1 / 30

Tabagismo – o vício do século XX

Tabagismo – o vício do século XX. Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se suicidar. Preparado por Luiz R. Fontes, para uso livre em campanhas anti-tabagistas São Paulo, SP - BRASIL.

caitlyn
Download Presentation

Tabagismo – o vício do século XX

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tabagismo – o vício do século XX Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se suicidar. Preparado por Luiz R. Fontes, para uso livre em campanhas anti-tabagistas São Paulo, SP - BRASIL

  2. O pulmão normal é róseo. Se a pessoa vive em local poluido, há manchas escuras dispersas. O pulmão do fumante é cinza. Quase não há cor rósea. É um pulmão poluido, de aspecto sujo.

  3. Pulmões de fumante. Note a cor cinza e as manchas pretas (antracose), resultado do acúmulo de fuligem. Também há aderências pleurais. O aspecto é viscoso devido ao espessamento pleural e sujo de fuligem.

  4. Pulmão de fumante. Detalhe do ápice. Note as manchas de cor cinza a preta e o aspecto sujo.

  5. Pulmão de fumante. Cortes do pulmão, mostrando o parênquima acinzentado e com aspecto sujo.

  6. Pulmão de fumante. Cortes histológicos do pulmão, mostrando acúmulos de fuligem. O aspecto é sujo.

  7. Enfisema pulmonar. A fumaça destrói a parede dos alvéolos, que coalescem em bolhas(setas), pouco eficazes nas trocas gasosas. Na imagem à direita, uma bolha gigante. Note também o aspecto sujo, com manchas acinzentadas a pretas (antracose).

  8. Pulmão de fumante, com câncer fatal. Note as manchas de cor cinza escuro, o aspecto sujo, e as áreas retraídas, que não mais se expandem.

  9. Artéria aorta de fumante, aberta longitudinalmente. A superfície deveria ser lisa e homogênea. Neste caso, é irregular devido à grande quantidade de placas de ateroma, cuja formação é potencializada pelo vício do tabagismo.

  10. Câncer da cabeça em fumante. À esquerda: carcinoma epidermóide ulcerado do lábio, sendo a figura inferior uma fase mais avançada, com retração. Acima: carcinoma epidermóideulcerado da língua. O prognóstico é sombrio.

  11. Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral, invasivo em pescoço e com múltiplas ulcerações. Prognóstico sombrio. Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral (pálato = céu da boca). Prognóstico sombrio.

  12. Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral, invasivo em pescoço e com múltiplas ulcerações. Tratamento: cirurgia radical (remoção total de mandíbula, língua, laringe e outras estruturas do pescoço). Evolução: tétano grave no pós-operatório, permaneceu em UTI e recuperou-se. Após a alta, alimentação por sonda, comunicava-se escrevendo, convívio social nulo. Morte por insuficiência respiratória.

  13. Lembre-se: fumar causa câncer do pulmão, e também do esôfago, da cavidade oral, da laringe, do estômago, da bexiga urinária etc. Estraga os dentes e causa hipertensão arterial, enfisema pulmonar, arteriosclerose, derrame cerebral, infarto do miocárdio, doença vascular que leva a necroses e amputação de membros, aborto, parto prematuro e baixo peso do recém-nascido. E “o pior”: envelhece precocemente a péle (nas mulheres, as rugas são bem perceptíveis, principalmente no rosto) e, no homem, causa impotência sexual irreversível.

  14. RESUMINDO: à esquerda, neoplasias (tipos de câncer) causadas pelo hábito de fumar; à direita, doenças não neoplásicas. Esquema do livro Rubin’s Pathology - Clinicopathologic Foundations of Medicine, 4a edição.

  15. Sabendo que você mata o seu filho ainda no útero, indefeso, você vai continuar fumando?

  16. A nicotina (e outras substâncias) permanece na circulação sangüínea por horas. Sabendo que você mata o seu filho ainda no útero, indefeso, você vai continuar fumando?

  17. Lembra-se ?

  18. Parece tão agradável ...

  19. … mas o resultado final é trágico. Isso ninguém comenta.

  20. Sabendo o que você está causando ao seu organismo, será que você vai continuar fumando?

  21. A evolução de uma drogada, da juventude ao decaimento total Sabendo que você influencia seus filhos e seus amigos, oferece um péssimo exemplo, abre a porta para o uso de drogas ilícitas, será que você vai continuar fumando? Que moral você, viciado do tabaco, tem para repreender um drogado, um alcoólatra, um viciado em jogos?

  22. Ou simplesmente beba água, o que é muito saudável

More Related