, do que é pena de morte.

  35. Como trata-se de um texto expositivo, é preciso perceber que, ao passar as informações, o autor tenta se manter o mais imparcial possível.

  36. Ao longo do texto, o autor enumera algumas das mais conhecidas técnicas de execução, sem envolvimento pessoal do autor com aquilo que escreve.

  37. Na sequência, você leu o texto intitulado “Violência e impunidade andam juntas”, de Maurício Forneck.

  38. Perceba que esse texto, diferente do anterior, pode ser considerado predominantemente argumentativo, pois, por meio dele, o autor defende um posicionamento pessoal diante do tema discutido: a relação entre violência e impunidade.

  39. Leitura do texto. • O primeiro parágrafo do texto já apresenta a tese que será defendida, expressa na seguinte frase: “A principal causadora desse estado de descontrole tem apenas um nome: impunidade.”

  40. Ao escrever seu texto argumentativo, você deve logo de início apresentar ao leitor que posicionamento defenderá ao longo da argumentação.

  41. Argumentos empregados pelo autor para defender o ponto de vista dele. • O autor do texto que estamos analisando desenvolve no segundo parágrafo o argumento de que um criminoso só se sente intimidado pela certeza do castigo.

  42. O argumento desenvolvido no terceiro parágrafo: a morosidade e a complacência com o crime de nosso sistema penal. Tais fatores também reforçam o papel central da impunidade na manutenção da violência no Brasil.

  43. O quarto parágrafo apresenta, por outro lado, uma ressalva, modalizando o discurso. Ao afirmar que “radicalizar, porém, não é a solução”, o autor expressa seu posicionamento de que, apesar de a impunidade ser nociva, não adianta radicalizar as medidas punitivas.

  44. No último parágrafo do texto, o autor concluiu seu posicionamento perante o tema, reafirmando a tese ao dizer que “a resposta das sociedades às suas agressões é que dá a dimensão de sua seriedade e o exemplo aos que pensam em agir de forma semelhante”.

  45. Ver vídeo Pimenta Neves.

  46. Esquema para o texto dissertativo.  Os passos: 1) interrogar o tema;2) responder, com a opinião;3) apresentar argumento básico; 4) apresentar argumentos auxiliares;5) apresentar fato- exemplo;6)  concluir.  

  47. Vamos abordar outro tema? Na verdade vamos retomar um tema já comentado anteriormente, “ A redução da jornada de trabalho”.

  48. Antes vejamos o que as pessoas pensam a respeito do tema. Você é a favor da redução da jornada de trabalho? Fique por dentro 08/08/2009 http://www.youtube.com/watch?v=U1RSek4Ropw

  49. Veja a proposta. Com base no texto de apoio, escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se a respeito da redução da jornada de trabalho aprovada pela Câmara dos Deputados. Produza seu texto entre 15 e 20 linhas.

More Related