1 / 42

Eletrostática

Eletrostática. Eletricidade. CARGA ELÉTRICA. A Eletricidade como ciência data de 600 a.C. Os gregos já conheciam a propriedade do âmbar que quando esfregado na pele de um animal adquiria o poder de atrair pedaços de palha. Eletrização de um corpo.

brede
Download Presentation

Eletrostática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Eletrostática Eletricidade

  2. CARGA ELÉTRICA A Eletricidade como ciência data de 600 a.C. Os gregos já conheciam a propriedade do âmbar que quando esfregado na pele de um animal adquiria o poder de atrair pedaços de palha.

  3. Eletrização de um corpo Para que um corpo esteja eletrizado basta haver a descompensação entre o número de prótons e de elétrons de um corpo. O átomo. Núcleo ( prótons + neutrons) elétrons

  4. Eletrização de corpos - Corpo eletrizado negativamente: o número de elétrons é maior que o número de prótons. - Corpo eletricamente neutro: o número de prótons é igual ao número de elétrons. - Corpo eletrizado positivamente: o número de prótons é maior que o número de elétrons.

  5. Carga elementar Quantidade de carga de um corpo Q = n.e Q: quantidade de carga, unidade: coulomb [ C ] n: número de elétrons ou prótons e: carga elementar do próton ou elétron Uma das menores cargas encontradas na natureza é a de um elétron. - carga do elétron: - 1,6.10-19C [ coulomb] - carga do próton: + 1,6.10-19C • Obs: • milicoulomb: mC = 10-3 C • microcoulomb: μC = 10-6 C • - nanocoulomb: nC = 10-9 C • - picocoulomb: pC = 10-12 C

  6. Exemplos 01.Determine o número de elétrons existentes em uma carga de 1C. 02. É dado um corpo eletrizado com carga elétrica 6,4C. a) A Determine o número de elétrons em falta no corpo. A carga do elétron é de - 1,6.10-19C . b) Quantos elétrons em excesso têm o corpo eletrizado com carga -16nC? 03. Um corpo tem 3.1018 elétrons e 4.1018 prótons . Qual a carga elétrica desse corpo? 04. Um corpo está eletrizado com carga elétrica Q = -8C. O corpo apresenta excesso ou falta de elétrons? Qual o número de elétrons em excesso ou em falta.

  7. PrincÍpios da eletrostática Atração e repulsão de cargas elétricas.

  8. Principios da eletrostática Atração e repulsão de cargas elétricas.

  9. Principios da eletrostática Conservação de cargas elétricas QA QB Q´A Q´B Qtotal=QA +QB QA + QB = Q´A+ Q´B

  10. exercícios 01. Duas cargas elétricas Q1 e Q2, atraem-se quando colocadas próximas uma da outra. a) O que se pode afirmar sobre os sinais de Q1 e Q2? b) A carga Q1 é repelida por uma terceira carga Q3, positiva. Qual é sinal de Q2? 02. Um corpo A, com carga QA = 8C, é colocada em contato com um corpo B, inicialmente neutro. Em seguida, são afastados um do outro. Sabendo que a carga do corpo B, após o contato, é de 5C, calcule a nova carga do corpo A. 03. Dispõe-se de quatro esferas metálicas idênticas isoladas uma das outras. Três delas, A, B e C, estão descarregadas, enquanto a quarta esfera D, contém carga negativa Q. Faz-se a esfera D tocar, sucessivamente, as esferas A,B e C. Determine a carga final de cada esfera.

  11. Processos de eletrização de corpos ATRITO Conclusão: ao final deste processo verifica-se que um dos corpos tende a doar elétrons e o outro a recebê-los, ou seja, um ficará carregado positivamente e outro eletrizado negativamente.

  12. contato elétrons Corpo neutro Corpo positivo final Conclusão: ao final deste processo verifica-se que os corpos ficam com o mesmo sinal de carga e atingem o equilíbrio elétrico

  13. indução Corpo eletrizado positivamente ( indutor) Corpo eletricamente neutro ( induzido)

  14. Corpo eletricamente neutro ( induzido) e e e

  15. Conclusão: ao final deste processo verifica-se que os corpos ficam com cargas de sinais opostos.

  16. Eletroscópios Instrumentos fabricados para a verificação se um corpo está ou não eletrizado. PÊNDULO ELETROSTÁTICO

  17. Eletroscópio de folhas

  18. Campo Elétrico de um condutor em equilíbrio eletrostático • Observe um condutor qualquer. Neste caso, o condutor atinge o equilíbrio eletróstático quando não há movimento de cargas elétricas

  19. Experiências • 1ª Experiência: esfera oca de Coulomb Estando a esfera eletrizada, nota-se que O bastão não se eletriza ao tocar a parte Interna da esfera.

  20. 2ª experiência: hemisférios de Canvendish

  21. Conclusões • O campo elétrico no interior de um condutor eletrizado em equilíbrio é nulo. ( E = 0 ) • Na superfície de um condutor eletrizado e em equilíbrio, o campo é normal à superfície e não nulo.

  22. Campo elétrico criado por um condutor esférico • Ponto interno E = 0 • Ponto infinitamente próximo

  23. Superfície • Externo

  24. 01. Consideremos uma esfera condutora de raio 20 cm. Ela se encontra carregada eletrostaticamente com uma carga de 4μC. Determine a intensidade do vetor campo elétrico nos pontos A,B e C, localizados conforme a figura.

  25. 02. Determine a intensidade do campo elétrico a uma distância de 20 cm do centro de uma esfera de raio 15 cm, localizada no vácuo carregada com 4 μC. 03. Uma esfera condutora de 0,2m de raio está carregada com uma carga de -6μCe situada no vácuo. Determine a intensidade do campo elétrico nos pontos A, B e C situados respectivamente a 0,1m, 0,2m e 0,6m do centro da esfera E. 04. Num ponto situado a 3m do centro de uma esfera de raio 1m, eletrizada positivamente e localizada no vácuo, o vetor campo elétrico tem intensidade 8.105 N/C. Determine a carga elétrica distribuída na superfície da esfera.

  26. Trabalho e Potencial Elétrico • Trabalho de uma força elétrica A força elétrica é uma força conservativa, ou seja, todo trabalho realizado não é perdido e sim armazenado em forma de energia.

  27. Trabalho da força elétrica =q.

  28. Exercícios • 01. Determine o trabalho das forças de campo elétrico de uma carga puntiforme Q=5 de um ponto A a outro ponto B, distantes 1,0m e 2,0m da carga Q, respectivamente. • 02. Considere o campo criado pela carga puntiforme Q = 4

  29. 03. Os pontos A, B, C e D estão no campo elétrico de uma carga puntiforme Q fixa. Transportando-se uma carga de prova q de A até B pelo caminho 1, as forças elétricas realizam um trabalho . Determine o trabalho realizado pelas forças elétricas para transportar a mesma carga q de A até B, nas condições anteriores, pelos caminhos 2 e 3.

  30. Energia Potencial = =q. =q.

  31. Como todo trabalho se armazena em forma de energia, esta é a energia potencial elétrica =

  32. exercícios 01. Num campo elétrico, uma carga de prova é levada de um ponto A à um ponto B muito distante, tendo todas as forças elétricas realizado um trabalho de 100J. Determine a energia potencial elétrica da carga no ponto A. 02. Determine a energia potencial que uma carga de 5adquire a 10cm de uma carga de 0,2 , fixa, localizada no vácuo.

  33. Potencial Elétrico – ( V ) • Potencial elétrico é definido como o trabalho realizado pela força elétrica, por unidade de carga, para deslocá-la de um ponto qualquer ao infinito. =

  34. Veja: = Unidade de medida: volt [V]

  35. Exercícios 01. Determine o potencial elétrico em um ponto P, situado a 40 cm de uma carga elétrica puntiforme de 88. 02. Determine o potencial de um ponto P, situado a 30cm de uma carga de -6. Considere a carga e o ponto P no vácuo. 03. No campo eletrostático de uma carga puntiforme Q = 4fixa no vácuo, são dados dois pontos, A e B, cujas distâncias às cargas são, respectivamente, 20 cm e 60 cm. Determine os potenciais nos pontos A e B. 04. Determine a energia potencial que uma carga de 5 adquire a 10cm de uma carga de 0,2, fixa, localizada no vácuo.

  36. Potencial de várias cargas puntiformes ++ P

  37. 01. Determine o potencial de um ponto P situado a 30cm de uma carga -6C. Considere a carga e o ponto P no vácuo. (Dado: k0= 9.109 N.m2/C2) 02. Determine a energia potencial que uma carga de 5C adquire a 10cm de uma carga de 0,2C, fixa, localizada no vácuo. (k0= 9.109 N.m2/C2) 03. Um objeto de pequenas dimensões, com carga elétrica Q, cria um potencial igual a 1000v, num ponto A, a uma distância de 0,10m. Determine o valor do campo elétrico no ponto A . Determine o valor do potencial e do campo elétrico num ponto B, que dista 0,20m do objeto. 04. Duas cargas elétricas puntiformes valendo -8C e 6C, ocupam dois vértices de um triângulo eqüilátero de 0,4m de lado no vácuo. Determine o potencial do outro vértice do triângulo.

  38. 05. Duas cargas elétricas puntiformes Q1= 4.10-8 C e Q2= -3.10-8 C, estão localizadas em pontos A e B, separadas por uma distância de 10cm, no vácuo (Dado: k0= 9.109 N.m2/C2). Calcule o potencial no ponto C, no meio, entre A e B, e no ponto D, a 8cm de A e 6cm de B.  06. Duas cargas puntiformes de valores Q e –3Q estão separadas por uma distancia de 104cm, conforme a figura. O ponto A e pontos infinitamente distantes das cargas têm potencial nulo. Determine, em centímetros, a distância entre a carga –3Q e o ponto A. 07. O potencial elétrico, a uma distância de 3m de uma dada carga elétrica, é de 40V. Se, em dois vértices de um triângulo eqüilátero de 3m de lado, forem colocadas duas cargas iguais a essa, qual o potencial, em volts gerado por essas cargas no terceiro vértice?

More Related