320 likes | 926 Views
Construção de Polígonos regulares. Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono. O polígono está inscrito na circunferência. O polígono não está inscrito na circunferência. Todos os seus vértices são pontos da circunferência.
E N D
Construção de Polígonos regulares
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na circunferência
Todos os seus vértices são pontos da circunferência Nem todos os seus vértices são pontos da circunferência
Dada uma circunferência é SEMPRE possível inscrever nela uma circunferência Se um polígono não for regular, NEM SEMPRE é possível fazê-lo Definição: Um polígono é regular se tiver todos os lados e todos os ângulos iguais entre si.
Mas, ATENÇÃO: Para que um polígono inscrito numa circunferência seja regular, os arcos correspondentes aos seus lados devem ser iguais.
Numa circunferência, • a arcos iguais correspondem cordas iguais e vice –versa. • e • a ângulos ao centro iguais correspondem arcos iguais e cordas iguais e vice – versa. Recorda:
O triângulo regular: TRIÂNGULO EQUILÁTERO
Como inscrever um triângulo equilátero numa circunferência ? Começamos, então, por construir uma circunferência
Repara que: A amplitude de uma circunferência é de 360º. Se conseguirmos medir 3 ângulos ao centro com a mesma amplitude, vamos obter3 arcos iguais e, consequentemente, 3cordas com a mesma medida. 360º : 3 = 120º
? ? ? ? ? ? ? B A 120º 120º 120º C
Para construir o quadrado vamos repetir o procedimento anterior. 360º : 4 = 90º
? ? ? ? ? ? ? B A o06 C D
O processo é sempre o mesmo: • Neste caso dividimos a circunferência em 5 arcos iguais. • Para isso, traçamos 5 ângulos ao centro com amplitude 72º , já que 360º : 5 = 72º.
Não tem nada que saber: • Agora é só dividir a circunferência em 6 arcos iguais. • Como 360º : 6 = 60º, traçam-se ângulos ao centro com 60º de amplitude.
Repara no seguinte Em todas as construções, tal como em todas as de outros polígonos regulares Basta traçar um ângulo ao centro com o transferidor
Uma vez determinado um arco, obtemos dois vértices do polígono que queremos construir Com o compasso obténs os restantes ( Porque se sabe que os comprimentos dos arcos são iguais )
Faz-se Conclusão: Para construir qualquer polígono regular de n lados segue-se sempre o mesmo procedimento, dividindo a circunferência em n arcos geometricamente iguais