1 / 24

HIDRODINÂMICA (Dinâmica dos fluidos)

A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos ( líquidos e gases ) em movimento. São exemplos de objeto de estudo da hidrodinâmica a água escoaondo ao longo de um tubo ou no leito de um rio, o sangue que corre pelas veias ou ainda a fumaça que sai de uma chaminé.

bryson
Download Presentation

HIDRODINÂMICA (Dinâmica dos fluidos)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos (líquidos e gases) em movimento. São exemplos de objeto de estudo da hidrodinâmica a água escoaondo ao longo de um tubo ou no leito de um rio, o sangue que corre pelas veias ou ainda a fumaça que sai de uma chaminé. HIDRODINÂMICA (Dinâmica dos fluidos)

  2. Tipos de escoamento Escoamento de modo turbulento ou rotacional – tipo de escoamento irregular, onde a velocidade em cada ponto muda a cada instante. É caracterizado por regiões de pequenos vórtices. Ex: o escoamento das águas numa corredeira onde as rochas ou outros obstáculos no leito forçam a formação de rápidos encachoei-rados.

  3. Escoamento em regime estacionário (laminar ou permanente) – quando cada partícula do fluido segue uma trajetória definida e suave, e essas trajetórias não se cruzam. No escoamento estacionário, a velocidade do fluido, em cada ponto, permanece constante com o tempo. Tipos de escoamento Ex: as águas se movendo num canal calmo, de leito regular e sem obstáculos.

  4. Nesse tipo de escoamento, cada partícula que passar por um determinado ponto seguirá a mesma trajetória das partículas precedentes que passaram por aqueles pontos. Tais trajetórias são chamadas linhas de corrente. Escoamento estacionário Linhas de corrente I, II e III.

  5. HIDRODINÂMICA • No ensino médio o estudo da Hidrodinâmica é limitado as seguintes condições: • fluidos ideais – fluidos incompres-síveis, não-viscosos e homogêneos. • regime estacionário (permanente, laminar) - velocidade de escoamento constante num determinado ponto em relação ao tempo.

  6. Vazão (Q) representa a rapidez com a qual o volume de um fluido escoa. Vazão

  7. Sejam A1 e A2 as áreas das seções retas em duas partes distintas do tubo. As velocidades de escoamento em A1 e A2 valem, respectivamente, v1 e v2. Equação da continuidade A velocidade de escoamento de um fluido é inversamente proporcional à área da seção transversal do duto.

  8. P. 538) Um líquido escoa através de um tubo de seção transversal constante e igual a 4,0 cm², com vazão de 1,0 . 10² cm³/s. Qual é a velocidade do líquido ao longo do tubo? b)Qual é o volume de líquido, em litros, que atravessa uma seção do tubo em 10 min? Exercício

  9. P.540) Uma piscina possui 4,0 m de largura, 10 m de comprimento e 1,8 m de profundidade. Para enchê-la completamente, utilizando um conduto de área de seção transversal de 25 cm², são necessárias 8 h. • Qual é a vazão de água através do conduto? • Qual é a velocidade com que a água sai do conduto? • Com que velocidade sobe o nível de água da piscina? Exercício

  10. P.540) Uma piscina possui 4,0 m de largura, 10 m de comprimento e 1,8 m de profundidade. Para enchê-la completamente, utilizando um conduto de área de seção transversal de 25 cm², são necessárias 8 h. • Qual é a vazão de água através do conduto? • Qual é a velocidade com que a água sai do conduto? • Com que velocidade sobe o nível de água da piscina? Exercício

  11. Equação de Bernoulli Nos trechos em que a velocidade for maior a pressão será menor.

  12. Equação de Bernoulli

  13. Sustentação de aviões As asas de uma aeronave são construídas de forma a que o ar se mova mais depressa (maior velocidade) na sua parte de cima do que na parte de baixo, fazendo com que a pressão por cima da asa seja menor.

  14. P. 541) Um líquido de densidade d = 1,2 . 10³ kg/m³ flui pelo tubo indicado na figura, passando pelo ponto 1 com velocidade v1 = 5,0 m/s e pelo ponto 2 com velocidade v2= 2,0 m/s. A pressão no ponto 1 é p1 = 2,4.10³ Pa. Determine: a) A razão entre as áreas das seções transversais S1 e S2 ; b) A pressão no ponto 2. Exercício

  15. Pressão e velocidade

  16. Efeito Magnus

  17. Aplicações da equação de Bernoulli • Teorema de Torricelli

  18. Tubo de Venturi

  19. Tubo de Venturi • O Tubo de Venturi é um elemento medidor de vazão de diferencial de pressão, também chamado de medidor de vazão por obstrução de área. A diferença de pressão entre duas seções distintas do medidor é proporcional à vazão que escoa por ele. • Principais vantagens do uso de elementos de obstrução para se medir vazão: - Podem ser aplicados para medir qualquer fluido. - Não há nenhum elemento mecânico imerso no escoamento. - Não há limite de vazão a ser medida, ou seja, a tubulação pode ter qualquer diâmetro

  20. Tubo de Venturi

  21. Tubo de Pitot

  22. Tubo de Pitot

  23. Tubo de Pitot O Tubo de Pitot no avião tem dois fins: • Marcar a velocidade relativa ( Velocímetro ) entre a aeronave e o ar ( chamada de Air Speed ). • Marcar a Altitude ou a Altura ( Altímetro ) de voo da aeronave.

  24. Tubo de Pitot Em um carro de F1 o tubo de Pitot controla a pressão do ar, e pode diminuir, no caso de estar erradamente colocado, em cerca de 7 cavalos a potencia do motor

More Related