1 / 21

Programa de Tecnologia e Desenvolvimento

Programa de Tecnologia e Desenvolvimento. Prof. Aldieris Caprini Profa.Cintia Teixeira.

Download Presentation

Programa de Tecnologia e Desenvolvimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa de Tecnologia e Desenvolvimento Prof. Aldieris Caprini Profa.Cintia Teixeira

  2. Este programa visa a estabelecer as atividades de desenvolvimento, inovação e tecnologia do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, que adota como eixos de ação a Educação e a Saúde. Possui como princípio norteador a “Educação para a Saúde” e, como objetivo central, o fomento de atividades de desenvolvimento, inovação e tecnologias voltadas para a promoção da educação tomando-a como uma práxis, o diálogo com o setor produtivo como meio de garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico-social e, a saúde, entendida como ordem reguladora dos processos de produção e bem estar, como um fim.

  3. Áreas Temáticas Área 1-O Contexto Sócio-político e histórico e as Inovações Tecnológicas nas áreas da Saúde e da Educação regional e nacional. Área 2 – O setor produtivo e sua relação com a Saúde, Educação e Meio ambiente. Área 3 – A sociedade e suas relações com a Cultura, Educação e Saúde. Área 4 – A gestão e as inovações tecnológicas da informação e suas relações com a sociedade nos aspectos educacionais e de saúde.

  4. Áreas Temáticas Área 1- O Contexto Sócio-político e histórico e as Inovações Tecnológicas nas áreas da Saúde e da Educação regional e nacional A sistematização da assistência e promoção integral da saúde nas variadas fases de vidaorganizadas por agentes públicos, privados e ONG’s; A integração esporte e atividade física com atenção à saúde integral do indivíduo; Fisioterapia e tecnologias para reabilitação da saúde; A organização da sociedade, no aspecto saúde e educação, os avanços tecnológicos e os respectivos benefícios à população como um todo; O uso de Tecnologias da Informação – TI como ferramenta pedagógica e fator de inclusão social.

  5. Áreas Temáticas Área 2 – O setor produtivo e sua relação com a Saúde, Educação e Meio ambiente. As ações de preservação do meio ambiente natural e social a partir de práticas educacionais, tecnológicas e bioéticas que atendam às particularidades e biodiversidades dos vários ecossistemas; Análise e promoção da qualidade de vida do trabalhador e segurança no trabalho urbano e rural; As relações de trabalho e a organização sindical dos trabalhadores; O setor produtivo e o cuidado com a educação e a saúde física e mental do trabalhador; Gestão e Administração do setor produtivo e suas relações com o meio ambiente; A educação nutricional e o aproveitamento de subprodutos alimentares; O setor produtivo e a legislação ambiental; A comunicação social e os efeitos da globalização nas relações de consumo.

  6. Áreas Temáticas Área 3 – A sociedade e suas relações com a Cultura, Educação e Saúde As representações sócio-culturais, de gênero, corporeidade e suas relações com o bem estar físico e mental nos variados grupos étnicos; seus espaços sociais e os efeitos da globalização nestes territórios e territorialidades; Os efeitos do processo de globalização na Educação e na Saúde; A pós-modernidade e a formação de identidades híbridas no contexto da globalização cultural e seus efeitos nas comunidades capixabas; A alimentação como componente cultural e identitário das comunidades capixabas; A educação, o bem estar físico e mental e o Direito como fatores de construção da cidadania;

  7. Áreas Temáticas Área 4 – A gestão e as inovações tecnológicas da informação e suas relações com a sociedade nos aspectos educacionais e de saúde As estratégias de comunicação em variadas mídias e espaços sociais; Os aspectos tecnológicos, multimidiáticos e pedagógicos em ambientes e espaços presenciais, semi-presenciais e virtuais no processo educacional. A ética no processo comunicacional comunitário e as ações pública e privada para a inclusão social e tecnológica. A comunicação empresarial como coadjuvante da construção da cidadania e bem estar físico e mental; A gestão dos processos comunicacionais e a educação para a cidadania pautada no Direito; A comunicação empresarial e a gestão administrativa para a Sustentabilidade.

  8. Grupos de Estudos e Pesquisas(GEP’s) Os Grupos de Estudos e Pesquisa (GEP’s) têm como objetivo estimular a associação de especialistas de diferentes áreas para diálogo sobre a mesma temática, visando a potencialização da produtividade científica.

  9. PROJETOS • Iniciação Científica • Pesquisa Institucional • Trabalho de Conclusão de Curso

  10. Iniciação Científica Iniciação Científica é uma atividade acadêmica que possibilita a introdução dos discentes, rientados por docentes no universo da pesquisa científica e produção deste saber. Caracteriza-se, portanto como uma ferramenta de apoio teórico-metodológico para a realização de pesquisas constituindo-se em um canal de auxílio à formação de profissionais melhor capacitados ao mercado de trabalho.

  11. Pesquisa Institucional Participação em editais externos. Ex. FAPES.

  12. Trabalho de Conclusão de Curso Constitui-se em uma atividade de cursos superiores, que deve ser prioritariamente um trabalho de revisão bibliográfica. Trata-se de um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do curso na forma de pesquisa acadêmico-científica. O TCC é, portanto, uma atividade síntese que articula o conhecimento global do discente no interior de sua área de formação.

  13. O TCC poderá ser realizado, preferencialmente, em grupo de até 03 (três) componentes e consistindo na escrita de textos científicos e ou técnicos, sendo, portanto, aceita a produção de artigo científico, estudos de caso, relatórios técnicos, projetos experimentais, levantamento bibliográfico. [ • Não há banca examinadora do TCC. Exceto para o Curso de Direito que o TCC deverá ser realizado individualmente e com banca examinadora. • Sobre o período de realização do TCC, compreendendo o Plano de Pesquisa e o produto, o discente deverá realizar no último semestre do Curso.

  14. O aluno deverá preencher o Termo de Compromisso de Orientação de TCC, devidamente assinado pelo professor orientador, selecionado conforme a proposta de orientação do docente (item Orientadores) e protocolar até o 15º dia do semestre letivo para o Coordenador de Curso. O discente e docente deverão agendar as orientações quinzenais, devidamente registrado pelo professor em formulário próprio, e assinado pelo aluno. • A data de entrega do TCC será definida pelo colegiado de Curso e informado aos alunos pelos coordenadores, considerando o prazo final para entrega de notas, conforme calendário acadêmico.

  15. A versão final do TCC deverá ser encaminhada, via protocolo, à Coordenação de Curso em 02 vias impressas e 02 vias digitais (CD) que serão encaminhadas para biblioteca e DIREN. Ressalta-se que serão encaminhadas à Diretoria de Ensino, pelo Coordenador de Curso, somente os TCC,s com nota igual ou superior a 9,0. Para as monografias, o discente deverá entregar uma versão em capa dura e outra em um envelope sem encadernar ou grampear. Demais trabalhos devem ser entregues da seguinte forma: 01 cópia grampeada e outra em envelope , sem grampear ou encadernar.

  16. SITE

  17. Importância do Pesquisador conhecer MTC

More Related