190 likes | 497 Views
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora. Ambas as abordagens seguem a mesma tendência, denominada Realista Progressista. Abordagem Libertária.
E N D
Ambas as abordagens seguem a mesma tendência, denominada Realista Progressista.
Abordagem Libertária “Esta prática busca, acima de tudo, a formação do indivíduo em sua liberdade, e fundamenta-se através da autonomia, responsabilidade, solidariedade, autogestão, respeito, cooperação e a criatividade do educando.” (SOUZA e MENDES)
Contexto: Esta abordagem foi desenvolvida durante o século XIX, período de lutas sociais, em que havia críticas e rejeições a perspectiva ideologia da educação. No Brasil, a necessidade de implementação desta abordagem veio com os pensamentos anarquistas.
Anarquismo no Brasil O anarquismo chega ao Brasil com os imigrantes espanhóis e italianos. O pensamento anarquista se baseia na autogestão, anti-autoritarismo, na contradição dos dogmas sociais, entre outros.
Tendências: A escola: Objetivava uma educação livre de preconceitos, sem que houvesse hierarquia, e todos pudessem determinar parâmetros administrativos e pedagógicos. O professor: Refere-se a um educador crítico, que avalia conteúdos, programas e quaisquer formas de controle por parte das classes dominantes.
O Aluno:Visa a formação de alunos observadores em que esteja presente o senso crítico, sendo estimulado a liderar seu próprio destino. O Ensino: A busca por uma educação voltada para o racionalismo cientifico, o qual este funcionaria com o principio de libertar o homem dos dogmas presentes na sociedade.
Abordagem Libertadora “Na sua essência, o método de alfabetização Paulo Freire consiste em levar as pessoas, a um processo de educação para aprender a ler e escrever a palavra, mas aprender também a dizê-la interpretando a sua realidade, levando o individuo a se colocar como sujeito de seu tempo e de sua historia.” (CAMPOS)
O método de Paulo Freire não ensina a repetir palavras, não se restringe a desenvolver a capacidade de pensá-las segundo as exigências lógicas do discurso abstrato; simplesmente coloca o alfabetizando em condições de poder reexistenciar criticamente as palavras de seu mundo, para, na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra. (FIORI in FREIRE, 1982, p. 07).
Contexto: Tal abordagem surgiu com trabalho de Paulo Freire frente ao movimento de cultura popular, enfatizando a alfabetização de adultos como fator principal.
Tendências A escola : deve ter seu currículo próprio, favorecendo as prioridades e necessidades da mesma; O Aluno: Um individuo concreto, critico, criativo, ele quem o faz acontecer interferindo no meio em que vive, integrando no seu contexto de vida;
O professor: orientador do processo de ensino aprendizagem, em que o professor propõe questionamentos, para estimular o aluno. Assim ambos aprendem juntos; O ensino – aprendizagem: deve proporcionar ao individuo oportunidades de estabelecer relações com o mundo e com outros indivíduos que compõem uma sociedade, outra cultura.
Considerações finais Vendo a educação como um fator de ordem social, cabe a população impedir que a escola seja espaço de disputa ou predominância de ideologias ou tendências pedagógicas, mas que esta seja um local em que haja dialogo e respeito aos alunos. Só assim segundo Souza e Mendes a educação formal faria algum sentido na construção intelectual de um indivíduo verdadeiramente livre.
Bibliografias • SANTOS, Roberto V. ; Abordagens do processo de ensino aprendizagem, 2005 • CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Paulo Freire e a educação Libertadora – UNIFOR, Disponível em< http://www.casemiroonline.com.br/pdf/paulofreireeaeducacaolibertadora.pdf>. Acesso em: 28/03/2012 – 21:04 • Abordagem Sócio – Cultural, disponível em : <http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/10/Seminario-de-Metodologia-do-Ensino-I-Grupo-0510.pdf > Acesso em: 28/03/12 – 21:07
Martins, A. M. S.; A Educação libertária na primeira republica. Núcleo de Estudos em Educação Brasileira – NEB - UNIRIO • Souza, E. D.; Mendes, G. L.; UM CONCEITO LIBERTÁRIO DA PEDAGOGIA;Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG. E-mail: evandrods2005@gmail.com