410 likes | 586 Views
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES.
E N D
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO DE MUNICIPIOS E GESTORES NO SITE DO CNES
Este documento é dirigido ao Gestor Local, responsável pelo Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES. É importante mencionar que, esta instrução tem por embasamento normativo a Portaria SAS Nº. 311, de 14 de maio de 2007. • Para que o gestor possa encaminhar bases de dados dos sistemas de informação SCNES, SIA, E SIAB diretamente para o nível federal, através do Transmissor Simultâneo, é obrigatório o cadastramento no site do CNES.
COMO REALIZAR O CADASTRO DE GESTORES • O objetivo desta tarefa é orientar a realização da rotina de cadastramento de Gestores. • Para iniciar o cadastramento do Gestor, acesse a página do CNES na Internet, através do endereço http://cnes.datasus.gov.br: • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir: • Tela Principal • Selecione a Funcionalidade SERVIÇOS/ GESTORES/ CADASTRAMENTO DE GESTORES • Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:
: • Tela de acesso Cadastramento de Gestores • Tela de acesso Cadastramento de Gestores • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:
Para retornar a tela anterior clique no botão de atalho X • Para continuar a rotina clique no botão OK • A Página do CNES na internet exibe a Tela a seguir:
Digite os campos a seguir: Usuário: Informe o usuário que é o código do IBGE do Município ou Estado. Senha: Informe a senha inicial que é CNES07. CPF: Informe o CPF do responsável pelo CNES
A seguir será apresentado o conjunto de campos que compõe o cadastramento da secretaria de saúde, do secretário, das áreas técnicas do CNES; Controle e Avaliação, SIA, SIHD, CIH, SIAB, ESF, SIM, SINASC, SINAN e pela Atenção Básica, e seus responsáveis técnicos.
Digite a Nova Senha: No campo Nova Senha pode ser informado até 6 (seis) dígitos podendo ser uma combinação de números e letras, apenas letras ou apenas números a escolha do usuário. Não deverão ser colocados caracteres especiais do tipo (- / \ “ ! @ # $ % ¨& * ( ) etc.). • Confirme a Nova Senha informada anteriormente • Nome/ Identificação da Secretaria: Informe o nome e identificação da Secretaria. Digite o nome da secretaria por extenso. Caso o nome tenha mais que 70 caracteres, abrevie-o adequadamente. Não abreviar o primeiro e o último nome. • Endereço: Digite o endereço com logradouro, número, complemento (se houver), Bairro, Cidade, Estado e CEP • Telefone: Informa o código de área e telefone da Secretaria • DD – Código com duas posições • Ex.: O DD do Porto Alegre é 51, desta forma digitar 51 • NNNNNNNN – Número do telefone • Telefone/Fax: Informa o código de área e fax da Secretaria • E-mail: Informa o endereço eletrônico da Secretaria
Digite os campos do grupo de informações do Secretário(a): Nome:Informe o nome completo do Secretário de Saúde. Caso o nome tenha mais que 70 caracteres, abrevie-o adequadamente. Não abreviar o primeiro e o último nome. Telefone 1: Informa o código de área e telefone Telefone 2: Informa o código de área e telefone E-mail : Informa o endereço eletrônico. Preferencialmente o e-mail do Secretário
Nome/ Identificação: Informe o nome completo do Setor Responsável pelo CNES Responsável: Informe o nome do Responsável pelo CNES Cargo: Informa o cargo do Responsável pelo CNES Telefone 1: Informa o código de área e telefone Telefone 2: Informa o código de área e telefone E-mail: Informa o endereço eletrônico
Para realizar o cadastramento das áreas técnicas do Controle e Avaliação, SIA, SIHD, CIH, SIAB, ESF, SIM, SINASC, SINAN e pela Atenção Básica, e seus responsáveis técnicos, seguir as orientações descritas na tela anterior. Para o conjunto dos demais conjuntos de campos de cadastramento será exibida no cabeçalho da tela, conforme a seguir: • Tela comum ao conjunto de campos de cadastramento • A partir do cadastramento do Setor Responsável pelo CNES, no início do conjunto de campos de cadastramento dos demais setores será apresentada a mesma tela. Caso a opção seja marcada, todos os dados do Setor CNES serão repassados para o conjunto de campos em questão. Utilizar a marcação da tela apenas se o responsável pelo(s) demais sistema(s) for o mesmo do CNES.
Tela específica do conjunto de campos da Atenção Básica • Marque as seguintes opções: • Sim, caso a ESF SEJA subordinada a Coordenação De Atenção Básica; • NÃO, caso a ESF não SEJA subordinada a Coordenação De Atenção Básica. • Para confirmar as informações digitadas clique no botão Enviar • A Página exibe a mensagem a seguir:
RELAÇÃO DE GESTORES AINDA NÃO CADASTRADOS NO CNES – 16/04/2010
MÓDULO TRANSMISSOR Transmissor.datasus.gov.br
Instruções sobre o Transmissor de Dados Após a instalação, aparecerá a tela abaixo. Esta é a única tela do transmissor de dados de maneira a deixar bem simplificada a transmissão. Mesmo assim existem alguns pontos para esclarecer:
Na barra de título do Transmissor aparecerá sempre a versão do Transmissor, note que sempre que for liberada uma nova versão, não mais será possível transmitir, ou seja, você precisará baixar a versão mais atual para voltar a transmitir. • 2) No campo “Competência” deverá ser informada a competência que está sendo transmitida no formato (MM/AA), Ex: 05/10 para Maio de 2010.
3) No campo “TipoArquivo”, é preciso informar o tipo de arquivo que você vai transmitir a princípio o transmissor será usado no SIHD, CNES e SIASUS podendo incorporar outros sistemas futuramente. A primeira versão estará disponível apenas a opção SIHD, em seguida todas as outras estarão disponíveis e precisarão ser selecionadas neste campo.
4) No campo “IBGE” é preciso informar o código IBGE do município ou o código IBGE do estado (no caso de uma transmissão) seguindo o padrão com zeros no final, exemplo: 430000, 350000, 110000, etc. 5) No campo “Senha” é preciso informar a senha do município ou estado, esta senha foi gerada pelo DATASUS e será enviada aos gestores das secretarias municipais e estaduais que estão cadastrados no CNES.
5) No campo “CPF” é preciso informar o CPF do operador que está enviando o arquivo no momento. Caso o tipo de usuário da pessoa que esteja enviando o arquivo seja Mestre no cadastro do CNES, o CPF não precisa ser informado. 6) No campo “Arquivo”, é preciso selecionar o arquivo que você quer transmitir. Cada sistema possui algumas regras de validação e padrões de nomes de arquivo, dessa forma é preciso obedecer tais padrões ou a transmissão não será executada. O botão ao lado com três pontinhos (...) permite você navegar e selecionar em seu computador o arquivo para envio. Na hora de selecionar o arquivo, o transmissor mostrará somente os arquivos que obedecerem a regra de formação do nome do arquivo com os parâmetros competência, IBGE e sistema informados anteriormente.
8)No campo “StatusdaTransmissão”, irá aparecer o progresso que o arquivo é processado e preparado para ser transmitido, assim que a barra chegar ao final, é iniciada a transmissão. Neste momento aparecerá uma animação indicando que os dados estão sendo transmitidos, é preciso esperar a transmissão ser concluída para que o seu recibo seja gerado corretamente. Dependendo da sua conexão com a internet e o tamanho do seu arquivo, o processo pode demorar vários minutos. 9) O botão “TestarConexão” tenta fazer uma chamada ao servidor do DATASUS para saber existe uma conexão com o mesmo. Caso a conexão seja estabelecida, o arquivo será enviado sem problema. Logo após testar a conexão com o DATASUS, o transmissor tentará fazer o mesmo procedimento para Secretária Estadual Saúde (SES) do município que enviará o arquivo. 10) O botão “Transmitir” inicia a transmissão e uma mensagem aparecerá quando a transmissão for concluída informando que seu recibo foi gerado. 11) O botão “Sair” sai do Transmissor interrompendo a transmissão caso a mesma já tenha sido iniciada.
Após transmitir o arquivo, aparecerá uma mensagem informando o sucesso da operação e onde foi salvo o seu arquivo de recibo. O arquivo de recibo é um arquivo no formato PDF que por padrão é salvo na mesma pasta que você selecionou o seu arquivo para transmissão, ou seja, caso o arquivo que você quer transmitir seja “c:\meus arquivos\xxxZZZppp.DTS”, o seu recibo será gerado na pasta “c:\meus arquivos” com os nomes de “ReciboMS_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf” para recibo do Ministério da Saúde e “ReciboSES_[SISTEMA]_[DATA]_[HORA]_[COMPETENCIA].pdf” para recibo de envio dado pela SES. Importante ressaltar que o recibo dado pelo transmissor é apenas um recibo que o arquivo foi enviado para o respectivo sistema e ainda sim precisará ser processado pelos sistemas correspondentes. Exemplo do nome do recibo: “ReciboMS_SAMU_22102008_111927_1108.pdf”
Após a mensagem da transmissão, aparecerá no final uma mensagem informando a situação da secretaria junto a SES e ao Ministério, caso exista alguma pendência de transmissão, será exibida nesta mensagem, caso esteja tudo OK, aparecerá que está tudo Ok.
COMUNICAÇÃO USUÁRIOS O transmissor possui uma equipe dedicada a dar suporte aos municípios e secretarias estaduais, basta entrar em contato conosco através dos contatos abaixo. e-mail : transmissor@listas.datasus.gov.br Equipe Técnica :(21) 3985-7842 (Mozaniel)(21) 3985-7084 (Bruno)(21) 3985-7292 (Gilberto) Equipe de Produção SIASUS :(21) 3985-7247 (Marcelo) marcelocruz@datasus.gov.br(21) 3985-7095 (Jomar) jomar.augusto@datasus.gov.br