1 / 15

II Congresso do Sistema de Ensino Integral

II Congresso do Sistema de Ensino Integral. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Elisandra Girardelli Godoi. A AVALIAÇÃO NA LDB.

calder
Download Presentation

II Congresso do Sistema de Ensino Integral

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II Congresso do Sistema de Ensino Integral AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Elisandra Girardelli Godoi

  2. A AVALIAÇÃO NA LDB Na educação infantil a avaliação far-se-à mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (LDB,1996, Artigo 31, p.16).

  3. A primeira diz respeito à excessiva escolarização do atendimento na educação infantil em algumas localidades observadas, com organização de espaços, atividades e equipamentos pouco adequados à faixa etária, incluindo-se o uso de carteiras próprias para crianças maiores, enfileiradas, como no ensino tradicional.A segunda diz respeito à permanência de crianças maiores de seis anos nas classes de pré-escola, vista assim como preparatória para o ensino fundamental e responsável pela alfabetização, o que traz para a educação infantil o maior incômodo do primeiro grau: arepetência! (Barreto, 1995, p. 12,13). (grifos meus).

  4. QUAL FORMA DE AVALIAÇÃO TEMOS PRATICADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O modelo de avaliação classificatória se faz presente nas instituições de educação infantil quando, para elas, avaliar é registrar ao final de um semestre (periodicidade mais freqüente na pré-escola) os "comportamentos que a criança apresentou", utilizando-se, para isso, de listagens uniformes de comportamentos a serem classificados a partir de escalas comparativas [...] (HOFFMANN, 1996, p. 12).

  5. MODELO DE FICHA DE AVALIAÇÃO

  6. RELATÓRIO A: anda, bate palmas, dança, brinca de roda, já consegue brincar com alguns brinquedos do parque, manipula objetos e brinquedos, discrimina algumas partes do corpo, sobe nas cadeiras, carrinhos, prateleira, bate e morde os amiguinhos e não gosta de ser contrariada.

  7. ROMPER COM PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO COMPARATIVAS, CLASSIFICATÓRIAS E EXCLUDENTES. ASSUMIR A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, REGISTRO/DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E ANÁLISE DO CONTEXTO EDUCATIVO.

  8. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA • INSTRUMENTO QUE POSSIBILITA O REGISTRO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS; • OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CONTEXTO EDUCATIVO (O COTIDIANO SE CONSTITUI COMO CENÁRIO DE DISCUSSÃO E ANÁLISE)

  9. CONTEÚDO: TODO MATERIAL PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS E PELA PROFESSORA/DIFERENTES FORMAS DE REGISTRO: MANUSCRITO, ÁUDIO, VÍDEO, FOTOGRÁFICO, CRIAÇÕES E CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS. • PROCESSO: O USO DO MATERIAL COMO MEIO DE REFLEXÃO INDIVIDUAL E COLETIVA.

  10. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA x OBSERVAÇÃO [...] “A observação da criança” diz respeito principalmente à avaliação do fato de ela estar adaptada a um conjunto de padrões. A “documentação pedagógica”, em contraste a isso, diz respeito principalmente à tentativa de enxergar e entender o que está acontecendo no trabalho pedagógico e o que a criança é capaz de fazer sem qualquer estrutura predeterminada de expectativas e normas (MOSS, 2003, p. 200).

  11. A documentação pedagógica propicia uma pedagogia reflexiva e comunicativa; • Sugere novas possibilidades de trabalho/ “alimenta” o planejamento/projetos • Processo que favorece a aprendizagem e formação das crianças e dos adultos.

  12. AVALIAÇÃO DENTRO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO FORMATIVO • Avaliação como possibilidade de conhecer a criança e suas especificidades, através de uma observação e de uma escuta atenta; • Avaliação como observação e reflexão do cotidiano/de todos os elementos que compõe o trabalho pedagógico: gestão, práticas educativas, currículo, condições materiais, espaços e tempos; • Avaliação como registro das experiências vividas pelas crianças e pelos adultos;

  13. Avaliação como documentação/memória construída com a participação dos três protagonistas: crianças, educadoras e família; • Avaliação como possibilidade de melhoria da prática pedagógica e da qualidade da educação na primeira infância; • Avaliação como ferramenta de estudo e formação;

  14. Avaliação como elemento articulado ao planejamento; • Avaliação como instrumento de retorno e interlocução entre o espaço educativo e a família; • Avaliação como parte integrante do Projeto Político Pedagógico e do trabalho coletivo; • Avaliação do processo e dos resultados; • Avaliação como prática de mudanças.

More Related