140 likes | 374 Views
Edifícios Habitacionais de até 5 pavimentos Desempenho - Parte 2 Requisitos para os sistemas estruturais CB – 02 / ABNT Jan/07.
E N D
Edifícios Habitacionais de até 5 pavimentosDesempenho - Parte 2 Requisitos paraos sistemas estruturaisCB – 02 / ABNTJan/07
Participantes do GTProfº Francisco Paulo Graziano - Texto inicial Engº Jorge Batlouni Neto – Coordenador - SindusconEngº Sérgio Vieira da Silva – SVS Projetos de EstruturasEngº Marcos Velletri – SecoviEngº João de Valentim – Assessoria - Hexagrama
Atividades Realizadas pelo Grupo de Trabalho- revisão do texto-base de julho 2004- adequação aos padrões da ABNT- simplificação do texto, eliminando requisitos que não podiam ser mensuráveis- remetidos para a parte 1 os requisitos que não eram exatamente relacionados com a estrutura (ex.: incêndio, estanqueidade)
Objetivo O objetivo desta norma é definir os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis à estrutura de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, a seus elementos e componentes, considerando-se os estados limites último e de serviço (utilização).
O que afeta nosso setor? PROBLEMA Estruturas de habitações unifamiliares (casas) ou edifícios de até 5 pavimentos com sistemas estruturais de baixo desempenho, principalmente no Estado Limite de Serviço (ELS) – (excesso de deformação, fissuração) e ainda baixa durabilidade
Inovações Propostas A norma permite a avaliação de métodos construtivos inovadores e que ainda não possuem normalização.
Requisitos e Critérios de Desempenho • Desempenho Estrutural 2. Durabilidade e Manutenibilidade
Segurança Estrutural Requisito – Estabilidade e resistência estrutural: A estrutura deve apresentar um nível específico de segurança contra a ruína (E.L.U) Critério – Atender as normas que abordam a estabilidade e a segurança estrutural • Método de avaliação • a) Cálculos – A análise do projeto do edifício com base nas normas nacionais (NBR 6118/Concreto; NBR 7190/Madeira; NBR 8800/Aço, etc.). Na inexistência de normas nacionais específicas para o tipo da estrutura usar normas estrangeiras de reconhecido valor. • Ensaios – quando não houver norma. Executar ensaios destrutivos, conforme Anexo A. Nível de desempenho– É o “M”, atendendo aos cálculos ou ensaios.
Segurança Estrutural Requisito – Deformação ou fissurações do sistema estrutural. Não ocasionar deslocamentos ou fissuras excessivas aos elementos de construção vinculados ao sistema estrutural. Critério – Sob a ação de cargas gravitacionais, temperatura, vento, recalques de fundação (NBR 6122), solicitações (NBR 8681), os componentes estrutu- rais não devem apresentar: - deslocamentos superiores aos da Tabela 1 e 2. - fissuras com aberturas maiores que os limites da NBR 6118, NBR 9062, etc... ou abertura superior a 0,6 mm. • Método de avaliação • a) Cálculos – A análise do projeto do edifício, com base nas normas nacionais (NBR 6118/Concreto; NBR 7190/Madeira; NBR 8800/Aço, etc.) Na inexistência de normas nacionais específicas para o tipo de estrutura usar normas estrangeiras de reconhecido valor. • Ensaios – quando não houver norma. Executar ensaios destrutivos, conforme Anexo B Nível de desempenho– É o “M”, atendendo aos cálculos ou ensaios e mais as tabelas 1 e 2.
Segurança Estrutural Requisito – Impacto de corpo mole e corpo duro. Não sofrer ruptura ou instabilidade sob as energias de impacto das tabelas 3 a 5. Critério – a) Sob as ações de impactos de corpo mole (Tabela 3 a 5) os componentes da estrutura não devem sofrer ruptura ou instabilidade, nem causar danos aos componentes a eles acoplados. b) Sob as ações de impactos de corpo duro (Tabela 5) os componentes da estrutura não devem sofrer ruptura ou traspassamento, nem causar danos aos componentes a eles acoplados. Método de avaliação Resistência, deslocamentos (corpo mole) ou depressão (corpo duro) dos componen- tes estruturais devem ser verificados por ensaios, conforme método do Anexo C no Requisito Impacto de Corpo Mole e do Anexo D no requisito Impacto de Corpo Duro. Nível de desempenho– Os níveis para aceitação estão indicados nas tabelas 3,4 e 5 (corpo mole) e 6,7,8 (corpo duro) e podem ser M, I ou S.
Durabilidade Requisito – Conservar a segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante a vida útil da estrutura. Critério – Sob as condições ambientais à época do projeto, quando utilizada conforme preconizado em projeto, e submetida à manutenção/con- servação, a estrutura deve manter sua capacidade funcional durante sua vida útil. Método de avaliação . Análise do projeto; . Ensaios físico químicos e de envelhecimento acelerado. . Modelos para previsão de carbonatação, etc. Nível de desempenho– É o “M”.
Manutenabilidade Requisito – Manutenção da estrutura. Critério – Manual de operação, uso e manutenção da estrutura e componentes Método de avaliação Atender as diretrizes NBR 5674 (Manutenção de Edifícios) e NBR 14037 (Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações) Nível de desempenho– É o “M”, atendendo ao critério.