1 / 15

Pesquisa sobre Violência contra a Mulher em Bagé

Pesquisa sobre Violência Contra a Mulher , Violência Doméstica e Familiar e Desigualdade de Gênero em Bagé Realização : Observatório da Criminalidade Iniciativa : Coordenadoria da Mulher de Bagé. Pesquisa sobre Violência contra a Mulher em Bagé.

breena
Download Presentation

Pesquisa sobre Violência contra a Mulher em Bagé

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PesquisasobreViolência Contra a Mulher,ViolênciaDoméstica e Familiar e Desigualdade de GêneroemBagé Realização: ObservatóriodaCriminalidade Iniciativa: CoordenadoriadaMulher de Bagé

  2. PesquisasobreViolênciacontra a MulheremBagé Esta pesquisa de opinião visa analisar a violência doméstica e familiar e a desigualdade de gênero de forma indireta com homens e mulheres que participaram de atividade da Coordenadoria da Mulher na praça. Amostra: 42 questionários Período de coleta de dados: 17 de julho de 2013

  3. Perfil dos/as respondentes Dois terços foram mulheres. Idades bem distribuídas nas faixas etárias. Média de 43 anos de idade; Maioria (67%) pelo menos ensino médio. Média = 43

  4. Percepçãosobre Violência contra a Mulher e Desigualdade de Gênero

  5. Você acha que no Brasil as mulheres são tratadas com respeito? 7% Somente acreditam que sim! Destes, 66,7% são homens! Não As vezes

  6. Desigualdade de gênero Você acha que as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens em nosso país? 10% acredita que sim As vezes Não 14% dos homens acreditam que as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens; somente 7% das mulheres acreditam nisso.

  7. O desrespeito às mulheres é difuso.É presente nos principais meios de convivência, como trabalho e família. Em que ambiente você considera que a mulher é mais desrespeitada? Os homens reconhecem que as mulheres são mais desrespeitadas no trabalho (50%) e na justiça (14%), respectivamente; as mulheres se sentem mais desrespeitadas na família (43%) e no trabalho (21%), respectivamente.

  8. Legislação Para você, as leis brasileiras protegem as mulheres contra abusose violência doméstica? Sim Não É percebido um avanço na legislação, pois somente um terço (33%) dos entrevistados acham que as mulheres não estão assistidas nesse aspecto. Entretanto muitos (38%) acham que só as vezes a lei protege a vítima. 43% das mulheres e 14% dos homens entrevistadas/os disseram que as leis brasileiras NÃO protegem as mulheres contra abusos e violência doméstica; As vezes

  9. Vivência de Violênciadoméstica

  10. Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% não 50% sim Tipo de violência A violência física foi mais observada por mulheres e a violência moral mais notada por homens.

  11. Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% não 50% sim Perfil dos/as Entrevistados/as Média de idade: 36 anosMulher: 67%Ensino Fund: 29%Ensino Médio: 67%Ensino Sup: 5% Perfil dos/as Entrevistados/as Média de idade: 50 anosMulher: 67% Ensino Fund: 38%Ensino Médio: 52%Ensino Sup: 10% As pessoas mais jovens disseram presenciar mais violência.Na pesquisa realizada, gênero e escolaridade não tiveramrelação significativa com presenciar ou não violência.

  12. Atitude perante violência Qual foi a sua atitude em relação à agressão que presenciou? Das pessoas que silenciaram, 82% foram mulheres. Não havendo diferença na porcentagem de mulheres entre aquelas que presenciaram ou não violência doméstica (cf. slide anterior), podemos dizer que - segundo os dados deste levantamento - proporcionalmente as mulheres se omitem mais que os homens diante da agressão.

  13. Vivência X Percepão Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% não 50% sim Você acha que no Brasil as mulheres são tratadas com respeito? Não = 43%As vezes = 52%Sim = 5% Não = 52%As vezes = 38%Sim = 10% Nos resultados dessa pesquisa, vivenciar violência não influenciou significativamente a percepção sobre o respeito para com as mulheres.

  14. Vivência X Percepão Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% não 50% sim Para você, as leis brasileiras protegem as mulheres contra abusos e violência doméstica? Não = 33%As vezes = 48%Sim = 19% Não = 33%As vezes = 27%Sim = 33% Nos resultados dessa pesquisa, as pessoas que não presenciaram violência doméstica acreditam mais que as leis protegem as vítimas.

  15. Obrigado(a) também!

More Related